Blog

Viaje sem sair de casa com 10 museus virtuais!

por Johan Pedro - Publicado em 23 de março de 2020
Tempo de leitura 3 min

Fizemos uma lista especial com várias exposições virtuais, assim, você pode conhecer vários museus em segurança, ajudando todo mundo a superar o coronavírus, enquanto foge do tédio. 

É tudo uma questão de perspectiva. Se por um lado, estar em isolamento mantém todos dentro de casa por longos dias, pelo outro, podemos explorar diversos lugares no Brasil e no mundo direto do seu computador ou celular!

O melhor de goiás! 

Conheça e explore em 360º graus as exposições de 5 museus goianos. 

CCON Goiás

  • Oscar Niemeyer – Uma tour pelo projeto que homenageia o maior nome da arquitetura moderna no Brasil. 
  • Conde dos Arcos – Um passeio no Palácio e na história da primeira sede do governo de Goiás. 
  • Pedro Ludovico – Um casarão simpático no coração de Goiânia, que abriga a história e o legado do fundador da capital goiana e também da relação da cidade com a arquitetura Art Déco
  • Pires do Rio – Embarque na locomotiva e na história dos trens que cortavam Goiás de Norte a Sul
  • Zoroastro Artiaga – O prédio foi originalmente projetado para ser o Departamento de Imprensa e Propaganda mas, em 1946, foi transformado no museu guardião da memória e da cultura dos goianos, o museu leva o nome do seu fundador.

Explore todos no site da SEDUCE.

 Cansou de Goiás? Explore o Brasil!

No Google Arts & Culture você encontra museus de todo o Brasil com exposições em alta definição!

Google Arts & Culture

Google Arts & Culture

  • É monarquista? Então explore a coleção do Museu Imperial e veja como o império virou coisa de museu! Explore o Palácio Imperial de Petrópolis, uma das residências da família imperial brasileira, neste link
  • Saudades do Goianão? Então explore o Museu do Impedimento: um projeto colaborativo que reuniu histórias e memórias compartilhadas pelo público sobre as mulheres do futebol que ousaram jogar durante o período de proibição da prática desse esporte no Brasil, entre 1941 e 1979. 
  • O Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro foi sede da Bolsa de Obrigações Públicas no início do século passado e por décadas foi o símbolo financeiro do país. Convertido em centro cultural, hoje é um dos mais importantes locais da cultura nacional. Além das várias exposições que abriga, o prédio em si é história pura, explore neste link
  • Talvez o museu mais modinha da atualidade também permite uma visitinha pela internet. O Museu do Amanhã oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos.  Explore as exposições e encante-se com a arquitetura assinada por Santiago Calatrava.

O melhor da Europa na sua casa!

Se até aqui você não se impressionou, então um acervo 58 milhões de itens entre obras de arte, livros, vídeos e artefatos de museus de toda Europa, vai fazer essa lista valer a pena. 

Europeana

Europeana

A Europeana é uma biblioteca virtual com itens de vários países a União Europeia em domínio público, o que permite download, reuso e exibição. Explore o acervo neste link.  

E aí, curtiu as  exposições? Então conte qual a sua preferida nos comentários!