Blog

sala estendida

Conheça o conceito de sala estendida e quais suas vantagens

por URBS Imobiliária - Publicado em 11 de maio de 2020
sala estendida
Tempo de leitura 6 min

Entender o conceito de sala estendida e quais suas vantagens é algo primordial para o contexto dos tempos atuais. Dizemos isso porque os imóveis têm sido espaços cada vez mais restritos, e saber aproveitar cada metro da forma mais inteligente possível faz toda a diferença.

Se ainda não domina esse assunto, não se preocupe. Por meio das informações e dos direcionamentos a seguir, você conseguirá enxergar com muito mais discernimento as melhores formas de aproveitar o espaço do seu imóvel com estilo, praticidade e elegância. Acompanhe!

Principais estratégias para conceber uma sala estendida

Obviamente, existem dezenas de variações possíveis para sala estendida mas a partir de alguns modelos principais você já conseguirá ter uma boa ideia de como fazer isso de forma acertada. Logo abaixo, vamos destrinchar que modelos são esses a fim de que você domine esse assunto e possa fazer as melhores escolhas possíveis. Veja!

Sala estendida com varanda

A varanda é certamente um dos espaços mais queridos em qualquer apartamento moderno. Isso porque ele traz o frescor e a sensação de liberdade que se vive em uma casa, mas ainda dentro de um prédio. A sala estendida com varanda é certamente uma das melhores e mais importantes soluções nesse quesito.

Até porque quando se divide um espaço do outro, toda essa suposta liberdade e amplitude que a varanda deveria trazer ao seu apartamento acaba se tornando restrita. Com a extensão da sala de estar com a varanda, o local se torna propício para festas e reuniões sociais diversas, trazendo uma sensação de espaço muito maior ao seu imóvel.

Sala estendida com varanda

Outro ótimo local para socializar quando há espaço suficiente para isso é a cozinha. Afinal, quem nunca ficou batendo papo até tarde com uma pessoa querida nesse cômodo da casa enquanto desfrutavam de comes e bebes? Ou mesmo em festas, quando algumas pessoas preferem ficar pela cozinha, conversando e degustando o que é feito ali.

O diferencial de estender a sala de estar com a cozinha é que o espaço deixa de ser meramente restrito e limitado, podendo ser compartilhado de uma forma muito mais agradável e coerente. Se você é um amante da boa comida e excelentes companhias, certamente poderá aproveitar tudo que há de bom nesse modelo.

Sala e home office

Você trabalha em casa e já se sentiu restringido pelo espaço disponível em seu home office? Isso pode se tornar desgastante e cansativo a medida que você passa um certo tempo ali, não é mesmo? Pois bem, estendendo a sala para o home office e acabando com as barreiras entre uma coisa e outra, você ganha uma sensação de amplitude que contribui até mesmo para sua produtividade.

Se uma das grandes vantagens de trabalhar em casa é justamente o maior conforto e liberdade que se pode usufruir, então a extensão da sala com home office se torna uma opção e tanto. Não subestime isso e aproveite o máximo que essa alternativa pode oferecer a você em seu imóvel.

Formas de aplicar o conceito de sala estendida em seu imóvel

Bom, agora que você já entende o conceito de sala estendida e sua importância na sua casa ou apartamento, é hora compreender na prática como aplicá-lo em seu imóvel. A seguir, vamos apresentar os principais elementos que devem ser harmonizados na decoração e configuração do espaço para que isso realmente funcione bem. Confira!

Uso das cores

Uma forma de harmonizar bem o ambiente e realmente criar a sensação de um espaço estendido é por meio do uso combinado de cores. Tons mais sóbrios como branco e prata, por exemplo, passam a ideia de elegância, modernidade e praticidade. Tons relaxantes como azul e verde claro, trazem leveza e aconchego para o cômodo estendido.

Cores mais marcantes como laranja ou mesmo vermelho, trazem vivacidade e se bem dosadas podem dar um tom jovial e estimulante ao ambiente. A única recomendação nesse caso é que tome cuidado para não exagerar nesses cores mais vivazes, pois isso poderia ser estressante e cansativo a médio e longo prazo devido à agitação gerada por essas tonalidades.

Piso único nos dois ambientes

Um detalhe discreto mas muito importante é o piso da sua sala estendida. Se você utilizar um só padrão para os ambientes unificados, isso automaticamente passará a ideia de um local estendido.

Aqui, o ponto positivo é que apesar de ser um aspecto pouco chamativo ainda será possível transmitir o conceito de que se trata de um só cômodo. Afinal, nem sempre é preciso adotar elementos que se destacam para produzir o efeito desejado. No caso do piso único, você alcança esse resultado de forma suave e inteligente.

Procurar não dividir muito os ambientes

Se a ideia é estender, ou mesmo unificar, então um cuidado primordial é não procurar dividir muito os ambientes. Se na cozinha você adotou tons mais relaxantes na ambientação, então não há motivo para aplicar cores vivazes na sala de estar. Isso pode criar uma sensação de desorganização e caos que em nada favorece esse conceito.

Claro que é possível ousar e harmonizar os cômodos estendidos de forma menos tradicional. Porém, se esse for o seu desejo, procure contar com um decorador para que esse propósito não se perca em ideias que não combinem realmente uma coisa com a outra.

Disposição dos móveis

Uma dica muito simples e boa para dividir os cômodos sem separá-los é utilizar alguns móveis essenciais nessa divisão. Às vezes, um armário com prateleiras pode servir bem nessa situação ou mesmo uma mesa que não seja muito grande e atrapalhe o fluxo de pessoas no local.

Além do mais, estratégias simples e extremamente eficientes como aplicação de grandes espelhos nas paredes da sala, ampliam bastante a sensação de espaço no ambiente estendido. Essa é outra forma de aproveitar bem o conceito.

Por fim, fica claro que aplicar a sala estendida em seu imóvel não é uma tarefa impossível. Com as informações corretas, o projeto torna-se totalmente viável e você pode transformar o seu lar em um local ainda mais aconchegante.

Se gostou de conhecer o conceito de sala estendida e suas vantagens, descubra a relação entre cozinha america e conceito aberto. Essas tendências podem tornar seu espaço ainda mais moderno e elegante!