Arquitetura e Decoração

Saiba quais são as últimas tendências de decoração para ficar de olho

outubro 25, 2018
tendências de decoração
Tempo de leitura 6 min

Você é o tipo de pessoa que gosta de acompanhar as tendências de decoração para a casa? Ou talvez nem seja tão ligado nessas coisas, mas quer morar em um ambiente moderno que reflita a sua personalidade? Não importa em qual desses perfis você se enquadra, ficar atento às novidades revela inteligência e espírito inovador.

Pensando nisso, resolvemos produzir este artigo. Nele, elencaremos as tendências de decoração que estão em voga e mostraremos como você pode adotá-las no seu imóvel. Vamos lá!

Volte ao passado com elegância

O estilo vintage visa resgatar as ideias e padrões que ditaram a decoração de interiores nas décadas de 50, 60 e 70. É uma espécie de releitura que combina o passado com a linguagem mais contemporânea.

Então, se você não abre mão de uma mobília antiga devido ao apego sentimental ou à beleza da peça, mas deseja também dar um ar de inovação no ambiente, adote o vintage. Para acertar nesse tipo de decoração, um item antigo, como uma penteadeira, precisa ter a parede de fundo coberta por uma cor leve e atual.

Afinal, a presença de uma peça retrô é muito forte, seja por causa da tonalidade, do material ou da customização. Sendo assim, cobrir o ambiente com colorações fortes agride aos olhos e deixa o ambiente pesado. O mesmo acontece quando há muitas mobílias antigas disputando o mesmo espaço.

Carimbe sua criatividade nos ambientes

Não precisa ser um artista para conseguir implantar na sua residência uma das tendências de decoração mais utilizadas atualmente: o do it yourself (DIY), em português, faça você mesmo.

Esse conceito envolve deixar sua criatividade rolar e transportá-la para os objetos, móveis e também para o design interno e externo da residência.

Porém, como o próprio nome já diz, não vale contratar um profissional de decoração, pelo contrário, você colocará “a mão na massa”. Existem inúmeros sites na internet ensinando a produzir peças autênticas e práticas para a casa. Por exemplo:

  • uma cúpula feita de palha para o abajur do quarto;
  • alguns desenhos pincelados na cerâmica do banheiro;
  • uma manta feita de crochê para cobrir o sofá ou uma cadeira;
  • molduras de quadros, que remodeladas, criam formas interessantes para decorar uma parede do corredor etc.

O mais legal desse tipo de decoração é deixar a sua assinatura pela moradia. Esse benefício faz você sentir-se mais à vontade, confortável e desperta a admiração e a curiosidade das pessoas que visitam o seu lar doce lar.

Invista nas texturas

Imagine aquela parede, móvel ou item decorativo que de tão sóbrio traz uma sensação sem graça e indiferente para o cômodo. Pois é, as texturas e os relevos foram criados para repaginar tudo que se encaixa nessa descrição que fizemos.

Essas superfícies texturizadas podem ser aplicadas até mesmo em tecidos de cortinas, almofadas e tapetes. O objetivo final é tornar a casa mais aconchegante, criativa e, por que não, divertida. No entanto, para que o ambiente não fique saturado de linhas e contornos geométricos, vale dosar a quantidade de representantes desse estilo de decoração.

Vamos a algumas sugestões:

  • escolha apenas uma parede do cômodo para receber a textura;
  • caso decida utilizar também em objetos decorativos, escolha cores que sejam próximas na paleta cromática e formas com contornos suaves;
  • um item com relevos não deve ter ao fundo uma parede com textura;
  • use diferentes materiais: papel de parede, técnicas de pintura, azulejos etc.

Diminua os excessos

Indo na contramão das tendências decorativas ousadas e marcantes, o estilo mais clean que margeia a paz interior tão desejada nos agitados centros urbanos está conquistando muitos lares. Essa maneira de embelezar a moradia é representada por tons neutros ou claros, bem como objetos singelos e suaves.

Nessa mesma linha anda o estilo minimalista, que é o conceito de abrir mão de elementos desnecessários e deixar nos cômodos apenas os objetos que forem indispensáveis. Entretanto, cabe aqui um cuidado: minimizar não significa deixar os ambientes vazios e sem graça.

Por exemplo, mesmo que no quarto haja somente uma cama e um criado-mudo, a disposição desses móveis, as cores da parede e objetos decorativos bem escolhidos geram um ambiente clássico e elegante. Por outro lado, na sala, o sofá pode receber almofadas customizadas que conversem com a tonalidade do tapete.

Enquanto um painel para a televisão realça a cor da parede do fundo.

Acerte nas cores

O que seria da decoração se não fosse as inúmeras variações das cores. A cada ano, o mercado do design apresenta as principais tendências de coloração. E quais são as atuais? Uma delas é a paleta cravings (em português, desejos) que engloba as variações que despertam os nossos sentidos.

Entre essas tonalidades estão: a vermelha, rosa, violeta, verde e os tons neutros, marrom e bege. Na verdade, o sentido mais explorado pela cravings é o paladar, pois a sensação que sentimos diante das cores citadas se aproxima das que experimentamos ao nos deliciar com um prato ou uma sobremesa.

Outra paleta em alta é o clássico que faz a alegria do público mais sóbrio, tradicional e elegante. Uma novidade é a inserção do ouro e outros tons metálicos antes utilizados em ambientes mais arrojados e modernos.

Já as variações meanderings exploram as emoções que presenciamos em viagens e encontradas também na diversidade das culturas globais. Em resumo, essa paleta celebra a globalização e apresenta cores marcantes como:

  • blue print;
  • island Green;
  • spice route;
  • chai tea;
  • aurora red;
  • wild orchid.

Deixe à mostra

Algumas residências utilizam tijolos pequenos na edificação de determinados ambientes e não os revestem com argamassa ou cimento. Em vez disso, preferem decorá-los com uma resina ou tinta transparente que oferece uma finalização muito interessante deixando o cômodo rústico e acolhedor. Na falta de tijolinhos originais, a alternativa pode ser um papel de parede que imite esse acabamento.

Enfim, com um pouco de pesquisa, criatividade e originalidade, todos podem ter uma moradia que lhe traga muita alegria. Para isso, escolha algumas tendências que se encaixem no seu gosto e arrase no design do seu lar.

Se você gostou das últimas tendências de decoração para ficar de olho e aplicar na sua residência, saiba que temos outros conteúdos incríveis como este. Para recebê-los direto na sua caixa de e-mail, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/blogurbscom/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743