Arquitetura e Decoração

Saiba o que fazer para deixar sua casa mais aconchegante

outubro 30, 2018
Tempo de leitura 6 min

Morar em uma casa aconchegante é essencial para o bem-estar e para a qualidade de vida. Afinal, nada como relaxar em um ambiente confortável após um longo dia e, assim, aliviar o cansaço, estresse e se preparar para o próximo dia, concorda? Isso sem contar que um lar assim é excelente para receber familiares e amigos para passar bons momentos.

Fazer com que uma casa fique mais aconchegante não é difícil nem é preciso grandes mudanças. Bastam alguns truques para isso. Apresentaremos, neste post, ideias simples de decoração que influenciam muito na sensação de bem-estar em um ambiente. Confira as nossas dicas!

Combine as cores no ambiente

As cores têm o poder de afetar a maneira como percebemos os ambientes. São elas as responsáveis por dar energia, vida e personalidade aos espaços como nenhum outro recurso é capaz de fazer. Por esse motivo, o ideal é utilizar uma paleta de cores para utilizar na decoração. Afinal, utilizar tonalidades que destoam pode causar desconforto visual.

O objetivo é definir um esquema de tons que seja harmonioso e equilibrado. Tonalidades claras e pastéis são infalíveis quando se pretende deixar a casa aconchegante. Além de refletirem a luz e provocar a sensação de amplitude, combinam perfeitamente com todos os estilos de decoração. Deixe as cores mais vibrantes para detalhes como almofadas, objetos decorativos e alguns móveis.

Atente para a iluminação

A iluminação é fator fundamental para o clima de aconchego em um espaço. A luz natural garante maior conforto aos olhos. Sendo assim, recomenda-se explorá-la ao máximo com vidros, claraboias, tijolos de vidro. Vale lembrar que o uso de cores claras na decoração ajuda a propagar melhor a incidência da luz.

Com relação à iluminação artificial, vale investir em luzes indiretas e em tom amarelado, pois dá maior sensação de calor e conforto. Então, aposte em abajures, luminárias, arandelas, sancas, fitas de LED embutidas. Esses recursos permitem criar um ambiente intimista e enriquecem a decoração.

Utilize materiais orgânicos

A decoração com materiais naturais garante a sensação de aconchego em qualquer espaço. Então, invista em madeira, pedras, argila, bambu, linho, couro, palha. A madeira pode ser utilizada no piso, móveis, revestimento de paredes. O couro pode estar presente nos sofás e puffes. O linho nas almofadas, cortinas ou estofados alia conforto e sofisticação.

Ainda, os tijolos aparentes (ou tijolinhos à vista) estão em alta e podem ser aplicados em qualquer cômodo, já que há uma grande variedade de tamanhos, cores e texturas. Bambu, pedras, argila e palha são excelentes para criar um ambiente natural e rústico.

Aposte em tapetes

Os tapetes delimitam ambientes e proporcionam a sensação de aconchego, mesmo em lugares onde a base é fria. Por esse motivo, não abra mão deles! Opte por cores iguais ou próximas às utilizadas nas cortinas. Isso reforça a unidade visual do ambiente e aumenta a sensação de bem-estar no local.

Quanto mais macio, com fios longos e de material natural, maior será o conforto proporcionado pela peça. Prefira os desse modelo para quartos, salas de estar e de jantar.

Coloque almofadas e mantas nos sofás

Essa dica é bastante fácil de ser colocada em prática e causa um efeito imediato de aconchego. Utilize as almofadas cujo enchimento seja de material extremamente macio e com capas que estejam em harmonia com o restante da decoração. No entanto, não exagere na quantidade, pois isso pode ser desconfortável para quem for se sentar no sofá.

As mantas dão um toque especial na decoração na sala de estar e ainda servem para aquecer em dias mais frios. Posicione-as no encosto ou braços dos sofás e lembre-se de que elas também precisam combinar com as almofadas e material do estofado.

Enfeite a casa com plantas

Além de provocarem frescor ao ambiente, as plantas dão mais vida, cor e conforto térmico. Jardins de inverno são ótimos para trazer o aconchego da natureza para dentro de casa, afinal são feitos com folhagens, pedras, flores, vasos de barro e diversos outros elementos naturais que, como já vimos, garantem o aconchego de qualquer lugar.

Jardins verticais também são excelentes alternativas. Podem ser montados em varandas, sacadas e lugares menores, pois não ocupam tanto espaço. Também é importante ter no mínimo um arranjo de plantas na decoração. O tipo do vegetal dependerá do clima e do estilo escolhido para o ambiente.

Opte por cortinas de tecido

Os tecidos são perfeitos para reforçar a sensação de conforto em qualquer cômodo. O uso de cortinas com tecidos garante uma casa aconchegante. Afinal, elas se contrapõem à inflexibilidade e frieza que vêm das paredes. Assim, provocam a sensação de que o espaço é mais acolhedor. Também funcionam para controlar a entrada de luz natural e ajudam no equilíbrio térmico e acústico.

Tecidos leves e transparentes como o voil permitem a iluminação natural no ambiente e, ao balançar com o vento, dão a sensação de frescor nos dias quentes. O ideal é equilibrar os tons e texturas com a decoração, principalmente com os tapetes, sofás e almofadas.

Use aromatizadores de ambiente

O aroma presente no ambiente também interfere bastante nas sensações. Por isso, é necessário garantir o cheirinho agradável com o uso de aromatizadores ou velas aromáticas.

Prefira óleos essenciais que, por serem naturais, não causam dores de cabeça nem desencadeiam crises de rinite. Os aromas mais utilizados para dar a sensação de bem-estar e conforto são: laranja, lemongrass, melissa, camomila, mandarina, lavanda.

Tenha cuidado com a quantidade de objetos decorativos

Quando há muitos objetos decorativos em um ambiente, mesmo que estejam organizados, há a sensação de excesso de informação e até de bagunça. Portanto, evite muitos enfeites e tenha o cuidado de escolher os que fiquem em harmonia no ambiente tanto nas cores quanto nas texturas.

Seguindo as dicas que apresentamos, certamente você terá uma casa aconchegante, perfeita para relaxar e aliviar o cansaço do dia a dia. Será o ambiente ideal para renovar as energias de um dia exaustivo. Isso sem contar que será um local onde suas visitas e convidados se sentirão extremamente à vontade.

Se você gostou deste artigo, não deixe de seguir nossas páginas nas redes sociais — Facebook e Instagram. Dessa forma você não perderá nenhuma de nossas publicações.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/blogurbscom/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743