Dicas

Saiba o que considerar na hora de alugar um apartamento

maio 15, 2019
Tempo de leitura 6 min

Escolher o lugar perfeito para viver não é uma tarefa tão simples. É preciso analisar diversos detalhes antes de alugar um apartamento. Devido à pressa de se mudar ou à inexperiência com esse tipo de negociação, é comum não observar alguns pontos fundamentais para, de fato, morar bem.

Em casos assim, os problemas só são descobertos quando a pessoa já está morando no imóvel. Para evitar que isso aconteça com você, separamos os principais itens que devem ser verificados com muita atenção para que escolha o apartamento ideal. Acompanhe!

Instalações elétricas

Ao visitar o apartamento, observe se as instalações elétricas estão funcionando corretamente. Em alguns casos, a energia elétrica fica desligada. Mas, se for possível, uma boa dica é levar seu carregador de celular e testar as tomadas, além de uma lâmpada. Não se esqueça de testar também a campainha, que muitas vezes é esquecida.

Ainda, analise a quantidade e o formato de tomadas. Afinal, nada mais incômodo do que ter que colocar diversas extensões para poder utilizar os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, não é mesmo?

Instalações hidráulicas

É de praxe que uma nova pintura seja realizada antes de colocar o imóvel para locação. Contudo, verifique a existência de paredes molhadas ou com manchas de mofo. Isso pode ser sinal de infiltração ou vazamentos. Se esses problemas passarem despercebidos, você poderá ser responsabilizado futuramente e ter que arcar com os reparos.

Se a água estiver ligada, lembre-se também de abrir as torneiras e chuveiros e testar a válvula sanitária para verificar seu funcionamento. Se notar alguma falha, comunique o corretor ou proprietário para que sejam tomadas as devidas providências.

Localização

A localização do imóvel é um aspecto importantíssimo que deve ser observado antes da decisão de fazer a mudança. Então, pesquise sobre o bairro e analise pessoalmente o entorno.

Veja se você vai contar com serviços, comércio, áreas de lazer, centros culturais e transporte público, por exemplo. Além disso, repare no trajeto que terá que fazer diariamente aos locais que frequenta, como o seu trabalho ou a academia.

Segurança

Além da comodidade e da boa localização, todos esperam que o local ondem vivem seja seguro. Para isso, examine as trancas e fechaduras externas e telas ou grades das janelas. Também é importante se informar sobre a existência de portaria no condomínio, câmeras de vigilância e como é feito o controle de acesso na unidade.

Atualmente, os sistemas de segurança contam com uma tecnologia de ponta, que inclui portaria virtual, acesso por meio de senha, biometria ou cartão magnético, câmeras nas áreas comuns, sensores de movimento, cercas elétricas e outros equipamentos que garantem a segurança pessoal e patrimonial de todos os moradores.

A preocupação, no entanto, deve ir além dos limites do empreendimento. Por isso, vale pesquisar sobre os índices de violência na região onde está localizado o apartamento em análise.

Condições gerais do espaço físico

Seja um apartamento novo, seja um usado, é essencial observar as condições físicas do imóvel. Certifique-se de que nenhuma janela ou porta esteja emperrada, analise a pintura, as condições do piso e o estado dos acabamentos.

Se o apartamento contar com móveis planejados, observe a conservação das peças, se há marcas de cupim e, é claro, se atende às suas necessidades. A estrutura do condomínio também precisa ser averiguada: hall de entrada, portaria, jardim, áreas comuns, elevadores, escadas e demais pontos que componham a unidade.

Vizinhança

Ter um bom relacionamento com os outros moradores, principalmente os vizinhos próximos, é importante para o bem-estar e para se sentir acolhido no local em que se mora. Então, durante a visita, analise como é o fluxo e o comportamento dos condôminos. Procure conversar com alguns deles a fim de saber como é a movimentação no local.

Se for possível, visite o apartamento em dias e horários diferentes para ter uma noção melhor de como é viver ali, se há muito barulho em determinados horários, se é agitado, se há algum tipo de problema de convivência, entre outros aspectos.

Regras do condomínio

Todo condomínio apresenta normas que devem ser cumpridas por todos os moradores. Então, converse com o síndico para se informar a respeito do regimento interno. Pergunte sobre o uso de salão de festas e outros espaços comuns, vagas na garagem, horários de silêncio, permissão ou proibição para animais de estimação.

O importante é que você não tenha dúvidas com relação ao local onde pretende morar. Certamente, conhecer bem as regras antes de tomar a decisão evitará futuros arrependimentos.

Taxas

Além do aluguel, há outras taxas que ficam a cargo do locatário. Logo, é prudente saber exatamente quais são elas para evitar surpresas. Em geral, além do valor da locação, há a despesa com a taxa mensal de condomínio e a quitação anual do IPTU.

No entanto, nada impede que alguns locais façam outros tipos de cobrança — isso deve ser questionado ao síndico, proprietário ou cobrador. Essa questão precisa estar totalmente esclarecida para que você possa tomar a decisão correta.

São diversos os detalhes que precisam ser analisados ao alugar um apartamento, não é mesmo? Por esse motivo, o ideal é contar com a ajuda de uma imobiliária de confiança. Afinal, seus profissionais são capacitados para encontrar o imóvel ideal de acordo com o seu perfil.

Além disso, uma equipe especializada tem conhecimento sobre toda a documentação que precisa ser preparada, incluindo a vistoria. Desse modo, a imobiliária fica encarregada de avaliar pontos como instalações e condições físicas para que o apartamento esteja em perfeito estado e pronto para ser habitado.

Ou seja, o corretor analisará seu perfil e fará uma seleção dos imóveis que se encaixam em suas necessidades e possibilidades. Assim, não será preciso visitar inúmeros apartamentos. Outra vantagem é a elaboração do contrato e o cuidado com toda a documentação necessária, facilitando a burocracia e tornando o processo muito mais ágil, seguro e tranquilo.

Como foi visto até aqui, alugar um apartamento exige uma análise minuciosa de diversos fatores. Em todos eles uma imobiliária será de grande ajuda. Afinal, decidir sobre o local onde morar não é uma tarefa nada fácil e a inobservância de alguns pontos pode trazer grandes dores de cabeças e transtornos que demandam tempo e dinheiro para resolver.

Por isso, entre em contato conosco e veja o que nossos profissionais podem fazer por você. Teremos um imenso prazer em ajudar na procura e tomada dessa decisão tão importante!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário