Arquitetura e Decoração

Saiba como usar papel de parede na decoração de sua casa

maio 7, 2019
Tempo de leitura 6 min

Embora saibam que se trata de um material antigo e que marcou presença por gerações, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como usar papel de parede. Também é o seu caso? Então, prepare-se para conhecer as inúmeras utilidades desse incrível revestimento que, além de embelezar superfícies, pode valorizar um imóvel quando aplicado nos lugares certos.

São tantas vantagens que vale a pena investir no produto e nas possibilidades que ele traz para a decoração da sua casa. Se quiser conferir tudo isso, basta prosseguir na leitura do post!

Onde e como usar papel de parede?

Apesar do nome, o material pode ser utilizado em diversas áreas e elementos. Tal condição abre um leque de opções na hora de transformar cômodos e dar uma repaginada na casa. Para provar isso, listamos vários lugares que permitem esse tipo de aplicação.

Paredes

Nada melhor que começar com as superfícies mais lembradas quando o assunto é papel de parede. Sejam internas, sejam externas, as paredes e divisórias ficam muito bem com o produto. É claro que o modelo e a composição do material devem ser adequados às condições de cada ambiente.

Muitas pessoas aproveitam as estampas e cores vivas do papel para revestir uma parede inteira da sala, por exemplo. Também é possível cobrir pequenas regiões dessa superfície, de modo a compor quadros ou painéis divertidos — opção ideal para quem deseja um visual mais discreto.

Teto

Solução ousada em qualquer casa ou apartamento, é ideal para quem não quer mexer nas paredes e chamar a atenção para o teto de algum recinto. Se for um quarto com estilo romântico, por exemplo, pode ser legal apostar em um papel de parede com estampa floral.

Independentemente da cor ou dos desenhos, saiba que o material só funcionará em tetos com superfície regular e sem texturas, rachaduras ou vincos. Boas apostas, nesses casos, são os forros lisos feitos de gesso ou de concreto.

Cabeceiras

Quem nunca sonhou com uma cabeceira estilizada? O papel de parede também é um excelente produto para revestir essa peça que fica atrás da cama — contanto que seja plana e composta por um material rígido (madeira maciça ou MDF, por exemplo).

A ideia também é útil para quem tem uma cama box e ainda não investiu em uma cabeceira. Nesse caso, o próprio papel de parede funcionará como uma moldura para o colchão. Basta cobrir a área desejada como se fosse um painel retangular, arredondado ou com outra forma de sua preferência.

Mobiliário

Você não precisa limitar o reparo de móveis antigos com trabalhos de pintura. Se o modelo escolhido apresentar design retilíneo e acabamento liso, por que não revesti-lo com um belo papel de parede? Estantes, armários, prateleiras e nichos são exemplos de peças que aceitam o material.

Além de cobrir partes específicas, como gavetas e prateleiras, você tem a opção de usar o papel em áreas que complementam os móveis. No caso dos nichos, por exemplo, o produto pode surgir apenas na parede de fundo, ou seja, no vazio que aparece atrás dos componentes vazados.

Detalhes

Já pensou em dar outra cara aos elementos estruturais da casa? Podem ser as vigas que ficam aparentes, as laterais ou espelhos da escada e até aquela coluna que atravessa o meio da sala. Para quem não sabe como usar papel de parede, essa é uma boa forma de começar os testes.

Se você tem uma cozinha americana, pode gostar do produto aplicado na base do balcão ou da ilha. Em alguns casos, vale até estender o uso do papel em componentes da instalação elétrica, como caixas de tomadas e interruptores.

Acessórios

Por fim, nada melhor do que abusar da criatividade e pensar em formas diferentes de aproveitar o papel de parede. Escolha um modelo de sua preferência para revestir conjuntos de caixas organizadoras, molduras de quadros e pranchetas de desenho — essas podem virar plaquinhas decorativas!

Em quartos infantis, o material também ganha utilidade como figura temática. É só recortá-lo no formato desejado (flor, barquinho, personagem, animal, inseto etc.) e fixar na parede.

Quais são as vantagens desse material?

O papel de parede já foi muito utilizado no passado e hoje ganha novas versões para agradar todos os gostos e bolsos. Bonito e versátil, é um produto que veio para complementar a decoração e os efeitos proporcionados por diversos acabamentos da casa. Confira agora as vantagens!

Permite aplicação rápida

O principal cuidado tem a ver com a superfície, que deve estar limpa, lisa e livre de imperfeições. Depois, é só fixar o papel com cola ou com o próprio adesivo presente na parte de trás (alguns modelos vêm prontos para fazer esse tipo de colagem).

Não é tóxico

Ao contrário de algumas tintas, o papel de parede não contém substâncias que podem causar alergias e danos à saúde. Por não ser tóxico, é um material indicado para todos os ambientes, principalmente quartos de bebês.

Facilita a limpeza

A manutenção do produto é muito simples. Para deixá-lo bem conservado, basta limpá-lo com uma esponja umedecida e finalizar com um pano seco e macio.

É durável

Foi-se a época dos papéis frágeis. Hoje eles são fabricados com recursos que aumentam a resistência contra a umidade e que minimizam os efeitos causados por impactos (rasgos, buracos, manchas etc.).

Está disponível em vários modelos

Muitos fabricantes ficam de olho nas tendências de cores, padrões, estampas e texturas para desenvolver papéis modernos e adequados a diferentes estilos.

Se adapta a qualquer espaço

Há modelos para cada tipo de ambiente. Versões TNT ou vinílico, por exemplo, são ideais para lugares que têm contato frequente com a umidade (banheiros, varandas e lavanderias).

A variedade é tanta que você encontra papéis com diversas faixas de preços no mercado. Isso faz toda a diferença para quem busca ótimo custo-benefício em todas as aquisições. Em todo caso, vale acompanhar os lançamentos de produtos para encontrar o modelo perfeito para a sua casa.

E então, gostou de aprender como usar papel de parede? Aproveite para se inspirar com as dicas e selecionar as ideias que mais combinam com seu estilo. O importante é compor um lar com uma decoração aconchegante, que tenha a sua cara e seja motivo de orgulho.

Ainda não segue a gente nas redes sociais? Aproveite e visite nosso canal no YouTube, curta a página no Facebook e acompanhe o Instagram para ficar por dentro das novidades que divulgamos por essas mídias!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário