Blog

gestão de aluguéis

Saiba como fazer a gestão de aluguéis para gerar lucratividade

por URBS Imobiliária - Publicado em 10 de dezembro de 2018
gestão de aluguéis
Tempo de leitura 6 min

Adquirir imóveis para alugar é uma ótima maneira de investir o seu dinheiro, assim como locar os imóveis que você não utiliza é uma boa forma de dar um uso ao bem e aumentar os seus rendimentos mensais. Entretanto, não basta alugar o imóvel e deixar que as coisas simplesmente aconteçam, é importante que você mantenha o controle, administre e faça uma gestão eficiente de aluguéis. Mas afinal, como fazê-lo?

Para responder esta questão, preparamos este pequeno artigo especialmente para você. Inicialmente, abordaremos a necessidade do controle sobre as características específicas de cada imóvel. Posteriormente, falaremos sobre o que você deve colocar em prática para alcançar esta gestão eficiente. Por fim, falaremos sobre a importância de contar com uma imobiliária experiente e com boa reputação. Continue lendo e conheça tudo sobre gestão de aluguéis!

Saiba qual é a necessidade de ter controle sobre as especifidades de cada imóvel

Um erro muito comum que os locadores de imóveis costumam cometer ao gerenciar os aluguéis é tratar todos os imóveis como se eles apresentassem características iguais, e as coisas não funcionam dessa forma.

Propriedade imobiliárias de naturezas diferentes devem ser tratados de forma distinta durante a administração e gestão de imóveis. Dessa forma, devem ser analisadas diversas variáveis, como a função da edificação — que pode ser residencial, comercial, industrial ou institucional. Outro ponto que deve ser levado em consideração é o valor, as suas características e o perfil de quem compra ou aluga.

Assumir que os imóveis apresentam características distintas e criar mecanismos de gestão para cada tipo deles é fundamental para que a gestão seja feita de forma eficiente. Mas depois disso, o que deve ser feito?

Devem ser realizadas algumas práticas de gestão de aluguéis, que veremos de forma mais aprofundada no tópico seguinte.

Veja quais pontos devem ser colocados em prática para a gestão de aluguéis

Aqui neste tópico nós veremos os principais pontos que devem ser considerados para a gestão eficiente de aluguéis. Entre eles destacamos a determinação de acordos, o cuidado redobrado com as finanças, ficar atento quanto às manutenções, fazer o gerenciamento de contratos e contratar uma imobiliária.

Determine acordos

Os acordos talvez sejam o aspecto mais importante para a negociação justa do contrato de aluguel. Essa determinação deve ser feita após o entendimento entre todas as partes envolvidas no processo, como a imobiliária e, principalmente, entre o locador e o locatário.

Esse diálogo inicial favorece para que os contratos e acordos agradem a todos, o que faz diminuir o índice de inadimplência, por exemplo.

Gerencie contratos

O contrato de aluguel é o elemento mais importante em uma operação imobiliária que envolve a locação de imóvel, pois é ele que legitima e oficializa aspectos legais importantes do aluguel do imóvel, desde o tempo de contrato, valores, até responsabilidades do locatário e do locador.

Qualquer dúvida que venha a ocorrer em qualquer uma das partes deve ser analisada conferindo o contrato de aluguel. Entre as dúvidas mais frequentes estão de quem é a responsabilidade pelo pagamento do IPTU, taxa de condomínio, reformas e manutenção, entre outros. Essas informações devem estar contidas de forma clara e explícita no contrato.

Cuide das finanças

Antes de dar as dicas sobre a gestão de aluguel em si, é importante esclarecer que não importa o quão efetiva seja a gestão do aluguel, mas se você não tiver o cuidado necessário com as finanças, fatalmente colocará todo o processo em risco.

Dessa forma, é necessário que você planeje e organize os seus gastos e os seus ganhos, envolvendo os lucros com os aluguéis, evidentemente. Também é importante que você coloque na balança os gastos necessários para manter o negócio, como prestação de serviços de profissionais e consultorias com imobiliária, documentação, manutenções e reformas, entre outros.

Esteja atento às manutenções

A manutenção do imóvel deve ser feita de forma periódica, tanto para manter a qualidade e o valor do imóvel quanto para que os usuários do espaço tenham qualidade no seu uso, com segurança, saúde e bem-estar.

A responsabilidade da manutenção e reforma deve ser estabelecida em contrato. Além das modificações, como pintura, troca de pisos e outras, é fundamental que sejam realizadas manutenções preventivas, limpando o imóvel e verificando prováveis deficiências que precisam ser avaliadas, como instalação hidráulica e elétrica.

Essas atitudes, além de aumentar a segurança, ajudam na economia.

Contrate uma imobiliária

Por fim, mas não menos importante, elencamos este item que não só é indicado para que você mantenha uma gestão saudável e eficiente, como é obrigatório. Isso porque por mais que você pesquise e se interesse pelo assunto, dificilmente conseguirá chegar ao nível de conhecimento e atuação que uma imobiliária consegue ter.

Dessa forma, vale a máxima daquela expressão popular: “o barato pode sair caro”. Ou seja, fazer tudo sozinho pode parecer vantajoso, pois dá a falsa impressão de que se está economizando dinheiro. Entretanto, na realidade, a gestão eficiente e profissional dos imóveis alugados aumenta os lucros e evita os desperdícios envolvendo burocracia e descontrole da administração.

Conheça as vantagens de contratar uma imobiliária com experiência e reconhecimento do mercado

Não basta apenas que você contrate uma imobiliária para realizar os processos burocráticos e encaminhar a gestão dos aluguéis. É preciso também ficar atento quanto à imobiliária que você escolherá para a prestação de consultoria e terceirização da atividade de gestão.

Nós, da URBS, entendemos do assunto e estamos totalmente preparados para guiar você rumo à gestão eficiente. Alugamos e vendemos imóveis de alto padrão no estado de Goiás, sejam eles novos ou usados. Contamos com larga experiência, corretores e profissionais capacitados, além de uma excelente reputação no mercado.

Sendo assim, a gestão de aluguéis não deve ser vista como um custo, mas como um investimento. Ao garantir uma boa administração financeira sobre os aluguéis gerados, os lucros advindos da atividade aumentam e você tem somente a ganhar com todo esse processo.

Agora que você já sabe como fazer a gestão de aluguéis com o intuito de gerar maior lucratividade, entre em contato com a gente! Temos mais de 40 anos de experiência no mercado de imóveis e profissionais capacitados para lhe nortear e tirar suas dúvidas.


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Dicas