Blog

qualidade de vida em goiânia

Como é a qualidade de vida em Goiânia?

por URBS Imobiliária - Publicado em 18 de setembro de 2019
qualidade de vida em goiânia
Tempo de leitura 6 min

Falar da qualidade de vida em Goiânia não é uma tarefa muito difícil. No ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a capital goiana ocupa a 8ª posição em relação às demais metrópoles brasileiras. Além disso, Goiânia conta com diversos atrativos que fazem dela um excelente investimento para quem cogita se mudar para a região.

Se você quer conhecer melhor essa cidade do Centro-Oeste brasileiro e ainda saber por que ela é considerada um local com boa qualidade de vida, continue lendo e se surpreenda com as informações a seguir. Boa leitura!

Cidade rica em cultura e áreas verdes

Os habitantes da capital de Goiás adoram estar ao ar livre e isso se reflete nos diversos parques espalhados pela cidade. Mesmo sendo uma capital não tão populosa como outras do país — Goiânia tem uma média de 1,5 milhão de habitantes —, oferece diversas opções de lazer e excelentes passeios entre as áreas verdes.

Vale destacar que tal característica foi reconhecida até pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a capital goiana perde apenas para a cidade de Edmonton, no Canadá, quando o assunto é área verde por cidadão a cada 100 metros quadrados.

Alguns dos principais parques e bosques de Goiânia são:

  • Bosque José Eduardo Nascimento;
  • Parque Municipal Liberdade;
  • Parque Municipal Taquaral;
  • Bosque do Café;
  • Parque Municipal Flamboyant;
  • Parque Municipal Beija-Flor;
  • Parque Municipal Sabiá.

Vamos parar por aqui com a citação dos parques e bosques, pois são dezenas deles e, com o pouco que mencionamos, já dá para você ter uma ideia de como a cidade valoriza a natureza. Além do mais, não são apenas nas áreas verdes que você pode ter um exemplo de passeio.

Andando a pé pelo centro da cidade e vislumbrando sua arquitetura única em prédios como o Grande Hotel, Teatro Goiânia ou mesmo o coreto da Praça Cívica, você presencia um show à parte na capital de Goiás. O movimento arquitetônico art déco esteve presente nas construções da cidade e dão vida à arte e cultura da cidade em suas formas.

Goiânia tem uma culinária diferenciada

Seja a deliciosa pamonha no café da manhã ou um saboroso almoço com arroz branco, pequi e frango, a culinária de Goiânia é certamente única e diversa. Todavia, se você quiser também comer algo menos tradicional e se valer de hambúrgueres, sanduíches e fast-foods, a cidade oferece diversas opções a cada esquina, os famosos “pit-dogs”.

Além do mais, a Feira Hippie — umas das maiores feiras livres do mundo — também oferece petiscos diversos, churrasquinhos e comida caseira para ser deleitada enquanto se passeia entre diversas barracas de bijuterias, artesanatos e produções locais diversas.

Nos bairros, também acontecem diversas feiras, o que só reforça o gosto do goiano pela vida ao ar livre. Isso também se reflete diretamente na qualidade de vida dos habitantes, com comunidades mais integradas e menos apartadas, já que as pessoas se veem mais e dialogam com frequência umas com as outras.

Qualidade de vida em Goiânia com imóveis baratos

Diferentemente de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, em que, além dos imóveis serem caros, não é tão fácil manter um bom padrão de vida em suas melhores regiões, Goiânia oferece um estilo de vida mais equilibrado e menos penoso.

Isso se reflete, por exemplo, no fato de que um imóvel modesto em uma área nobre da metrópole paulistana pode valer algo em torno de 500 mil para mais. Em Goiânia, com esse mesmo valor, você compra um imóvel com o dobro do tamanho em uma área igualmente nobre da cidade.

É justamente esse fator que tem atraído muitos investidores e moradores de outras regiões para a capital goiana. Comparada com o estilo de vida cada vez mais caro e estressante de outras metrópoles brasileiras, Goiânia conseguiu se preservar como um diferencial.

Trânsito muito menos turbulento do que o de outras capitais brasileiras

Lembre-se: Goiânia é uma cidade de 1,5 milhão de habitantes, o que, para uma capital brasileira, não é nada populoso. Isso, obviamente, contribui para que o trânsito seja bem mais tranquilo até mesmo nos horários de pico.

Um exemplo disso é o tráfego na Avenida Goiás — umas das principais da cidade — que consegue manter um fluxo relativamente equilibrado mesmo nos dias mais agitados. Em capitais do Sudeste, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, essa realidade é bem diferente e se torna praticamente impossível encontrar tranquilidade.

Goiânia é uma metrópole com feições provincianas

O goiano é conhecido por sua cordialidade e boa disposição com os demais. Em Goiânia, pedir informação a alguém pode ser a chance de fazer uma nova amizade. As pessoas não têm o mesmo espírito de correria e agitação que vem dominando as demais capitais brasileiras e isso contribui bastante para o clima provinciano que ainda existe na cidade.

Todavia, não se engane pensando que Goiânia não oferece uma excelente e variada vida noturna e cultural só porque tem “ares de interior”. Para muito além da música sertaneja pela qual a cidade é famosa, a capital goiana tem festivais de rock de referência como o Bananada e o Vaca Amarela.

Essa é outra questão pela qual a cidade se destaca: oferece tranquilidade, mas isso não significa que seja monótona. Aproveite!

Fácil de chegar a locais incríveis do estado de Goiás

Você certamente já ouviu falar da beleza exuberante da natureza em Goiás, não é mesmo? A Chapada dos Veadeiros, Caldas Novas com suas águas quentes e tantas outras localidades que oferecem paz e recarregam as energias e ânimos dos visitantes são mais um destaque que quem mora em Goiânia pode aproveitar.

Afinal, a distância entre a capital e esses locais não é muito grande e de carro ou mesmo de ônibus você conseguirá aproveitar tudo isso sem muita dificuldade. Então, está pronto para fazer as malas e se mudar para uma das melhores cidades do país?

Se gostou de descobrir como é a qualidade de vida em Goiânia, aproveite também para conhecer quais são os melhores e mais valorizados bairros dessa capital do Centro-Oeste brasileiro. Você verá que, de fato, escolher essa cidade para morar é uma excelente alternativa!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Mercado e Investimentos