Blog

pontos turísticos de goiânia

5 principais pontos turísticos de Goiânia

por URBS Imobiliária - Publicado em 27 de setembro de 2019
pontos turísticos de goiânia
Tempo de leitura 5 min

A capital de Goiás é realmente completa. Dona do título de cidade mais arborizada do país, segundo o último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ela oferece uma ótima qualidade de vida aos moradores e conta com atrativos de encher os olhos até dos visitantes mais exigentes.

Os pontos turísticos de Goiânia se destacam pela sua diversidade: há opções de lazer e passeios para todas as faixas etárias. Portanto, trata-se de um ótimo destino para curtir com a família, além de ser um lugar seguro para explorar e morar bem.

A essa altura do campeonato, você provavelmente já se animou para conferir de perto os principais pontos turísticos de Goiânia, certo? Então pode se preparar! Nos próximos tópicos, vamos mostrar o que há de melhor para conhecer na capital goiana.

1. Parque Lago das Rosas

O Parque Lago das Rosas foi construído na década de 1940. Seus 315 m² abrigam uma área verde belíssima, com lagos, mirante, pedalinhos, espaço para recreação infantil, área para prática de exercícios e, como se não bastasse, um zoológico. Se você tiver filhos pequenos, tenha certeza de que eles vão adorar a experiência.

Portanto, já deu para notar que esse é um destino eclético: tanto jovens e idosos em busca de movimentar o corpo quanto famílias interessadas em um piquenique ao ar livre encontram no Lago das Rosas um lugar perfeito. Principalmente (mas não só) aos fins de semana, ele se torna um verdadeiro ponto de encontro de lazer na cidade.

2. Bosque dos Buritis

Os moradores de Goiânia amam parques, e quem pode questioná-los por isso, não é mesmo? Esses espaços públicos com muita área verde são um grande incremento na qualidade de vida. A capital tem vários parques, dentre os quais se destaca o mais antigo da cidade: o Bosque dos Buritis.

Com uma infraestrutura ótima, o bosque dispõe de trilhas internas, pista de caminhadas, parquinhos, lagoas e cascatas. Aliás, ali mesmo, do parque, você pode visitar o Museu de Arte de Goiânia (MAG), que está sempre recebendo exposições temporárias interessantes — e com entrada franca.

Passear pelo Bosque dos Buritis é uma experiência deliciosa: pela beleza, pelo contato direto com a natureza, pelas famílias que frequentam o local e pelas descobertas que o passeio pode proporcionar.

3. Centro Cultural Oscar Niemeyer

O CCON é um dos melhores pontos turísticos de Goiânia para quem quer conhecer a cena cultural da capital. Embora projetado pelo famoso arquiteto brasileiro que dá nome à construção, o espaço tem como objetivo homenagear grandes artistas goianos.

Além de bastante fotogênico — como normalmente são as obras de Niemeyer —, o Centro Cultural tem espaços ricos em vários sentidos:

  • Esplanada JK: área de convivência destinada ao lazer dos visitantes;
  • Circuito Cultural: com atividades destinadas a crianças, adolescentes e idosos;
  • Cineclube: projeta obras relevantes da história do cinema;
  • Museu de Arte Contemporânea: conta com diversas exposições artísticas;
  • Palácio da Música: destinado a shows, concertos e outros eventos.

Antes de visitar, recomendamos que você dê uma olhada no perfil no Instagram do CCON para ficar por dentro da programação e conseguir se organizar com antecedência.

4. Memorial do Cerrado

Goiânia abriga uma série de museus, mas o Memorial do Cerrado é um destaque. O seu acervo busca retratar a história do mundo em que vivemos desde a sua origem até a chegada dos portugueses ao Brasil. Ou seja, é uma verdadeira imersão em nossas raízes.

Esse ponto turístico de Goiânia tem um toque lúdico que vai encantar as crianças. Ao mesmo tempo, por reunir um acervo tão interessante, é um passeio excelente para adultos. Nele, você conhecerá o Museu de História Natural, com réplicas de dinossauros, animais típicos do Cerrado conservados por taxidermia, e muitas informações sobre a região.

Há, ainda, uma vila cenográfica que representa os primeiros povoados portugueses no país, além de representações em tamanho real de um quilombo e de uma aldeia indígena. Sem dúvida, é um passeio divertido e instigante.

5. Mercado Central

Esse é um dos mais tradicionais pontos turísticos de Goiânia. A visita ao Mercado Central é um passeio pelos sabores, aromas e cores típicas não apenas da cidade, mas de toda a região. Também chamado de Mercado Municipal, ele é mais do que um atrativo para os turistas. Na verdade, faz parte do cotidiano de muitos moradores da cidade.

Portanto, quando você visitar Goiânia, separe um tempo para caminhar pelos corredores e experimentar as frutas, os doces, os queijos e muitas outras delícias. Você vai se surpreender com a diversidade de comidas e se encantar com a simpatia dos comerciantes.

Além de ser um lugar agradável para fazer compras, o Mercado Central possibilita uma imersão na cultura do povo goianiense. Não deixe essa oportunidade escapar!

Bônus: feiras livres

Um aspecto marcante de Goiânia é a diversidade de feiras livres. A mais tradicional é a Feira Hippie, onde é possível encontrar roupas, comidas, artesanatos e outros itens. Ela existe desde a década de 1960 e tem cerca de 7 mil feirantes, o que lhe garante o posto de maior feira ao ar livre da América Latina. Surpreendente, não?

Já a Feira da Lua — que como o nome sugere, acontece à noite — é uma excelente pedida para comprar roupas e comer bons pratos. A sua “irmã” diuturna é a Feira do Sol, que ocorre no mesmo lugar e é recomendada para quem quer conhecer o artesanato local e comer bem sem gastar muito.

Outra que se destaca é a Feira do Cerrado, cujo rol de produtos envolve doces e comidas típicas, bordados, artesanatos e, o melhor, muita música. É um ambiente gostoso e acolhedor.

Listamos aqui alguns dos melhores pontos turísticos de Goiânia, mas não pense que a cidade se resume a eles. Ainda há, por exemplo, o Parque Flamboyant, a Vila Cultural Cora Coralina e as belíssimas construções em art déco espalhadas pela capital. Sendo assim, que tal começar a se programar para visitar esse destino nas suas próximas férias? Você não vai se arrepender!

Agora, para descobrir ainda mais sobre a cidade, leia o nosso post que apresenta os melhores e mais valorizados bairros de Goiânia!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Dicas