Blog

piscina de luxo

Entenda quais são as características e modelos de piscinas de luxo

por URBS Imobiliária - Publicado em 03 de abril de 2020
piscina de luxo
Tempo de leitura 6 min

Uma das coisas mais agradáveis que podemos ter em nosso lar é uma piscina de luxo. Ainda mais quando fazemos dela um objeto de decoração, um atrativo ou mesmo uma ferramenta para a saúde. Fazer atividades na água pode melhorar consideravelmente a saúde física, estando entre os melhores exercícios físicos para se praticar. Além de todo o corpo estar em constante movimento, é quase insignificante o risco de se lesionar.

Estar em contato com a água também ajuda no relaxamento e na purificação da mente, tendo o poder de renovar as energias e pensamentos, tirando o estresse rotineiro. Ainda, ela tem a capacidade de unir a família e melhorar o contato interpessoal entre os familiares e amigos, tornando o ambiente convidativo, divertido e, por vezes, romântico.

Outra grande vantagem de uma piscina é o aumento exponencial no valor da casa. Portanto, não há perda de dinheiro pelo fato de o retorno ser garantido em uma eventual venda do imóvel.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo sobre os melhores modelos de piscinas, falamos como decorá-las de maneira adequada e sobre como influenciam o bem-estar. Acompanhe a leitura!

Modelos e métodos de construção

Os tipos principais de piscinas de luxo são de vinil, alvenaria estrutural, concreto armado e fibra de vidro. As escolhas variam de acordo com a situação, o gosto e o ambiente. Por exemplo, existem aqueles que gostam de modelos mais inusitados e abstratos, projetos originais feitos sob medida, mas há quem prefira os modelos mais comuns e tradicionais.

É importante evitar regiões da casa com árvores e raízes, para que não venham a danificá-la estruturalmente ou causem deformidades ao longo do tempo. Outro detalhe é o posicionamento da piscina de luxo no terreno, sendo recomendado um lugar em que tenha sol na maior parte do tempo. Para aqueles que gostam de privacidade, é interessante que seja nos fundos da casa ou onde os vizinhos e pessoas que passam na rua não consigam ver.

O concreto e a alvenaria são muito utilizados para padrões mais ousados, por serem mais resistentes e modeláveis. Porém, esses modelos sempre precisarão de mão de obra qualificada e proteções asfálticas para que não haja inconveniências como rachaduras ou vazamentos.

O modelo de fibra de vidro não permite muitas variações na hora de escolher o formato, sendo menos flexível para inovações. Todavia, oferece uma agilidade muito maior na construção e na instalação. Outra vantagem é a facilidade de limpeza, por ser totalmente liso, evitando o acúmulo de fungos e bactérias. Além disso, contam com custo-benefício melhor que o modelo de concreto ou alvenaria.

Já a piscina de vinil tem uma característica única de não ser necessário fazer a impermeabilização ou gastar com revestimento. Entretanto, costuma ser menos resistente, correndo o risco de sofrer danos de um simples objeto cortante que cair dentro dela ou devido ao tratamento inadequado com cloro. Sua durabilidade também é menor que a das outras.

Não podemos esquecer das profundidades da piscina, pois elas refletem muito na luxuosidade e atratividade do ambiente. É interessante que tenha em torno de 0,50m a 1,60m, oferecendo segurança e conforto para quem usa e beleza para quem vê, pois se tornam evidentes sua arquitetura e seu design.

Decorações diversas

Uma das características que fazem uma piscina ser luxuosa são as cascatas e a borda infinita. Isso se deve principalmente ao efeito gerado na água, ao adorno e, ainda, ajuda a filtrar melhor as impurezas. Esses dois complementos também valorizam mais o espaço e a decoração.

O mais interessante é que a cascata, especificamente, não precisa ser colocada no projeto inicial da piscina. Contudo, a instalação posterior pode ficar mais complexa e cara por não estar incluída desde o início e porque demandará uma verificação de viabilidade dos ajustes hidráulicos, elétricos e estruturais. Portanto, se não quiser uma logo de início, construa a piscina com opções para complementos futuros.

Há também quem goste de um estilo mais natural, construindo a piscina próxima a árvores que soltam muitas folhas, para que a folhagem caia sobre a água, dando um aspecto menos artificial. Porém, isso pode aumentar o tempo e o custo de manutenção, além de dificultar o acesso ao maquinário.

Por fim, o detalhe que não pode faltar é a iluminação tanto dentro como fora da água. Isso faz com que o ambiente fique charmoso, transformando a atmosfera em um lugar moderno e aconchegante. Também torna possível sua utilização noturna, sendo um luxo e uma praticidade para aqueles que trabalham o dia inteiro e têm somente o período da noite para se exercitar ou relaxar.

A iluminação também traz segurança para que se possa enxergar toda a extensão da piscina e seu fundo. Os tipos de lâmpadas mais indicados no mercado são as de LED ou de fibra óptica.

Revestimentos

A escolha do revestimento tem até mais importância que a profundidade ou a iluminação, pois a piscina deve ter acessibilidade e segurança, por exemplo, com pisos antiderrapantes e de fácil lavagem. Basicamente, existem dois tipos de revestimentos, os externos e internos.

Externos

São considerados como aqueles em torno da piscina de luxo, tanto na borda quanto no espaço em que as pessoas caminham em volta dela. É fundamental que o piso nessa área seja antiderrapante, para não ocorrer quedas e, de preferência, atérmico, evitando que os banhistas queimem os pés.

Portanto, os pisos mais recomendados são pedras naturais, deck de madeira, de cimento ou cerâmico.

Internos

De modo geral, revestimento interno é considerado tudo aquilo que fica na parte de dentro da piscina, tendo ligação direta com a estética e a luxuosidade dela, pois influencia na coloração e na tonalidade da água.

Existem diversos tipos de design, como dégradés, mosaicos, desenhos e até coloridas de vermelho, preto, verde, entre outras cores. Já os materiais podem ser de azulejos, pastilhas de vidro ou porcelana ou mesmo pedras naturais, sendo as mais luxuosas aquelas com vidro e/ou pedras.

Segurança

No intuito de evitar qualquer tipo de acidente dentro e fora da piscina, além de facilitar e economizar na limpeza e na manutenção, é interessante colocar escadas metálicas, portão para acesso ao maquinário e ter ralos com sistema inteligente de sucção.

Ainda, a capa de segurança da piscina, para quando não a estiver usando, é essencial para proteger as pessoas e animais de caírem na água, além de diminuir consideravelmente a sujeira da piscina.

Podemos perceber que são os detalhes que fazem a diferença em uma piscina de luxo e investir em uma não é uma ideia ruim, uma vez que trazem muitos benefícios físicos, estéticos e rentáveis. Agora, é tirar a ideia do papel e começar a construção!

Gostou do que leu? Então, não deixe de assinar nossa newsletter e receber mais conteúdos exclusivos como este!