Blog

perfil de locatários de imóveis

Conheça o perfil dos locatários de imóveis

por URBS Imobiliária - Publicado em 18 de janeiro de 2019
perfil de locatários de imóveis
Tempo de leitura 6 min

Para atender aos interessados em alugar ou vender um imóvel, você deve se atentar quanto ao perfil de locatários de imóveis da atualidade. Essa informação ajudará você a direcionar as estratégias da imobiliária para obter melhores resultados e garantir um maior grau de satisfação dos clientes, sejam eles os locadores, como também os locatários.

Para compreender melhor sobre o assunto, fizemos este artigo especialmente para você. Iniciaremos abordando sobre a importância de obter a informação sobre o perfil dos locatários de imóveis. Posteriormente, falaremos sobre as suas principais características.

Por fim, falaremos sobre como a imobiliária pode atuar para auxiliar os locatários. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Qual a importância de conhecer o perfil de locatários de imóveis?

Um erro muito comum que as imobiliárias cometem é o de tentar agradar a ‘gregos e troianos’ e, ao final, não acabar atraindo nenhum potencial cliente. Dessa forma, as empresas do ramo imobiliário devem se preparar para atender a um público específico e assim obter um melhor resultado.

O conhecimento do perfil auxilia a implementação de estratégias de venda e de marketing para atrair esse público-alvo predominante, além de fazer com que sejam executadas de forma a conversar diretamente com o cliente final.

Além disso, saber o perfil médio de quem loca um imóvel ajuda a imobiliária a criar mecanismos para saber os riscos e as potencialidades daquele perfil de locatário, visando os lucros e diminuindo as chances de prejuízos.

Outro passo importante para o conhecimento do perfil do locatário de imóvel é fazer o recorte de acordo com as variáveis mais importantes de definição destas características. Por exemplo, o perfil de um locatário na cidade de São Luís do Maranhão não é o mesmo do perfil de um locatário na cidade de Goiânia. Atentar quanto a esta informação torna a caracterização mais aprofundada e correta.

Qual é o perfil do locatário de imóveis na atualidade?

Com a intenção de ajudar você a conhecer melhor sobre o perfil dos locatários da atualidade, fizemos este tópico falando sobre as principais características que eles apresentam, como:

  • o fato de serem em sua maioria mulheres,
  • estarem conectados,
  • exigência de agilidade na locação ou compra do imóvel,
  • maioria de jovens e que,
  • utilizam a internet como principal meio de comunicação e informação.

Maioria são mulheres

Ao imaginar um locatário, muitas pessoas incorrem no erro de visualizar uma imagem masculina. Entretanto, levantamentos do setor imobiliário provam que esse quadro já não é mais verdadeiro e as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço no ramo da locação de imóveis, principalmente na cidade de Goiânia.

Essa é uma tendência natural que deve ser reforçada ainda mais com o passar dos anos, pois as mulheres são maioria na população em números absolutos e, com a quebra de barreiras, elas estão se fazendo cada vez mais presentes em diversos campos profissionais.

Hiperconectados

Uma característica bastante distinta dos Millennials é a hiperconectividade. É a geração pós anos 1980 que atualmente ocupa o mercado de trabalho e as posições na sociedade, como de proprietários e locatários de imóveis.

A hiperconectividade se deve ao fato de essa geração ter presenciado o surgimento e o avanço de diversas tecnologias de informação e comunicação, como a internet e o telefone celular, além de outras que acabaram caindo em desuso, como o fax.

O dinamismo dessa geração faz com que as inovações aconteçam de forma bastante rápida e progressiva, o que torna a atualização uma constante necessidade.

Jovem

Apesar de a tendência de envelhecimento ser uma característica grande da população brasileira nos tempos atuais, nossa população ainda é jovem e a idade dos locatários segue essa lógica. Entender a idade média dos locatários é importante para compreender qual deve ser o tipo de abordagem a ser feita, além de compreender os seus anseios e objetivos com a locação e investimento em imóvel.

Entretanto, vale ressaltar que a conversa pessoal com o locatário é fundamental para aprofundar o conhecimento sobre cada um especificamente, levantando questões pessoais pertinentes a cada locatário.

Como utilizar a internet como meio de informação?

Antigamente, até pouco antes do final do século XX, as pessoas utilizavam meios tradicionais como principais meios de informação. Dentre eles, podemos destacar o jornal impresso, o rádio e a televisão. O jornal veio primeiro, desde o século XV, quando Gutenberg, inventor da imprensa, massificou a produção literária, incluindo o jornal.

Já o rádio surgiu depois, tendo a sua primeira transmissão no ano de 1901, início do século XX. A TV foi criada em meados do século XX e permaneceu como principal meio de comunicação e entretenimento até a popularização da internet.

Assim como ocorreu durante a transição do jornal para o rádio e deste para a televisão, a aceitação da internet como meio enfrentou certa resistência, mas as suas vantagens acabaram por prevalecer de forma que muitos meios tradicionais estão migrando para a internet.

Assim como o rádio não acabou com o jornal, a internet não acabará com a TV, apenas fará com que ela se modernize.

Boa parte do processo de aceitação da internet como meio de informação se deu pelos Millennials, que hoje atuam no mercado de trabalho e na locação de imóveis. Manter contato online com eles pode apresentar o diferencial da sua imobiliária, pois muitos alegam ter preguiça ou vergonha do contato pessoal ou por telefone.

Como a imobiliária pode atender ao locatários de perfil mais comum?

Conforme características apresentadas, a imobiliária precisa apresentar uma linguagem direta e objetiva com o locatário, além de apresentar agilidade e soluções para que a burocracia seja diminuída ao máximo. Deve estabelecer contato por aplicativos como WhatsApp ou Telegram, ou mesmo pelo velho e eficiente e-mail.

Deve educar seus funcionários a tratarem os locatários com respeito e profissionalismo.

Sendo assim, compreender o perfil de locatários de imóvel é fundamental para oferecer um serviço condizente com as necessidades que eles apresentam. Prepare o seu corpo técnico e a empresa para melhor atendê-los.

Agora que você já sabe qual é a importância de conhecer o perfil de locatários de imóveis, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este na sua caixa de entrada!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Mercado e Investimentos