Blog

mercado de imóveis de luxo

Mercado de imóveis de luxo: como funciona e por que investir?

por URBS Imobiliária - Publicado em 14 de junho de 2019
mercado de imóveis de luxo
Tempo de leitura 6 min

Até o fim dos anos 1990, o mercado de imóveis de luxo era bastante tradicional e básico. Naquela época, a arquitetura era mais convencional e a estética era generalista. Contudo, a grande exigência dos clientes foi transformando esse segmento até chegar ao meio que conhecemos hoje.

Atualmente, é essencial que a construtora ou imobiliária mantenham um projeto moderno e inovador para atrair a atenção desse tipo de público e consumidor de alto padrão aquisitivo.

Tem interesse em investir nesses tipos de propriedades de alto padrão? Neste artigo, vamos apresentar um panorama geral sobre o mercado de imóveis de luxo. Além disso, você vai conhecer as particularidades e o nível de crescimento desse nicho. Confira!

As taxas de crescimento desse mercado nos últimos anos

O mercado imobiliário de luxo vem crescendo a passos largos no cenário brasileiro. Dados da revista Exame apontam que o interesse por propriedades avaliadas em um patamar superior a R$ 1,5 milhão vem aumentando e teve um crescimento de 20% na última década, mesmo com a estabilidade da economia no país.

O mercado de imóveis de luxo cada vez mais em evidência no país

Trata-se de um dos poucos nichos que não costuma ser atingido diretamente pelos impactos da crise, uma vez que os consumidores desse segmento apresentam alto poder aquisitivo e dificilmente sofrem redução de seu capital. Na verdade, grande parte dos compradores desse tipo de bem encara a aquisição de um imóvel de luxo como um investimento promissor com altas chances de valorização a médio e longo prazo.

Por outro lado, apesar da relativa prosperidade desse setor, as imobiliárias precisam estar se renovando constantemente. Para isso, é necessário elaborar novas estratégias de marketing e investir em um imóvel personalizado para que ele consiga atrair o interesse e agrade ao perfil e às aspirações pessoais desse tipo de consumidor.

Apesar de haver um grande número de empreendimentos nesse ramo, é preciso se destacar dos demais. O público de alto padrão é exigente e observador. Nesse sentido, ele deseja um imóvel exclusivo e inovador, que se sobressaia no ramo, e não o “mesmo do mesmo”.

O conceito de imóveis de luxo

As casas, mansões ou apartamento de luxo são ambientes amplos, arrojados, bonitos e elegantes cuja proposta é oferecer o máximo de conforto, versatilidade e praticidade aos seus moradores. A decoração pode apresentar um estilo clássico ou mais moderno.

O objetivo é comprovar que o luxo vai muito além do que um conceito supérfluo e dispensável. Pelo contrário, ele já se tornou uma parte fundamental dos ambientes que apresentam conforto e requinte, mas sem muitos exageros ou decorações desnecessárias.

Essas características fazem com que tais imóveis tenham grande valor financeiro e apreço estético. Nesse sentido, é muito comum o investimento nesses bens ou até mesmo o financiamento de imóveis de luxo para vendas a médio e longo prazo.

As características dos imóveis de luxo

Os imóveis de alto padrão reúnem atributos comuns entre si. Conheça, a seguir, as principais características desse tipo de ambiente.

Assinatura de profissionais renomados

Esses imóveis são projetados, construídos e decorados por profissionais respeitados e com experiência nesse ramo. Portanto, o ambiente ganha um toque especial e personalizado. Esse fato ajuda a tornar a propriedade uma verdadeira obra de arte, única e distinta das demais. Além disso, a fama, importância e o seu preço de mercado aumentam consideravelmente, pois há a assinatura de um expert no assunto.

Localização

A localização de uma residência de alto padrão fica em um bairro considerado nobre e afastado de periferias. Nesse sentido, a vizinhança também costuma apresentar imóveis desse porte: condomínios, com casas e apartamentos de luxo. A região costuma ter uma excelente conservação de ruas e calçadas e apresentar locais com requintes de ostentação, como shoppings arrojados, parques com grandes áreas verdes e segurança com uma equipe de vigilância constante.

Áreas de lazer

Os imóveis de luxo contam com amplas áreas de lazer. Algumas residências de alto padrão estão situadas em condomínios, logo costuma haver uma área comum de recreação a todos os moradores. Confira as principais comodidades oferecidas:

  • piscinas;
  • campos e quadras de esportes;
  • academia;
  • spa;
  • sauna;
  • playground;
  • cinema;
  • espaço gourmet;
  • estúdio de ioga e de pilates;
  • vagas de garagem;
  • heliporto etc.

Tecnologia

Mas afinal, como renovar os empreendimentos de alto padrão e atender às necessidades e pedidos dos novos compradores? A ideia é oferecer novas funcionalidades e experiências diversificadas aos clientes. Para resolver essa questão, existem muitas inovações tecnológicas automatizadas que podem ajudar:

  • piscinas aquecidas;
  • elevadores privativos e que só permitem o acesso por meio da biometria;
  • varandas com vista panorâmica;;
  • portas secretas etc.
  • painel solar que gera energia fotovoltaica;
  • lareiras com acendimento automático;
  • sistema de aquecimento e refrigeração automáticos;
  • sensores de presença que acendem as luzes quando identificam a presença humana;
  • cortinas e persianas que se abrem sozinhas de acordo com o horário.

Arquitetura

A estrutura do imóvel pode ser confeccionada levando em consideração a personalidade do comprador. Assim, os ambientes são projetados conforme a preferência do novo morador: espaços amplos, existência ou não de divisórias entre os cômodos etc. No mesmo sentido, é possível escolher o tipo de material que será usado no revestimento e até mesmo construir um pequeno cinema, escritório ou um bar, por exemplo.

As tendências para o futuro

O investimento e o financiamento de imóveis de luxo consistem em um negócio promissor. A tendência é que esse segmento de negociação ganhe cada vez mais espaço dentro da economia e se torne mais atrativo para os investidores. Até porque a valorização desse tipo de bem é praticamente certa.

Nesse sentido, é muito comum que um investidor compre o imóvel com o intuito de revendê-lo por um preço superior quando o bem estiver mais valorizado. ou seja, a médio e longo prazo.

Entretanto, é importante ficar de olho na economia e no mercado. Além disso, é essencial fazer manutenções e verificar periodicamente o revestimento e as instalações do imóvel para evitar deteriorações e desvalorização no seu preço.

O mercado de imóveis de luxo é um ramo que apresenta um público limitado e exigente. Dessa forma, é essencial ter cuidado durante a negociação. O ideal é contar com o apoio de uma imobiliária especializada. Um profissional que atua nesse meio detém o conhecimento sobre a realidade do setor e sabe onde estão as melhores oportunidades. Por isso, não deixe de procurar um expert nesse segmento para ajudá-lo a realizar este tipo de investimento de maneira ágil e segura.

Quer saber mais sobre esse tipo de imóvel? Então, conheça quais são os diferenciais de um apartamento de alto padrão!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Mercado e Investimentos