Blog

mercado de imóveis de luxo

Mercado de imóveis de luxo: vale a pena investir?

por URBS Imobiliária - Publicado em 23 de setembro de 2019
mercado de imóveis de luxo
Tempo de leitura 7 min

O mercado de imóveis de luxo está entre os poucos setores que conseguiram driblar a crise financeira que atingiu o Brasil. A procura por propriedades avaliadas em mais de R$ 1,5 milhão cresceu 20% e tende a crescer ainda mais. Desse modo, investir em imóveis de alto padrão é uma oportunidade excelente para quem deseja aumentar a lucratividade.

Pensando nisso, preparamos este post com informações valiosas sobre o assunto. Aqui, você entenderá que características fazem uma propriedade ser considerada de luxo e, ainda, descobrirá as vantagens desse tipo de investimento. Confira!

Como está o mercado de imóveis de luxo?

Conforme mencionamos, esse setor do mercado reagiu muito bem mesmo com a crise. Nesse período, a média do índice de valorização dos imóveis de luxo foi de 5% ao ano. Esse resultado foi considerado ótimo em função do cenário difícil no Brasil.

O ano de 2019 começou com um novo governo e perspectivas otimistas devido ao discurso reformista e de alto nível de liberalismo, com destaque para a desburocratização dos processos. Além disso, há o equilíbrio da inflação e a queda na elevação da Selic, a taxa básica de juros.

Diante desse cenário positivo, o mercado ficou aquecido e com expectativas fortes de elevar o índice de velocidade de vendas de imóveis. Também há a estimativa de que a valorização volte ao patamar de 10% ao ano.

Em Goiânia, por exemplo, o Setor Marista lidera como o bairro mais valorizado. Situado em uma região nobre e bem centralizada em relação aos outros bairros do mesmo nível, há uma grande concentração de empreendimentos de alto padrão. Isso faz dele o mais desejado e, portanto, vale a pena investir em imóveis de luxo nessa localidade.

O que caracteriza um imóvel de luxo?

Um empreendimento de alto padrão apresenta características específicas que os tornam muito mais valorizados em relação a outros. A seguir, conheça os principais diferenciais oferecidos.

Arquitetura de qualidade

Uma mansão, um apartamento de alto padrão, um condomínio de alto nível ou uma cobertura de luxo se caracterizam especialmente pela exclusividade. Diferentemente dos imóveis populares, cujos projetos são comuns e há inúmeros iguais, as propriedades de altíssimo nível apresentam layout exclusivo, geralmente projetados por arquitetos e designers de interiores de renome e reconhecimento no mercado.

O resultado é uma residência com sofisticação e personalidade que alia beleza, conforto e praticidade aos moradores. Um imóvel onde há técnicas avançadas, materiais nobres, acabamentos de alta qualidade e que esbanja requinte, certamente, tem sua valorização garantida.

Mais segurança

O mercado de imóveis de luxo conta com sistemas de segurança com o que há de mais inovador e moderno na tecnologia. Portaria virtual, controle de acesso por meio de biometria, câmeras, senha para acessar determinadas áreas são apenas alguns exemplos que garantem a segurança dos moradores e de seus bens. De quebra, promovem maior tranquilidade e bem-estar.

Localização privilegiada

Para uma residência ser considerada de luxo, ela precisa estar localizada em um bairro reconhecidamente nobre. Áreas com esse perfil concentram vários empreendimentos de alta qualidade e mantêm um padrão estético e de nível social, fator que também influencia diretamente a valorização do imóvel.

Há um erro bastante comum entre os investidores de imóveis de luxo: eles compram uma propriedade com todas as características de requinte e sofisticação na estrutura, mas não dão atenção ao entorno e à região na qual está situada.

Mais privacidade

Quem procura morar bem e ter boa qualidade de vida preza pela privacidade. E os imóveis de alto padrão, mesmo quando situados em condomínios, conseguem proporcionar essa vantagem. Para isso, contam com isolamento acústico, espaços privados como, piscina, área gourmet, sauna, academia, e equipamentos particulares, a exemplo de elevadores.

Áreas de lazer completas

Os condomínios de luxo dispõem de uma infraestrutura completa para que os moradores tenham ótimos momentos com seus familiares e amigos. Salão de festas, quadras poliesportivas, piscinas, espaço kids com monitores e brinquedos, sauna e diversos outros ambientes são oferecidos com toda a sofisticação e qualidade.

Sem contar as várias opções de serviços como massagens, personal trainer, lavanderia, serviços de pequenos reparos residenciais, limpeza etc.. Tudo isso para proporcionar maior comodidade aos moradores.

Automação residencial

Outro benefício de adquirir um bem de alto padrão é que eles contam com tecnologia para oferecer funcionalidade e experiências únicas aos moradores. As inovações que agregam conforto são acessadas por meio de dispositivos móveis, como tablets, smartphones e computadores.

Pode-se acionar remotamente o acendimento da lareira, o ar-condicionado e o aquecedor de água. Ou, ainda, fechar ou abrir janelas e cortinas, ligar alarmes e outros equipamentos apenas com um toque na tela.

Por que vale a pena investir no mercado de imóveis de luxo?

Como dissemos no começo do post, a tendência é que a demanda por residências de alto padrão continue crescendo. Isso já é um bom motivo para apostar nesse investimento. Confira abaixo outras razões.

Alta rentabilidade

Como a valorização de um imóvel de luxo é certa, o retorno do investimento é garantido (tanto para revenda como para locação). No caso da revenda, o melhor é adquirir um imóvel na planta, pois seu valor aumenta, em média, 30% do preço pago no fechamento do contrato. Se a intenção é obter renda por meio do aluguel, também é uma alternativa excelente e lucrativa, pois o preço da locação está relacionado diretamente ao valor do bem.

Reconhecimento social

Em nossa sociedade, o sucesso de uma pessoa está muito associado ao poderio financeiro. Este, na maioria das vezes, é demonstrado pelo grau de conforto, sofisticação e localização de sua moradia ou de imóveis em seu nome, que são utilizados para obter alto retorno com revendas ou locações.

Baixo risco

O mercado de ações de renda variável apresenta alta volatilidade. Ou seja, apesar de uma grande chance de retorno, o risco é bastante elevado, principalmente para quem não tem muita experiência nesse ramo. Por sua vez, as aplicações de renda fixa tornaram-se pouco atrativas devido à queda da Selic.

As características de um imóvel de luxo são garantias de sua valorização quase imediata. Além disso, a queda da taxa Selic aumentou a demanda pela compra e locação de imóveis com padrão mais elevado. Isso faz com que o investimento em uma propriedade desse nível seja de baixo risco e tenha retorno garantido.

Fonte de renda

O preço por metro quadrado em regiões nobres é muito mais elevado se comparado ao de bairros mais populares. Sendo assim, consegue-se cobrar um valor alto tanto de venda quanto de aluguel de um imóvel localizado em áreas valorizadas. Então, quem possui dois ou três imóveis de luxo consegue viver tranquilamente só dessa renda, por exemplo. Ou, ainda, complementar sua renda de forma extraordinária.

Como vimos, é bastante vantajoso investir no mercado de imóveis de luxo. No entanto, vale lembrar que é fundamental contar com o apoio e o profissionalismo de uma imobiliária de confiança para intermediar e administrar a negociação com toda a segurança e eficiência.

A URBS Imobiliária tem mais de 40 anos de experiência no mercado e está à disposição para ajudar você a aumentar sua rentabilidade com esse investimento. Entre em contato conosco!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Mercado e Investimentos