Blog

madeira crua

 Madeira crua na decoração: 4 formas de utilizá-la em seu imóvel

por URBS Imobiliária - Publicado em 23 de agosto de 2019
madeira crua
Tempo de leitura 6 min

A diversidade de estilos é uma marca registrada nas residências brasileiras. Nesse sentido, o uso da madeira crua vem se tornando o queridinho quando o assunto é decoração de interiores.

O que era utilizado de forma sutil e discreta, atualmente é a peça principal em muitos cenários de casas e apartamentos. O uso desse elemento deixa o ambiente com um ar natural, clássico e versátil, dando um toque personalizado ao espaço.

Pensando nisso, vamos explicar melhor esse conceito e apresentar formas de como a madeira crua pode ser utilizada na decoração de imóveis. Boa leitura!

Como é a madeira crua?

A madeira crua consiste no material que não foi polido nem trabalhado, ou seja, ela contém pouco acabamento e ainda conserva o visual e textura semelhantes à sua forma originária. Nesse sentido, ela transmite uma sensação de acolhimento e modernidade, ao mesmo tempo.

O material depende, principalmente, da qualidade da árvore que originou a peça. Além das cores naturais, é possível adicionar tonalidades diferentes a esses objetos, garantindo uma maior personalização e individualidade ao ambiente. Da mesma forma, as tonalidades podem ser combinadas. Nesse sentido, uma nuance neutra (branco, preto, cinza e tons pastéis) podem ser utilizadas com outros materiais como metais, granito e mármore, por exemplo.

Ela traz versatilidade, uma vez que pode ser utilizada de diversas maneiras (no piso, painel, bancadas, móveis, janelas, portas, souvenir etc). Uma das grandes vantagens de utilizar esse estilo é a facilidade na limpeza e preservação. Desse modo, é importante evitar a umidade, uma vez que isso pode estragar e causar deterioração na peça rapidamente.

Qual é o efeito obtido?

A madeira crua é mais requisitada em projetos com propostas de decorações que adotam um estilo rústico e voltado para o natural. Desse modo, por exemplo, as madeiras de cores claras são versáteis e combinam com ambientes compactos e modernos, pois reflete a luz e deixa o espaço com uma impressão de ser mais amplo e iluminado. Lembra bastante o estilo escandinavo.

Conheça, a seguir, alguns elementos que podem conter a madeira crua em suas estruturas.

1. Pisos de madeira

Os pisos de madeira são sinônimos de luxo e elegância, ao mesmo tempo em que revelam um ar mais rudimentar e sempre. Esses elementos podem ser instalados em qualquer ambiente da residência: sala de estar, sala de jantar, quartos, escritório, varandas etc. Convém lembrar que, dada à relevância que eles agregam a uma decoração, eles dispensam maiores investimentos em outros acessórios decorativos.

2. Revestimento de paredes

O revestimento de parede com madeira crua é uma estrutura forte, resistente e que apresenta uma duração maior. Ele pode apresentar em várias texturas e cores, a depender do gosto do proprietário do imóvel. Além disso, ela também tem outra utilidade: estabilizar a temperatura do ambiente, mantendo a climatização agradável.

Inclusive, ela pode ser usada em acabamentos mais discretos e praticamente imperceptíveis, com poucas camadas de seladores e vernizes. Nesse sentido, a regra é priorizar pela naturalidade, ou seja, quanto menos modificado e mais natural, melhor.

3. Móveis e acessórios

Os móveis de madeira são itens usados há bastante tempo nos ambientes. Contudo, atualmente, o seu uso (madeira crua) é feito para dar um ar mais espontâneo, campestre e moderno aos ambientes. A vantagem é que grande parte dos acessórios costumam combinar com esses móveis, como almofadas, vasos, quadros de parede etc.

4. Madeira de demolição

A decoração com madeira de demolição é feita com pallets e caixas de feira, por exemplo. Ela deixa o ambiente arrojado e com personalidade, dando um ar inovador ao espaço.

Como combinar a madeira crua nos ambientes?

A madeira crua é um atributo relativamente fácil de ser incluído na decoração. Essa desenvoltura se deve ao fato de ser um material frio e neutro e que combina com vários elementos ao seu redor.

Assim, os moradores que buscam ambientes quentes e confortáveis podem apostar, sem medo, na madeira crua. Dessa forma, ela dá um ar de sofisticação e aconchego ao ambiente, além de enfatizar a importância da natureza nos espaços. Confira como a madeira crua pode ser utilizada em ambientes residenciais.

Cozinha

A madeira crua pode ser usada nas mesas, cadeiras, armários, azulejos, e na parte de apoio da pia. O objetivo é dar um charme a mais e deixar o visual leve e retrô sem pesar demais (até porque se trata de um cômodo que precisa ser mais sereno e agradável).

O ideal é usar tons claros, uma vez que eles deixam o espaço mais iluminado. Por exemplo, armários de cozinha e nichos na parede. Por sua vez, a madeira crua em cores mais escuras dá um ar mais rústico e ligado ao campo.

Dormitórios

A madeira pode ser utilizada nas laterais e na cabeceira da cama, nos armários, cômoda e até mesmo no acabamento da parede, de forma moderada. O recomendado é utilizar cores em tons neutros e que combinem com os demais elementos do quarto. Além da parte mais estrutural, é possível usar esse material em objetos decorativos, tais como nas molduras de fotos e quadros de parede, por exemplo.

Escritório

O escritório, por ser um ambiente mais moderno e inovador, permite uma liberdade maior na hora de montar a decoração utilizando a madeira crua. Invista em mesas, cadeiras e poltronas em tons claros ou escuros.

Sala

A sala é outro ambiente que permite uma versatilidade maior. Nesse sentido, a decoração vai obedecer ao estilo de vida e personalidade do morador. Dessa forma, a madeira pode ser utilizada em prateleiras, estantes, mesas, nichos, cadeiras, poltronas, bar e até mesmo no piso.

Banheiro

O banheiro também combina com madeira crua. Só que, nesse caso, é importante ter mais atenção com a manutenção, uma vez que a umidade presente no ambiente é um fator que contribui para o desgaste e a rápida deterioração do material.

A madeira crua é um elemento que está em alta nas decorações de casas e apartamentos. Essa popularidade se deve ao fato de ser um material resistente e ter uma boa durabilidade. Trata-se de um item que traz sofisticação, versatilidade e simplicidade ao ambiente. Como você pode perceber, ela combina com quase tudo!

Está procurando inovar? Então, que tal utilizar novos itens de ornamentação? Saiba como o papel de parede pode ser usado na decoração de um ambiente residencial!