Blog

investir em imóveis

7 razões para investir em imóveis agora!

por URBS Imobiliária - Publicado em 21 de janeiro de 2019
investir em imóveis
Tempo de leitura 6 min

O mercado imobiliário vem sofrendo uma expansão nos últimos anos. Diante desse cenário promissor, a grande aposta é investir em imóveis. E essa tendência tem tudo para crescer cada vez mais. Quem não deseja ter um estilo de vida mais confortável e ter a garantia de que receberá rendimentos no futuro?

Reservar uma determinada porcentagem do patrimônio para a aquisição de bens imóveis é uma maneira convencional e garantida de receber parte do valor que foi direcionado para a sua aquisição.

Por isso, esse tipo de investimento tem sido muito procurado por investidores conscientes e com um perfil mais conservador. São aquelas pessoas que procuram um meio seguro de manter uma rentabilidade e evitar contratempos e prejuízos oriundos de incertezas do mercado financeiro.

Se você está pensando em se dedicar ao ramo dos investimentos, este artigo foi feito para você. Vamos apresentar as principais vantagens e razões pelas quais você deve investir em imóveis. Acompanhe a leitura!

1. Segurança no investimento

Investir em imóveis é considerado como uma atividade segura. No momento que alguém compra bens desse porte — casa, apartamento, terrenos ou loteamentos — está lidando com a negociação de um patrimônio que não é facilmente tomado por terceiros mal-intencionados.

Além disso, a transação é feita por escritura pública para dar validade ao negócio jurídico celebrado — na hipótese de o valor do bem ultrapassar trinta vezes o maior salário mínimo do país naquele momento.

Assim, a sua compra e demais direitos reais que envolvem um imóvel devem ser devidamente registrados no Cartório Geral de Registro de Imóveis, que, por sua vez, confere legitimidade e legalidade ao ato.

No mesmo sentido, o investimento em imóveis é mais estável, uma vez que goza de imunidade em caso de quebra de bancos e também não pode sofrer congelamento de nenhuma esfera do governo — assim como a poupança. Da mesma forma, ele não sofre grandes variações nem quedas expressivas de maneira inesperada — como as ações.

2. Resistência com o decorrer do tempo

Diferente dos bens móveis, como celulares e carros, os imóveis são itens duráveis. Logo, não se deterioram com facilidade ao longo do tempo — podem precisar de reformas e modernização, mas ainda assim permanecem. Assim, podem ser mantidos para toda a vida e ser passados de geração em geração como herança.

3. Grande potencial de valorização

O déficit habitacional no país associado ao crescimento da população acarreta uma demanda maior por imóveis. Como consequência disso, o potencial de valorização desses bens aumenta consideravelmente.

Até porque, apesar de as empresas construtoras estarem sempre investindo em novas obras e trabalhando em cima de novas construções, muitas vezes isso não é suficiente para suprir a demanda existente. Esse movimento de demanda costuma ser cíclico.

Em um momento há maior procura por determinado bem em um bairro e, em outro, a busca cai.

Portanto, pode ocorrer a valorização de imóveis mesmo em regiões pouco prováveis. Geralmente isso ocorre quando há a construção de um novo empreendimento no local, como um shopping, um centro comercial ou a construção de uma rodovia ou de um metrô que passe próximo à região.

4. Possibilidade de locação

Quem nunca sonhou em ganhar dinheiro sem ter que trabalhar de fato para isso acontecer? Nesse sentido, o aluguel é uma ótima oportunidade para adquirir uma forma de rentabilidade, ou seja, manter uma renda passiva que pode ser obtida por meio da locação de imóveis.

A vantagem da locação é que sempre existem interessados em alugar, em vez de comprar um imóvel e sofrer com o pagamento de parcelas altas e incidências de impostos e taxas de juros absurdas.

Dessa forma, se você optar por uma região que tem grandes chances de ser valorizada, provavelmente o aluguel do imóvel também sofrerá um aumento. Assim, vai obter mais lucro ainda com o investimento da compra.

5. Possibilidade de diversificação

Você pode continuar investindo na bolsa de valores, mas por que não alugar um imóvel ou se dedicar aos fundos imobiliários?

Investir todo o seu patrimônio em apenas um nicho não é sensato e muito menos recomendado. Isso porque a incerteza da economia e a volatilidade do mercado podem causar prejuízos severos.

Por isso, a solução mais indicada é a diversificação. Trata-se de reservar uma parte para ser dedicada aos imóveis, principalmente por trazer um risco menor. Até porque é uma forma de diversificar o portfólio e diminuir possíveis riscos de investidor.

6. Proteção contra os efeitos da inflação

Em regra, o preço do imóvel costuma acompanhar os efeitos da inflação, ou seja, o preço é corrigido. Assim, se ocorre algum aumento oriundo da inflação, por exemplo, o aluguel é reajustado pelo índice IGP-M sofrendo uma valorização real.

Isso significa que o preço referente ao aluguel de um bem ou às parcelas da sua compra é atualizado de acordo com o Índice Nacional da Construção Civil — INCC. Trata-se de um parâmetro que leva em consideração a inflação e os preços praticados no ramo da construção civil. Esse sistema ocorre na incorporação imobiliária.

7. Facilidades na negociação

O ramo da construção civil está a pleno vapor e a rede imobiliária está passando por um cenário positivo, de muita produtividade. Apesar disso, nem todas as pessoas têm condições para arcar com os custos dessa aquisição. Por isso, as empresas estão abertas a propostas para realizar as vendas.

Isso significa que é um momento para aproveitar as oportunidades oferecidas e começar já a negociar o investimento. É possível aproveitar algumas facilidades e ofertas, como taxa de juros reduzida, sinal mais baixo, maior número de parcelas etc.

A melhoria da economia no Brasil e a estabilidade financeira das pessoas têm feito com que elas voltem a pensar em investir em imóveis. Essa é uma ótima escolha, até porque esses bens são uma maneira tradicional e segura de confiar o seu patrimônio, sem grandes riscos.

Esse é o momento ideal. Não espere mais, pois esse cenário de oportunidades pode não durar muito tempo.

Antes de qualquer coisa, é importante pesquisar e avaliar bem o negócio. O recomendado é contar com o auxílio de uma empresa no ramo imobiliário confiável e especializada no assunto.

Ficou interessado em investir em imóveis de uma maneira segura e eficiente? Nós podemos ajudá-lo! A URBS é uma empresa com 42 anos de mercado, focada na compra, venda e aluguel de imóveis de alto padrão em Goiás. Entre em contato conosco!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Mercado e Investimentos