Blog

investir em imóveis para alugar é um bom negócio

Entenda por que investir em imóveis para alugar é um bom negócio

por URBS Imobiliária - Publicado em 25 de outubro de 2019
investir em imóveis para alugar é um bom negócio
Tempo de leitura 6 min

Com a retomada da economia e o aquecimento do mercado imobiliário, muitas pessoas passaram a se perguntar se investir em imóveis para alugar é um bom negócio. Afinal, todo mundo deseja aumentar o patrimônio com uma aplicação financeira que seja segura, rentável e com grande potencial de valorização.

Por isso, criamos este post não só para explicar as vantagens desse tipo de investimento, mas também para dar dicas e opções de como fazê-lo da maneira certa. Assim, você aumentará sua renda com segurança e tranquilidade, e terá um estilo de vida ainda mais confortável. Acompanhe!

Por que investir em imóveis para alugar é um bom negócio?

O investimento imobiliário conta com uma excelente reputação no setor de aplicações financeiras porque combina vários benefícios. A seguir, conheça os principais.

Segurança

Ao optar pelo investimento em imóveis, há a segurança de aplicar o dinheiro em um bem físico que dificilmente será perdido. Depois que a propriedade é lavrada em cartório, só poderá ser confiscada diante de inadimplência de tributos ou do financiamento, se for o caso.

Como a negociação imobiliária é devidamente registrada em cartório, há a garantia de legalidade e legitimidade ao ato. Outro fator que demonstra a segurança é que esse tipo de investimento tem imunidade no caso de quebra de bancos. Ainda, ao contrário das ações, não sofre quedas expressivas nem grandes variações inesperadas.

Grande potencial de valorização

O crescimento populacional associado ao déficit habitacional resulta em uma alta demanda por imóveis. Como consequência, há a valorização desse tipo de bem. Também é preciso considerar que o preço do metro quadrado tem aumentado, o que contribui para o aumento do valor das propriedades.

São raras as circunstâncias que desvalorizam um imóvel. Para evitar que isso aconteça, cuide da manutenção e escolha uma região em crescimento ou que esteja recebendo melhorias governamentais ou da iniciativa privada. Por exemplo, a construção de shoppings, parques, estações de metrôs, empreendimentos imobiliários de alto padrão, investimentos na infraestrutura, entre outros.

Boa rentabilidade

Como mencionamos, há certa escassez de imóveis disponíveis. Então, há sempre uma grande procura por unidades para locação. Como as imobiliárias exigem garantias locatícias dos inquilinos, os riscos de não receber pelo aluguel são reduzidos. Os valores da locação ficam entre 0,5% e 1% do preço total do imóvel, uma taxa bem mais alta que a da maioria dos investimentos.

Digamos que você tenha um imóvel cujo valor é de R$ 500 mil e o alugue por 0,7% do seu preço. Isso significa que receberá R$ 3.500 todo mês. Para ter ainda mais tranquilidade nessa transação, o ideal é contar com uma imobiliária de confiança para administrar a locação.

Quais são as opções que o mercado imobiliário oferece?

Como vimos, o setor imobiliário está em crescimento e se apresenta como um investimento rentável, seguro e que valoriza com o passar do tempo. Agora que você já entende que investir em imóveis para alugar é um bom negócio, veja quais são as melhores opções e dicas para aproveitar esse momento favorável na economia.

Imóvel na planta

Normalmente, o imóvel na planta tem um preço mais baixo se comparado ao de um novo e pronto para morar. O valor gira em torno de 25% a menos.

Como as instalações são modernas, o inquilino não precisará se preocupar com o estado de conservação, o que contribui para conseguir uma boa locação em pouco tempo. Aliás, o fato de ter uma estrutura nova já é um bom motivo para cobrar um valor mais alto pelo aluguel.

Imóvel novo

As construtoras acompanham as tendências do mercado e investem no que o público tem procurado, garantindo sua demanda. Dessa forma, comprar um imóvel novo para alugá-lo é uma alternativa extremamente eficaz de investir o dinheiro.

Uma das sensações do setor são os apartamentos compactos, que têm a área útil reduzida e são bem localizados. Esse tipo de imóvel é bastante procurado por estudantes que se mudam para uma cidade universitária, por pessoas que querem morar mais perto do local de trabalho, e por jovens casais que preferem morar em um lugar menor antes de a família aumentar.

No caso de uma cidade turística ou litorânea, a opção do aluguel por temporada é mais rentável do que por períodos longos. Enfim, há diversas possibilidades.

Imóvel usado

Há inúmeras casas e apartamentos usados que estão encalhados em imobiliárias. Se você souber identificar o potencial do imóvel, descobrirá oportunidades valiosas para investir o seu dinheiro. É possível encontrar propriedades antigas em localizações excelentes e bem valorizadas.

Contudo, nesses casos, é importante sempre considerar a necessidade de melhorias e reformas para atrair interessados na locação. Analise se o custo total compensará a compra ou, ainda, utilize esse fator para poder negociar e diminuir o valor pago pelo bem.

Imóvel de luxo

O mercado de imóveis de luxo tem apresentado um crescimento expressivo. Logo, adquirir uma propriedade de alto padrão para lucrar com o aluguel é um negócio promissor. A cada dia, mais pessoas procuram morar em um local sofisticado, com acabamento refinado e de qualidade, com boa localização, segurança e conforto.

Devido às características desse tipo de moradia, a sua valorização é certa. Então, a pessoa faz a compra sabendo que as chances de conseguir uma rentabilidade alta com a locação são elevadas.

Mudança na categoria de um imóvel

Com as cidades em constante desenvolvimento, novas necessidades surgem a cada dia. Nesse contexto, comprar um imóvel residencial e transformá-lo em comercial é uma ótima oportunidade de obter uma boa renda por meio do aluguel.

Uma casa usada, por exemplo, pode ser reformada e adaptada para servir como uma loja, um escritório de advogados ou uma clínica médica.

Portanto, como você viu, investir em imóveis para alugar é um bom negócio, pois proporciona mais segurança e rentabilidade que outras aplicações. Aproveite que o setor imobiliário está em crescimento e procure identificar as melhores oportunidades para fazer o seu dinheiro render.

Gostou de conhecer os benefícios e as opções que o setor oferece? Pois se aprofunde no assunto com as nossas dicas essenciais para quem tem imóvel para alugar. Boa leitura e bons investimentos!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Mercado e Investimentos