UA-66212527-2

Blog

URBS - Imóveis sustentáveis: o que são e porque investir nesse segmento

Imóveis sustentáveis: o que são e porque investir agora!

por Johan Pedro - Publicado em 07 de agosto de 2020
URBS - Imóveis sustentáveis: o que são e porque investir nesse segmento
Tempo de leitura 6 min

Muito além de uma palavra bonita ou da moda, sustentabilidade é um conceito que vai dominar todo o mercado, desde sacolas ecológicas até veículos movidos pela energia solar. Na construção civil, esse conceito também já faz parte do lançamento de empreendimentos sustentáveis. 

Ou seja, a Sustentabilidade não se limita a cuidar da natureza ou preservar florestas, mas também busca o uso de recursos de forma mais eficiente, além promover a economia de tempo ou dinheiro no nosso cotidiano. 

De acordo com esse estudo, as vantagens econômicas e ambientais com a adoção de práticas sustentáveis podem chegar na redução de até 30% do consumo de água, 35% das emissões de CO2 e de 70% na produção de lixo. 

Essa visão faz com que arquitetos e engenheiros desenvolvam imóveis que aproveitam melhor a luz do dia; ou adotem materiais que garantam maior conforto térmico nas residências; e até mesmo taxas de condomínio tem ficado mais baixas, mesmo com áreas de lazer bastante completas. Tudo isso, graças ao uso de conceitos sustentáveis na criação de novos produtos imobiliários.

Listamos os conceitos que têm norteado novos lançamentos em Goiânia, e que serão referência no mercado imobiliário ao longo dos próximos anos. 

Espaço sustentável

Ao pensar um novo empreendimento, as construtoras têm buscado diminuir o impacto da obra no meio ambiente, com estratégias que vão desde a escolha da localização, privilegiando o acesso ao transporte público, ou proximidade com áreas verdes, e até mesmo tecnologias de construção que diminuem a poluição sonora e acelerem o prazo de entrega.

O ID Vida Urbana se destaca como um dos projetos mais sustentáveis na capital, desde sua concepção foram privilegiados espaços privados e comuns que valorizam a luz natural, manejo de resíduos de forma seletiva e até sistema de compostagem. Saiba mais sobre o ID Vida Urbana.

Eficiência no uso de água

Como o próprio conceito já diz, são empreendimentos feitos com medidas que visam a redução no consumo de água. isso pode ser feito com o reaproveitamento de água da chuva, adoção de válvulas de duplo acionamento nos banheiros e até mesmo a escolha de plantas e ornamentos que exijam menor consumo de água ou manutenção. 

O Gaia Consciente Home é um empreendimento que se destaca pelas diversas soluções adotadas para a eficiência no consumo de água. No condomínio, todas as unidades são entregues com dispositivos de economia de água e torneiras e válvulas com acionamento ecológico. E a área comum conta com sistema de irrigação automatizado nas áreas verdes e reaproveitamento de água da chuva. Conheça o Gaia Consciente Home.

Energia

Luz acesa durante o dia é coisa do passado! A localização do imóvel e a disposição das janelas é uma estratégia muito eficaz para a redução no consumo de energia. Além disso, os projetos mais recentes também estão empregando mais tecnologia na rede elétrica dos imóveis, o que reduz o consumo elétrico em até 30% nos condomínios.

Podem ser adotados sistemas de automação, sensores de presença e elevadores operados por software que otimizam o consumo de energia e geram economia para o bolso e preservação do meio ambiente.

O Talk Marista é um projeto inovador, focado na eficiência energética e conforto para seus moradores. Toda iluminação da área comum do condomínio será mantida por placas de energia solar e a garagem do empreendimento já prevê a instalação de infraestrutura para o carregamento de carros elétricos. Saiba mais sobre o Talk Marista.

Materiais e Recursos 

A escolha dos materiais na construção do imóvel faz toda a diferença. O uso de produtos de origens responsáveis ou que também diminuam o consumo de água e energia é um diferencial que pode ser adotado por empreendimentos sustentáveis. 

O retorno disso para o consumidor final pode ser tanto na redução dos custos do empreendimento como também na qualidade e no conforto dos imóveis. 

O Plateau D’or se destaca por ser um projeto inovador no país, um complexo residencial e comercial integrado, empregando uma visão inovadora que parte dos conceitos da sustentabilidade para o desenvolvimento de um Hub Humano, fomentando Educação, Saúde, Comércios, Serviços e Cultura na região. Conheça o Plateau D’or.

Qualidade Interna dos Ambientes

A sustentabilidade também influencia na qualidade de vida dos moradores de empreendimentos construídos com esse conceito. São imóveis que desde a escolha da localização até a definição dos materiais de construção e decoração que vão permitir maior conforto térmico, visual e espacial. 

Por exemplo, imóveis sustentáveis levam em conta qualidade da vista externa dos seus moradores, buscando localizações que vão garantir a vista de parques ou áreas verdes nos principais cômodos dos imóveis. 

O Órion Business & Health Complex é um complexo de saúde e negócios que se destaca entre os maiores edifícios do país e também pelos prêmios e certificações alcançados desde o seu lançamento. Seu projeto conta com um moderno sistema de de eficiência e aproveitamento térmico que garante cerca de 30% de economia tanto para as unidades no empreendimento como também para os custos com a área comum. Saiba mais sobre o Órion Business & Health Complex.

Inovação e processos

O uso de novas tecnologias e projetos pensados para melhorar a eficiência dos condomínios, faz com que as taxas de manutenção sejam até 30% menores, seja  no consumo de energia, água ou nos custos operacionais do empreendimento. 

É justamente a adoção de práticas sustentáveis que tem feito condomínios com áreas de lazer mais completas terem uma relação custo/benefício tão atrativos. Enquanto prédios mais antigos enfrentam o desafio de taxas muito altas e com poucas opções de lazer. 

Os condomínios Parqville são pensados para moradores que desejam viver em harmonia com a natureza, seu desenho urbanístico aproxima as residências de bosques, áreas de lazer, lagos e até pomares. Tudo isso também associado a materiais e equipamentos que reduzem os custos de manutenção e despesas do condomínio. Conheça os condomínios Parqville.


E como “quem compra um imóvel garante um investimento”, imóveis com selo sustentável chegam a valorizar até 20% mais em relação aos demais, ou seja, além da economia para os moradores, investir em empreendimentos com esses conceitos aplicados também garante um ótimo retorno no momento da venda!

E aí, procura por um imóvel com essas características? Conta pra gente nos comentários qual fator você considera mais importante na escolha de um imóvel!



Somos especialistas em morar, acompanhe nossas novidades

Não te mandaremos spam!
Powered by Rock Convert
UA-66212527-2