Blog

home staging

Home staging: entenda seu conceito e implicações

por URBS Imobiliária - Publicado em 18 de maio de 2020
home staging
Tempo de leitura 6 min

Em um momento que ainda não existia internet nem portais imobiliários, os profissionais que vendiam ou alugavam imóveis precisavam adotar métodos que, de alguma forma, valorizassem aquele ambiente para ter resultados mais atrativos. Nesse contexto, na década de 1970, surgiu nos Estados Unidos uma técnica que é utilizada até os dias de hoje: o home staging.

É essencial ter estratégias de marketing e contar com uma consultoria especializada para que o seu negócio seja fechado com mais facilidade. No entanto, entender sobre esse conceito também contribuirá para que você atraia mais olhares ao seu imóvel.

Por isso, elaboramos este conteúdo, para que você saiba mais sobre o home staging e como executá-lo de forma eficaz. Boa leitura!

Saiba o que é o home staging

O home staging é uma estratégia que tende a valorizar o seu imóvel e conquistar o futuro morador que vai até o local avaliá-lo. Nada mais é do que a redecoração de seu espaço para tornar o ambiente mais agradável esteticamente e fazer com que aquela pessoa se enxergue naquele espaço como sendo seu.

Traduzindo de maneira literal significa “encenação da casa”. É o momento em que você vai redesenhá-la utilizando a decoração. No entanto, é preciso ter cuidado apenas para não tornar tudo muito artificial. O objetivo é melhorar as condições do local e torná-lo mais atrativo.

Entenda como aplicar o home staging

Agora que você já sabe o que significa, chegou o momento de conhecer algumas dicas de decoração para que a sua estratégia seja eficaz. Confira!

Limpeza do espaço

Imagine só a seguinte situação: o imóvel colocado para a venda ou locação é atrativo, está em uma localização estratégica e com um preço que atrai qualquer pessoa que pesquisa por um novo lar. Como aquele comprador ou locatário quer fazer uma escolha certeira, está selecionando imóveis na mesma região para visitar.

Nesse sentido, escolheu dois estratégicos. No dia da visita, um estava totalmente sujo, enquanto o outro, apesar de contarem com as mesmas qualidades e diferenciais, estava limpo e agradável de conhecê-lo. Qual dessas opções vai ser a escolhida? Provavelmente o segundo. É preciso que o ambiente seja preparado nesse sentido, pois isso pode influenciar a percepção que o indivíduo terá de seu imóvel.

Reparos pontuais

De nada adianta investir na decoração de sua casa ou apartamento se reparos pontuais não forem levados em consideração no momento de vender ou alugar, concorda? Esse pode ser o grande diferencial diante das outras opções disponíveis no mercado, uma vez que quem vai fechar um negócio como esse busca por alternativas que não vão trazer gastos extras e nem dores de cabeça futuramente.

Por essa razão, verifique se há algum tipo de vazamento e se há problemas com a parte hidráulica e elétrica da residência. Leve profissionais que tenham expertise para uma análise completa, visando reparar todas as questões que surgirem antes mesmo de organizar o home staging para os visitantes. Avalie, ainda, se há alguns desses problemas na estrutura:

  • rachaduras;
  • pintura descascada;
  • sinais de mofo ou vazamento nas paredes;
  • fios elétricos aparentes.

Fachada

Tão importante quanto organizar os reparos é deixar a fachada mais convidativa. Mesmo que o seu imóvel esteja nas mãos de bons profissionais do mercado, que levarão a pessoa certa para conhecê-lo, é preciso que a primeira impressão seja das mais positivas.

Não se preocupe apenas com a pintura. A limpeza, aqui, também é essencial. Esteja atento também se há a necessidade de fazer a capinação, pois isso vai influenciar a percepção do futuro morador.

Uso de espelhos

O uso de espelhos em casas e apartamentos é bastante conhecido por oferecer amplitude aos espaços. Dessa forma, para imóveis pequenos, podem ser aplicados de modo que tragam uma sensação mais cômoda para quem está conhecendo o local. Eles podem ser colocados em corredores e lavabos, por exemplo, além de ter diferentes formatos — enquanto os verticais ampliam a altura, os horizontais ampliam a largura.

No entanto, para que a sua utilização realmente traga um efeito positivo, é preciso ter cautela, pois o seu uso em demasiado pode trazer como consequência uma poluição visual do ambiente. Além disso, o mais indicado é que sejam colocados em cômodos de tonalidade neutra, para não interferirem na decoração do imóvel.

Móveis

Passamos algumas dicas para a amplitude dos ambientes, certo? Mas é preciso se preocupar também com o excesso de móveis, pois eles trarão uma percepção de que o espaço é menor e que não condiz com a metragem. Prefira sofá menores, por exemplo, e reduza o número de itens na sala, como mesas de centro e estantes.

Além disso, opte por materiais que sejam mais contemporâneos e que darão um ar mais moderno ao seu lar. Nesse sentido, também tenha atenção com as cortinas. Caso tenha aquelas mais antigas e datadas, ou até mesmo sujas, troque por algo novo e que favoreça a iluminação.

Iluminação

Por falar em iluminação, esse é um dos quesitos muito valorizados por quem busca uma casa nova. Tanto os ambientes que são muito escuros quanto aqueles claros demais não favorecem o seu espaço. Veja algumas dicas:

  • iluminação da cozinha: é preciso que enxergue com maior precisão os alimentos, utilizando lâmpadas com grande Índice de Reprodução da Cor;
  • iluminação da sala — materiais com aparência mais amarelada trarão maior sensação de comodidade para quem visita o imóvel;
  • iluminação do quarto — o mais indicado é que seja uniforme e indireto, utilizando luminárias com vidros de acrílico ou fosco;
  • iluminação da sala de jantar — ofereça oportunidades para que o morador faça jogos de luzes, adaptando de acordo com o evento que ocorrer naquele espaço.

Neste conteúdo, você pôde entender de maneira mais precisa sobre o que é o home staging. Ao colocar um imóvel para venda ou locação, existe a necessidade de avaliar todos os pontos que influenciam na percepção dos visitantes, além de contar com a consultoria de profissionais que trabalharão o marketing e a argumentação para que o negócio seja fechado e seguindo todos os pontos burocráticos.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para conhecer um passo a passo de como vender um imóvel mais rápido!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Dicas