Blog

O guia completo para fazer uma mudança de imóvel! – Parte 1

por Johan Pedro - Publicado em 02 de março de 2020
Tempo de leitura 3 min

Já pensou em quanto tempo você gasta fazendo uma mudança? Por isso, fizemos o guia da mudança de casa, que vai fazer toda diferença para você ganhar tempo e evitar dores de cabeça.

Uma montanha de caixas… transportadora atrasada… a geladeira que não entra no elevador…! É tanta coisa que pode dar errado na hora de mudar de um imóvel… mas calma! pra tudo tem um jeito e a esperança é a última que morre!

Parte 1 – Planejamento é tudo!

Mudar não é fácil, então gastar um tempinho planejando o que fazer é a dica de ouro para evitar problemas e começar um novo lar com o pé direito!

  1. Reúna caixas de papelão para transportar seus objetos. O jeito mais fácil e barato de conseguir caixas de papelão é pedindo algumas para supermercados próximos na sua região.
  2. Reúna ou compre versões antigas de jornais, eles são ótimos para embrulhar objetos frágeis e tem um custo muito barato.
  3. Faça LISTAS e pastas! Fizemos um tópico com opções de listas que você pode fazer e pastas importantes para se organizar, vem com a gente que é sucesso!
  4. Cuidado com a comida! Época de mudança não é ideal para comprar congelados e carnes, faça um bom planejamento para consumir o que for possível na geladeira, assim você evita desperdícios!
  5. No caso de condomínios, verifique os horários e regras de cada um (o atual e o novo) para a realização de mudanças. 
  6. Também salve o contato do síndico, para em qualquer eventualidade, já deixar a administração avisada.  Afinal, a primeira impressão é a que fica!
  7. Compre uma trena! Meça os elevadores e portas do trajeto da sua mudança! Dependendo dos móveis que você possui, talvez seja necessário mais trabalho que o habitual. Informar isso para a transportadora pode fazer toda diferença no orçamento e no tempo que sua mudança vai levar!
  8. Além do custo, pesquise os serviços e modalidades de cobrança das transportadoras. Algumas cobram por hora, outras pela quantidade de objetos.
  9. Veja também quantos funcionários as transportadoras disponibilizam para a mudança (geralmente são 2, mas é possível contratar com mais funcionários).
  10. Algumas transportadoras também oferecem o serviço de montagem dos móveis, fornecimento de caixas e até seguro para os objetos transportados, veja as opções que podem facilitar a sua mudança!
  11. Observe as instalações do seu novo lar! Água, luz, gás, condomínio, estão com as contas em dias e funcionando corretamente? E quanto tempo leva para religar esses serviços se eles estiverem cortados? É melhor ver isso antes de tentar um banho quente na casa nova e não conseguir.
  12. Separe na agenda um dia (ou pelo menos um período) para fazer uma faxina no imóvel novo, ou contrate alguém para isso. É muito mais fácil limpar tudo antes da mudança chegar, e você já começa no seu novo lar com tudo limpinho!
  13. Chama o SAMU!!! Se você ainda não tiver, crie uma caixa de primeiros socorros com curativos, salonpas, analgésicos e anti-alergênicos. É importante ter esses itens a mão para emergências, tanto na casa nova quanto na atual. 

A mudança é um momento delicado em que lidamos com prazos apertados, vários objetos, com o transporte de peso e também alguns movimentos repetitivos. Planejamento e organização são a chave para facilitar tudo isso! 

Dica Bônus

Assustou com a mudança? Uma alternativa mais prática é procurar por imóveis mobiliados, assim você provavelmente terá poucas coisas para levar e mais tempo para aproveitar sua casa nova. 😉


Mobiliados ou não, o próximo passo é se preparar para o dia da mudança: encaixotar tudo e garantir que nada se perca ou danifique é possível com as dicas nesse próximo post!

E então, vamos encaixotar? →