Blog

Homem pagando boleto

É GOLPE! Até a paz de um boleto pago pode virar dor de cabeça!

por Johan Pedro - Publicado em 27 de janeiro de 2020
Homem pagando boleto
Tempo de leitura 6 min

Se pagar um boleto já dói, imagina pagar errado?! 😱 As facilidades de pagamento que a internet trouxe também são mais uma brecha para golpistas. 

Preocupou? Calma que reunimos as principais dicas para driblar esse tipo de cilada. 

Apesar da correria do dia-a-dia, fazer transações financeiras é o tipo de atividade que deve ser feita com calma e muita atenção. Na hora de pagar os boletos, revise todas informações e desconfie de qualquer coisa que esteja fora do normal.

Não confie em estranhos!

Recebeu uma mensagem esquisita no WhatsApp? Ou um e-mail totalmente diferente? DESCONFIE! E sempre duvide de mensagens com tons alarmistas ou de origens desconhecidas. 

Esteja atento em relação a quem enviou (nome, endereço de e-mail, DDD e telefone) e também atenção ao formato da mensagem (padrão do texto, data ou horário incomum). Se o boleto sempre chegou por e-mail e agora te enviam no WhatsApp, ATENÇÃO!

No caso da URBS Imobiliária, todos os e-mails são enviados somente por endereços no domínio @URBS.com.br

Outra dica importante é reparar no texto se existem erros de português ou nos termos empregados. Se a mensagem troca “inquilino” por “alugador”, por exemplo, avise alguém IMEDIATAMENTE.

Exemplo de boleto

SEMPRE revise as informações no cabeçalho do boleto!

O código de barras começa com o número do banco. Esteja atento, pois geralmente os golpistas alteram somente o banco emissor, o que confunde as vítimas e permite o golpe.

No caso da URBS Imobiliária, o boleto é gerado pelo Banco Itaú, sendo assim, o número deve ser sempre 341.

Também é importante conferir o “nosso número”, que consta no código do boleto, e comparar ele com o que consta na coluna à direita. Algumas fraudes também mudam apenas este número no código de barras e mantém o restante do boleto com as características de uma versão autêntica.

No caso da URBS Imobiliária, o “nosso número” é o 24085.31. Se o boleto estiver com um número diferente, entre em contato com nosso atendimento. (listamos os canais no final da matéria ✅)

O mesmo se aplica ao comparar o número da conta corrente, o código de barras deve sempre bater com o número que consta na coluna à direita. Na imagem acima destacamos onde identificar cada número.

Atenção aos prazos e dados pessoais

Considere somente boletos que indicam o número do documento, data de vencimento, valor do boleto e beneficiário do pagamento. Ou seja, se o boleto está com informações erradas ou ausentes, não pague! 

Na seção de dados do pagador revise se as suas informações estão completas e corretas, afinal, mesmo que não seja uma fraude, o erro dessas informações também pode fazer com que o seu débito não seja quitado. 

Por isso, manter os seus dados atualizados é fundamental! Evite mudar de e-mail ou número de telefone, mas caso seja necessário, lembre-se de notificar a alteração para as empresas que você geralmente se relaciona, como instituições financeiras, prestadores de serviço, imobiliária, seguradora, etc.

Agora, se você não recebeu o boleto até a data do vencimento, entre em contato com o departamento financeiro da instituição. 

Em caso de atraso no pagamento do boleto, o sistema bancário gera juros e multa em razão de mora. Ao receber o boleto atualizado, revise o boleto e também observe se foram cobrados os encargos relacionados ao atraso, pois a ausência desta cobrança pode ser um indício de FRAUDE.

DEU RUIM?! Siga esses passos e avise os envolvidos! 

Caso tenha efetuado o pagamento de um boleto fraudado, não se desespere! Veja o que fazer quando descobrir que pagou um boleto falso.

Tente se acalmar!

Parece óbvio, mas não é! Respirar fundo, tomar um copo de água e clarear as ideias vai te ajudar a reunir os documentos. Estar mais calmo também vai contribuir em como entrar em contato com as instituições necessárias de forma clara e objetiva, assim os funcionários e autoridades vão conseguir te atender da melhor forma possível.

  1. Reúna o boleto falso, o respectivo comprovante de pagamento e dirija-se o quanto antes a uma Delegacia de Polícia Civil para registrar um BOLETIM DE OCORRÊNCIA. Se possível, também leve um boleto autêntico, isso pode facilitar as autoridades a encontrarem as informações discrepantes e agilizar as investigações.
  2. Notifique imediatamente o banco em que foi efetuado o pagamento, instruindo a notificação com cópia do boletim de ocorrência, do boleto e do respectivo comprovante de pagamento, requerendo esclarecimentos e o reembolso do valor indevidamente pago. E, se for o caso, procure também um advogado de sua confiança.
  3. Encaminhe cópias das ocorrências para o departamento financeiro da empresa que deveria ter recebido o pagamento. 

No caso da URBS Imobiliária, o e-mail do departamento financeiro é o financeiro@urbs.com.br, e você também pode entrar em contato pelo telefone (62) 3238-2327 para explicar o ocorrido e contar com o suporte necessário.

Caso tenha recebido uma NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL de um boleto pago, porém FRAUDADO, agilize os procedimentos citados acima e procure também um advogado de sua confiança. 

Não tem um advogado? Sites como o JusBrasil ajudam a conectar pessoas que precisam de orientação jurídica, basta acessar neste link.

Fraudes desse tipo são cada vez mais comuns, exigindo cautela de consumidores e instituições financeiras: A emissão de boletos de pagamentos falsos com números alterados não isenta o cliente do pagamento correto e eventuais multas pelo atraso.

Mais simples do que parece!

Passar por esse tipo de problema é o pavor de todo mundo não é mesmo? Então, contar com uma imobiliária de confiança como a URBS Aluga, que conta com corpo jurídico especializado, é uma ótima maneira de garantir sua segurança jurídica e financeira mesmo em situações ruins como nesse tipo de golpe.

Pensando na sua segurança e comodidade, a URBS também simplificou as informações de suas faturas. Agora, elas são apresentadas em formato mais limpo e espaçado,  com seções dispostas de forma clara, objetiva e transparente.

Nova fatura URBS Aluga

Assim fica mais fácil visualizar as informações da sua conta, garantindo conforto e segurança para você cuidar da sua vida financeira. 😉