Mercado e Investimentos

Financiamento de imóvel usado: entenda como funciona

julho 24, 2019
financiamento de imóvel usado
Tempo de leitura 6 min

O financiamento de imóvel usado pode ser uma excelente opção para quem quer ter sua casa própria. A popularidade de programas como o Minha Casa, Minha Vida tem facilitado a aquisição desse tipo de propriedade, ainda que muitas pessoas imaginem que essa opção só exista para imóveis novos.

Se você vem considerando essa possibilidade entre os seus investimentos, continue lendo. Separamos algumas informações importantes que ajudarão a financiar imóvel usado da forma correta. Confira!

Como funciona o financiamento de imóveis usados?

Bom, a premissa é a mesma de qualquer outro tipo de imóvel: você precisará procurar um banco, seja ele privado ou público, para averiguar as opções existentes de financiamento para imóveis usados. Depois de dar esse primeiro passo, precisará comparar as condições de cada financiamento a fim de não errar na hora de fechar negócio. A boa notícia é que são várias as instituições existentes hoje para realizar esse tipo de financiamento.

Obviamente, os prazos para quitar as parcelas, a exigência do valor de entrada na compra do imóvel, o montante a ser abatido mensalmente e vários outros detalhes serão diferentes do que é visto no financiamento para imóvel novo. Não se surpreenda com isso e veja o que cabe dentro da sua renda a fim de não se comprometer com algo que não poderá arcar no médio e longo prazo.

Quais as particularidades dessa linha de crédito?

Os pré-requisitos para financiamento de imóvel usado costumam envolver tanto a avaliação das condições do comprador quanto do próprio imóvel. Abaixo vamos elencar alguns pontos que você entenda melhor. Veja:

  • compradores com nome em cadastro de devedores como SPC e Serasa podem encontrar dificuldade em aderir a essa linha de crédito;
  • é necessário a comprovação de renda por meios diversos como contracheque, carteira de trabalho, declaração do imposto de renda, recibos de pagamentos, entre outros;
  • como o imóvel é usado e podem haver danos em sua estrutura, o tamanho, localização, valor e as condições na qual foi construído podem contar contra ou a favor à liberação dessa linha de crédito. Uma equipe especializada de engenharia fará a avaliação da propriedade.

Em meio a essas particularidades, é sábio pensar em contar com uma imobiliária para guiar você por esse processo. Encontrar bons imóveis usados e negociar com segurança nem sempre é uma tarefa fácil. Evite o risco de fazer maus negócios e conte com uma imobiliária para ajudar durante o processo.

Quais os requisitos que o imóvel precisa apresentar para realizá-lo?

Existem ainda algumas condições relativas ao que o imóvel deve apresentar para ser financiado por essa linha de crédito. Alguns requisitos comuns em diversas instituições financeiras são:

  • você não pode ter ou estar financiando outro imóvel no mesmo município onde quer financiar seu imóvel usado;
  • esse imóvel também não poderá estar na mesma cidade na qual seja o seu local de trabalho como acontece no Sistema Financeiro Habitacional (SFH);
  • se você tiver mais de um emprego e a sua ocupação principal for onde o imóvel está, também não é permitido como acontece no financiamento oferecido pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Vale lembrar ainda que se as prestações requeridas para quitar o valor do imóvel comprometer mais de 30% da sua renda familiar mensal bruta, provavelmente você terá dificuldades em acessar essa linha de crédito. Por isso, planeje bem antes de buscar esse financiamento para que tudo dê certo.

Quais as diferenças entre esse tipo de financiamento e o de imóveis novos?

O primeiro item que poderíamos destacar é a taxa de juros. Ainda que muitos bancos afirmem que não exista diferença, ela pode sim existir dependendo das condições do financiamento e do próprio imóvel que se quer comprar. Seja cauteloso quanto a isso e procure avaliar o quanto seria cobrado de juros caso viesse a concluir a negociação.

Bom, conforme temos explicado ao longo do post não é só a sua situação que é averiguada quando uma instituição financeira concede uma linha de crédito para aquisição de um imóvel usado. Tanto o vendedor, quanto a propriedade também são avaliados. Isso significa que mesmo você tenha se organizado e feito tudo certo, precisa tomar cuidado com quem está comprando e o que está adquirindo.

No caso de imóveis novos isso tende a ser menos complicado, já que há menos chances de haver problemas na estrutura da propriedade e provavelmente a venda será feita por alguma grande construtora com respaldo no mercado. Por mais esses motivos, contar com uma imobiliária pode ser providencial quando estamos falando em financiar um imóvel usado. Não subestime a importância disso.

Como fazer o financiamento de um imóvel usado?

Se você seguiu os passos indicados aqui, provavelmente já encontrou o banco e as condições ideias de financiamento. Depois disso, é preciso pesquisar bastante na internet sobre preços e opções dos imóveis usados disponíveis no mercado. Para fechar, escolher uma imobiliária que trabalhe com esse tipo de propriedade torna a sua caminhada ainda mais segura e acertada.

Para além disso, podemos destacar ainda os seguintes pontos:

  • prepare a documentação necessária como RG e CPF seu e do cônjuge, caso casado, inclua ainda a comprovação do estado civil e de renda de ambos;
  • a aprovação da linha de crédito dependerá do fato de que a soma das rendas para quem é casado seja capaz de arcar com as parcelas do financiamento dentro dos 30% totais previstos;
  • se você ou seu parceiro, estiver com o nome em cadastro de devedores, procurem resolver isso antes de procurar o financiamento de imóvel usado ou poderão perder tempo ao buscar essa alternativa.

Como pode ver, é totalmente possível realizar com sucesso a aquisição de uma propriedade usada. Basta estar atento aos detalhes e contar com a ajuda de imobiliárias que poderão guiar você por esse caminho com tranquilidade, eficiência e segurança. Evite dores de cabeça querendo resolver tudo sozinho e aproveite dessa facilidade que o mercado imobiliário oferece a quem quer comprar um imóvel.

Se gostou de saber como funciona o financiamento de imóvel usado, curta agora mesmo nossa página no Facebook. Nosso conteúdo é voltado para todos aqueles que buscam agir de forma acertada quando o assunto são imóveis!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário