Blog

Conheça as vantagens de investir em uma fazenda

por URBS Imobiliária - Publicado em 20 de maio de 2020
Tempo de leitura 6 min

Investir em imóveis é um desejo comum da maioria dos brasileiros, principalmente por seu excelente potencial de valorização. Recentemente, um tipo de propriedade que vem ganhando muito espaço no mercado são os sítios e as fazendas. Independentemente do objetivo — seja comprar, seja colocar fazendas à venda —, o fato é que os incríveis benefícios de possuir um imóvel rural tem atraído os olhares de muitos interessados.

Você também tem interesse em conhecer as vantagens e possibilidades que um imóvel no campo pode oferecer? Então, continue acompanhando este conteúdo e confira as dicas que preparamos!

Conheça as vantagens de investir em uma fazenda

Fonte de renda extra

A compra de uma fazenda também pode ser vista como uma forma de investimento, pois é possível cultivar vários tipos de alimentos e até se concentrar na criação de animais — algo que não é viável em grandes centros urbanos. O grande potencial de rentabilidade desse tipo de imóvel, no entanto, é o arrendamento.

Hoje, muitas pessoas desejam alugar sítios e chalés no estilo hotel-fazenda para aproveitar feriados e finais de semana. Essa é também uma excelente maneira de conseguir renda extra com a propriedade.

Garantia de privacidade

Uma queixa bastante recorrente dos moradores da cidade é a falta de privacidade. Especialmente em prédios e condomínios, os vizinhos estão muito próximos e, geralmente, compartilham as paredes. Isso torna muito difícil ter momentos de paz e sossego sem ser incomodado por outras pessoas.

Em uma fazenda, você não será incomodado por vendedores ambulantes, barulho do trânsito, obras e outros ruídos típicos dos centros urbanos. Além disso, as chances de você receber chamadas complicadas de bancos, empresas de serviços ou operadora de telefonia são muito menores.

Contato direto com a natureza

Outra excelente vantagem de comprar uma fazenda é que o contato com a natureza é ampliado. Isso é bastante improvável se você mora em um apartamento ou uma casa no centro da cidade. Além disso, você estará cercado por florestas nativas, um fator que contribui diretamente para a qualidade de vida.

Saiba como adquirir uma fazenda com segurança

Analise os pontos estruturais e práticos

Aqueles que estão no processo de compra de uma fazenda devem fazer uma visita técnica e avaliar algumas questões estruturais e práticas do local, principalmente quem deseja transformar a propriedade em um negócio. Entre os pontos a considerar estão:

  • tipo de solo e vegetação;
  • distância até a cidade mais próxima;
  • clima predominante do local;
  • áreas de mata virgem e possibilidades de desmatamento;
  • condições da sede da fazenda em relação à água e eletricidade;
  • condições do cercamento da propriedade.

Durante a sua visita às terras da fazenda, observe cuidadosamente o estado de conservação, bem como a posição da sede em relação ao sol. Um cenário ideal é quando os quartos devem receber luz solar à noite, algo que chamamos de “face norte”.

Verifique a existência de débitos

Os interessados ​​em comprar uma fazenda devem ter o cuidado de pesquisar se há alguma dívida pairando sobre a terra. Para fazer isso, basta ir ao cartório de registro de imóveis no qual o terreno está registrado e solicitar o certificado de garantia real.

Outra possibilidade é remover o certificado negativo de propriedade rural por meio do site da Receita Federal. Lembre-se de que este certificado diz respeito apenas a dívidas da receita, mas pode haver outros problemas pendentes.

Certifique-se da reserva legal

De acordo com a legislação, qualquer comprador que venha promover algum tipo de impacto ambiental precisará seguir os requisitos legais de reserva. Uma das questões mais importantes a considerar antes de comprar uma fazenda é a reserva legal, que nada mais é do que uma área que deve ter a sua cobertura natural da vegetação protegida.

Na Amazônia, por exemplo, o território é de 80%, no Cerrado, 35% e em outras áreas florestais do país, 20%. Ao fechar o negócio, o futuro proprietário deve ter cuidado para saber se o terreno atende a todos os requisitos ambientais. Caso contrário, é ele quem deve arcar com os custos da adequação.

Entenda como colocar fazendas à venda sem complicações

Verifique a documentação

A venda de um imóvel na área rural requer alguns cuidados, principalmente com relação à documentação e legalidade do imóvel. Entre as medidas essenciais de documentação que garantem um negócio seguro e evitam dores de cabeça, estão:

  • certidão negativa da Prefeitura (do imóvel em questão);
  • cópia autenticada do CPF;
  • cópia autenticada do RG;
  • cópia autenticada da comprovação de residência;
  • CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural);
  • os 5 últimos INCRA/ITR ou certidão relativa ao imóvel junto à Receita Federal;
  • certidão negativa do IAP (Instituto Ambiental do PR);
  • cópia autenticada da Certidão de Casamento ou Certidão de Nascimento, entre outros documentos.

Faça uma avaliação fidedigna do imóvel

Encontrar compradores de imóveis rurais não é algo que se consegue da noite para o dia. Existem algumas barreiras como a topografia do local, distância da cidade, preço etc. Uma boa maneira de simplificar essa missão é conhecer a região em profundidade, seus atrativos naturais, dados de saneamento e segurança, infraestrutura e outras coisas que podem ajudá-lo ao negociar o valor junto aos interessados.

Por isso, é importante avaliar a propriedade, analisar sua localização, a metragem e as condições de conservação para ter certeza de que você poderá cobrar um valor justo e que corresponda com a realidade do mercado local.

Divulgue a propriedade em múltiplos canais

Não importa se você criou a fazenda dos sonhos. Ela precisa ser anunciada em vários canais de venda, como os classificados online e as mídias sociais. A divulgação deve ser ampla e, ao mesmo tempo, segmentada, a fim de que o anúncio alcance o público-alvo, ou seja, clientes em potencial.

Outro detalhe importante é fazer uma descrição atraente da propriedade, informando todos os seus pontos fortes, principalmente sobre a área de lazer, que geralmente são amplas.

Como você pode perceber, existem alguns cuidados essenciais na hora de comprar ou colocar fazendas à venda. Outra dica é contar com a ajuda de uma corretora de imóveis ou imobiliária especializada. Isso lhe permitirá obter informações precisas para conseguir fechar um bom negócio e identificar outras boas oportunidades de mercado.

Gostou das nossas dicas? Então, entre em contato com a URBS Imobiliária e descubra o que podemos fazer por você!