Blog

Está chegando a hora de declarar o DIMOB 2023!

por URBS Aluga - Publicado em 30 de janeiro de 2023
Tempo de leitura 2 min

Em 2002, a Receita Federal descobriu um rombo de 1 bilhão de reais em valores no mercado imobiliário, e com uma fraude dessa magnitude, medidas precisaram ser tomadas para a conferência de valores nessa área.

Foi criada a DIMOB, a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias, que controla as declarações de imposto de renda, permitindo à Receita cruzar dados e informações com os contribuintes. Um relatório anual contendo todas as informações relativas à comercialização, intermediação e locação de imóveis. 

É obrigação do corretor, da imobiliária ou da construtora entregar esse relatório anual, e costuma ser um obstáculo nem sempre tão agradável, mas necessário!

 

Pela lei…

A DIMOB segue a Instrução Normativa RFB nº1.115, de 28 de dezembro de 2010, e prevê a entrega da declaração por toda pessoa física que: 

  • Constituiu para construção, administração, locação ou alienação de patrimônio (próprio, de condôminos ou de sócios);
  • Comercializou imóveis construídos, loteados ou incorporados para este fim;
  • Intermediou aquisição, alienação ou aluguel de imóveis;
  • Realizou sublocação de imóveis.

Além disso, todas as empresas ou pessoas jurídicas que lidam com transações imobiliárias!

Se houver divergências na conferência, os responsáveis são sujeitos a sanções, aplicação de multa e juros sobre a diferença, podendo variar de acordo com as seguintes situações:

  • Por não cumprimento à intimação da Receita Federal;
  • Por cumprimento de obrigação acessória com informações inexatas, incompletas ou omitidas;
  • Por apresentação fora do prazo.

 

A URBS Aluga garante a declaração!

Este ano, a declaração deve ser feita até o dia 28 de fevereiro, e a URBS assegura a entrega devida!

Oferecemos os melhores serviços para compradores e locatários, favorecendo os interesses de ambos na busca pelo negócio otimizado. Não perca essa!

Gostou do nosso conteúdo? Nos siga para acompanhar todas as novidades do mercado imobiliário, nossas redes sociais Facebook, Instagram, estão sempre cheias de novidades e informações para você.