Dicas

Entenda como é feita uma avaliação de imóveis

maio 27, 2019
Tempo de leitura 6 min

Antes de fechar a compra de um apartamento ou casa, é fundamental analisar uma série de fatores, desde os externos — como o bairro de localização do imóvel — até a situação da estrutura interna — como a estética e o acabamento da construção.

Mas, afinal, você sabe como fazer uma avaliação de imóveis corretamente? Pois saiba que, para que tudo dê certo, é preciso ter cautela e observar alguns elementos essenciais sobre a propriedade que você está prestes a adquirir — e que causam influência direta no valor desse bem.

Pensando nisso, vamos mostrar como é feita a avaliação de imóveis de modo que os interessados em adquirir uma propriedade possam definir a sua compra de forma mais simples e prática. Então, confira!

Localização

O local onde está o imóvel é um dos fatores que mais pesam no momento da escolha de uma residência. É por meio desse elemento que é estabelecido o valor de venda ou de aluguel — o que pode contribuir para a valorização ou desvalorização da construção.

Desse modo, os imóveis localizados no centro ou em bairros nobres são mais requisitados — se formos comparar com áreas mais afastadas ou da periferia, por exemplo.

As propriedades situadas na orla ou em regiões litorâneas também costumam ser mais procuradas — em comparação com as que foram construídas no interior. Lembrando que isso pode variar de acordo com a região.

Proximidade com o transporte público

Os imóveis situados estrategicamente próximos a estações de metrô, trem ou ônibus são mais desejados e ganham mais valorização imobiliária. Desse modo, sair de casa e pegar o transporte público e chegar rapidamente em um compromisso é prático e fácil. Além disso, nem sempre os moradores têm carro ou gostam de dirigir.

Assim, um local que é contemplado com o fornecimento desse efetivo costuma ser bastante procurado pelos futuros compradores. Contudo, essa máxima não vale para bairros de alto padrão. Nesses casos, os interessados em adquirir o imóvel preferem construções com garagem, heliportos e pontos de táxis.

Poluição sonora

O desejo quase unânime dos interessados na aquisição de imóveis é morar em um local tranquilo e sossegado, sem grandes interferências externas. E aí entra a questão da poluição sonora.

A maioria das grandes cidades brasileiras sofre com ruídos e barulhos altos, seja devido às vias de grande tráfego ou à proximidade a estabelecimentos de lazer, como boates, feiras públicas, salões de festas e demais espaços que reúnem grande concentração de pessoas.

Isso é um fator negativo que tende a reduzir o valor da propriedade. Por isso, é importante levar esse fator em consideração no momento de fazer a avaliação de imóveis.

Índices de criminalidade e violência

O aumento dos casos de criminalidade tem levado os moradores a procurarem residências mais seguras e que oferecem uma estrutura de proteção suficiente. Até porque áreas perigosas, situadas perto de periferias e com grande histórico de violência sofrem grande desvalorização.

Como uma maneira de contornar essa situação, as residências vêm ganhando aparatos de segurança — câmeras de vigilância, sistema de alarme, porteiro 24 horas, cerca elétrica, sistema de identificação de placas e pessoas etc.

Toda essa precaução é adotada como uma maneira de coibir a violência e prevenir que criminosos realizem delitos pelas redondezas. Além disso, imóveis que estão localizados próximos a postos policiais também têm um valor mais alto.

Infraestrutura

A infraestrutura da propriedade deve ser verificada de forma minuciosa durante o processo de avaliação de imóveis. Desse modo, é essencial verificar se a residência conta com uma boa instalação elétrica com fiações internas não aparentes e um sistema hidráulico de qualidade, por exemplo. Nesse sentido, é importante analisar se há condições elétricas para manter um ar-condicionado e se a voltagem permite o uso de aparelhos domésticos com maior potência.

Além disso, não se esqueça de verificar a existência de um sistema de refrigeração central, as condições de ambientes como piscinas e jardins e também dos elevadores — se houver.

Comércio e serviços ao redor

A proximidade a centros de comércio é um diferencial que contribui para torná-lo mais desejado pelos compradores. Estamos falando de estabelecimentos como farmácias, shopping centers, supermercados, padarias, escolas, cinemas, bancos e demais lojas de conveniência que ajudam a aumentar o valor de custo da propriedade.

Desse modo, quanto mais perto de estabelecimentos comerciais, mais valorizado o imóvel tende a ficar. Afinal, quem não deseja sair de casa e ter tudo de que precisa à sua disposição a poucos quarteirões? Por isso, esse fator traz praticidade e facilidade no momento de fazer compras.

Além de tudo, proporciona mais segurança aos moradores que transitam pela região, uma vez que essas instalações comerciais costumam adotar sistemas de vigilância e alarme 24 horas.

Áreas de lazer e para prática de exercícios

A preocupação com uma vida saudável tem levado as pessoas a buscar momentos de relaxamento e a praticar exercícios com maior frequência. Nesse sentido, nada melhor do que aliar diversão e cuidados com a saúde com o conforto de estar próximo de casa.

Por isso, a existência de áreas de lazer vem se tornando cada vez mais uma exigência de quem deseja investir em um imóvel — academias, sala para ioga e ginástica, piscinas, salão de jogos, quadras de esportes etc.

Vaga de garagem

O carro hoje em dia é um meio de transporte imprescindível e indispensável para a maioria das pessoas. Ele proporciona comodidade e facilidade no deslocamento e simplifica a rotina.

Por isso, uma propriedade com espaço de garagem conta mais pontos durante o procedimento de avaliação de imóveis. Nesse sentido, as vagas devem ser espaçosas para facilitar as manobras — e que não permitam que o carro fique preso ou que tenha a possibilidade de ser fechado por outro veículo estacionado.

O momento da avaliação de imóveis é o mais importante para o processo de compra de uma propriedade. Por meio desse método é possível saber onde investir melhor o seu dinheiro em um bem seguro e com alto potencial de ser valorizado ao longo do tempo. Por isso, fique atento a cada detalhe. E não se esqueça de que nessas horas, contar com o auxílio de uma imobiliária pode ser a chave para o sucesso da negociação.

Entendeu como fazer a avaliação de imóveis corretamente? Assine a nossa newsletter e seja o primeiro a receber nossos conteúdos exclusivos, com novas matérias e promoções do seu interesse!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário