Mercado e Investimentos

Entenda a importância de diversificar seus investimentos

novembro 29, 2018
Tempo de leitura 5 min

No mundo dos investimentos, existe um ditado que diz que não se deve colocar todos os ovos em uma só cesta. Afinal, nunca se sabe o que vai acontecer e você pode se ver em apuros ao escolher apenas uma opção. Em contrapartida, é possível diversificar seus investimentos.

Essa ação consiste em selecionar alternativas com rentabilidades e riscos diferentes. Ao final, a carteira tem ativos de todos os tipos, o que gera resultados positivos.

A seguir, veja por que é tão importante fazer uma diversificação de investimentos e entenda como agir para conquistar a melhor performance.

Por que diversificar?

Muita gente acha que só é necessário encontrar um bom investimento e, então, basta aproveitar todos os benefícios que ele é capaz de gerar. No entanto, é preciso estar preparado para todos os cenários. Para ter sucesso na tarefa, veja por que vale a pena diversificar investimentos.

Redução dos riscos

Os investidores, normalmente, se dividem de acordo com o seu “apetite ao risco”. Os conservadores não estão dispostos a perder nada, enquanto os arrojados conseguem arriscar mais. Os moderados ficam no meio do caminho e abrem mão de alguma segurança em troca de melhor rentabilidade.

No entanto, qualquer investimento traz riscos. Apostar em um só significa que as chances são de tudo sair como o esperado ou de tudo dar errado. Essa não é uma boa previsão, certo?

Ao diversificar seus investimentos, por outro lado, há um equilíbrio na carteira. Enquanto há perdas em uma, a outra aplicação ganha. Assim, dá para evitar a situação de sofrer grandes prejuízos.

Melhor adaptação aos mercados

Pense em quem investe no mercado de ações das empresas de tecnologia. Por mais que certos empreendimentos demonstrem estabilidade e grande potencial financeiro, não dá para garantir que isso vai se manter. Uma novidade e até mesmo uma mudança externa podem fazer com que alguns negócios percam valor. Se todo o dinheiro estiver aplicado nesses papéis, as perdas são inevitáveis.

Com a diversificação, por outro lado, é mais fácil acompanhar a variação dos mercados. Uma pessoa que investe em imóveis e na renda fixa, por exemplo, tem bom equilíbrio. Quando os juros estão altos, o setor imobiliário desacelera e a renda fixa é maior. Quando os valores baixam, a procura imobiliária dispara e a renda fixa fica menos interessante. Isso gera, portanto, uma adaptação às necessidades de mercado.

Aumento da rentabilidade

O equilíbrio é determinante não apenas para a segurança. Ele está relacionado à obtenção de uma performance ampliada, ou seja, mais renda para o seu bolso. Como as chances de perdas significativas são diminuídas, há uma probabilidade menor de que você sofra prejuízo. Com os ganhos das diversas possibilidades, o resultado é positivo e ampliado.

Também é um ótimo jeito de aproveitar as variadas condições do mercado. Com as flutuações do cenário econômico, é possível obter um desempenho diferenciado.

Como diversificar seus investimentos?

Agora que reconhece a necessidade de aproveitar várias aplicações, é o momento de entender como fazer. Com a atuação estratégica, é possível potencializar a capacidade de o seu dinheiro trabalhar para você. Na sequência, descubra como diversificar seus investimentos de maneira eficiente.

Defina seus objetivos

Em primeiro lugar, é preciso estabelecer uma meta. Defina o quanto deseja ganhar e em quanto tempo. Se quiser receber mensalmente um valor, o investimento em locação de imóveis vale mais a pena, desde que seja complementado por outros. Já se não há problemas em obter valores maiores dentro de um período, há outras possibilidades.

Estabeleça, também, o quanto pode e deseja investir e quanto pretende ganhar. Assim, dá para reconhecer qual é o nível de rentabilidade esperado.

Entenda o seu perfil

Em seguida, é o momento de compreender o seu perfil de investidor. Como visto, isso depende da capacidade e do interesse que tem em correr certos riscos. Quanto maior for a sua tolerância, maiores são os ganhos e as chances de perdas.

Como a intenção é diversificar seus investimentos, o ideal é equilibrar os que têm a ver com o seu perfil e os de aspecto oposto. Se você é conservador, vale ter parte da carteira investida em renda variável — e vice-versa. Se for moderado, o recomendado é ter uma divisão relativamente igual.

Escolha as melhores alternativas

Depois, é o momento de definir o que faz sentido para as suas necessidades. Independentemente do seu perfil, investir em imóveis é sempre uma boa opção. Trata-se de uma alternativa segura e que ajuda a aumentar o patrimônio da família. Com boas escolhas, é possível formar uma ótima carteira.

Para complementar, pense em outras possibilidades, como investimentos de renda fixa e variável — o mercado de ações, por exemplo. Opte por trabalhar com condições variadas, pois isso melhora o desempenho.

Acompanhe os resultados

Depois de montar a carteira, é essencial ficar de olho em como andam os resultados de cada aplicação escolhida. Essa etapa é importante porque permite que você faça ajustes caso algo vá muito bem ou muito mal.

No entanto, não tome microdecisões — ou seja, não mude a configuração o tempo todo. Faça apenas um acompanhamento para ter visibilidade sobre a performance. Caso algo se mostre atípico, pode agir para melhorar os impactos.

Como fazer no mercado imobiliário?

Se um dos seus investimentos é em imóveis, saiba que também é possível diversificar até dentro desse cenário. É o que acontece, por exemplo, ao adquirir imóveis com diferentes características, como na planta ou já prontos. Na hora de vender, dá para aproveitar as condições para cada um.

Também é o caso de recorrer à revenda e ao aluguel, inclusive de temporada. Não dá para ignorar, ainda, a possibilidade de investir em casas e apartamentos ou em unidades com valores diferentes — como apartamentos de luxo e outros mais em conta.

Com essa diversificação de portfólio, fica fácil aproveitar todos os cenários e as oportunidades trazidos pelo mercado imobiliário, o que garante um aumento do nível de segurança.

Ao diversificar seus investimentos, você ganha a chance de aproveitar melhor os mercados e maximizar o desempenho. Como resultado, fica mais fácil conquistar os seus objetivos financeiros com segurança.

O que acha dessa possibilidade? Conte nos comentários e participe!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/blogurbscom/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743