Blog

empreendedorismo em goiânia

Empreendedorismo em Goiânia: o que mais vende na cidade?

por URBS Imobiliária - Publicado em 06 de setembro de 2019
empreendedorismo em goiânia
Tempo de leitura 6 min

Um estudo feito pela MindMiners revela que 66% dos brasileiros veem na abertura da própria empresa uma chance de conquistarem mais liberdade e autonomia. E para ser um empreendedor de sucesso, é importante ter coragem para inovar, capacidade de resolver problemas e paixão pelo negócio. Mas o local onde o novo negócio funcionará também conta muito, e é aí que o empreendedorismo em Goiânia se mostra uma aposta certeira.

A capital de Goiás se sobressai por apresentar um contexto empresarial mais favorável e um mercado consumidor mais atrativo, o que é um baita auxílio para que o investimento dê certo. Prova disso é que ela figura no índice de cidades empreendedoras da Endeavor, entidade que é referência no assunto no país.

Quer saber mais sobre o empreendedorismo em Goiânia? Continue conosco e confira alguns dos segmentos que mais se destacam e, portanto, podem ser boas oportunidades para começar o seu próprio negócio.

Negócios promissores para investir em Goiânia

Se você pretende empreender, mas ainda não decidiu em qual área, os tópicos abaixo podem clarear a sua mente. Talvez alguma das opções tenha a ver com o seu perfil. Acompanhe!

Alimentação

Alimentação é um mercado que nunca deixa de ser interessante, provavelmente por combinar necessidade e lazer: ao mesmo tempo em que precisamos comer, sair para jantar fora é sempre um bom programa de fim de semana, por exemplo. A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) calcula que o setor cresceu impressionantes 246,2% nos últimos 10 anos.

Goiânia oferece boas oportunidades de investimento nessa área por ser uma cidade com grande riqueza gastronômica, além de uma população com uma renda média bacana. Vale destacar que você pode seguir por vários caminhos. Um deles é o setor de alimentação saudável, que tem ótimas perspectivas para os próximos anos, de acordo com uma pesquisa da Euromonitor International.

Produtos e serviços para pets

Outro setor em franca expansão é o de produtos e serviços para cães, gatos e outros bichos. Segundo o último Censo Pet, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nosso país tem 139,3 milhões de animais de estimação. Esse número expressivo favorece os empreendedores do ramo, que é o terceiro maior do mundo em faturamento.

Trata-se de um mercado que tem um potencial de crescimento ainda maior para os próximos anos, visto que a tendência é que cada vez mais famílias adotem animais. E você pode se aproveitar disso para ganhar dinheiro com as possibilidades que esse segmento traz, desde os tradicionais pet shops até os serviços como hotéis caninos e passeadores.

Produtos cotidianos

Alguns tipos de empreendimentos nunca saem de moda porque atendem a necessidades básicas das pessoas, como farmácias, papelarias e lojas de roupas e calçados. Nesse caso, considerando que a concorrência tende a ser maior, o ponto comercial é um fator decisivo: o mais indicado é optar por áreas com menos concorrentes e maior fluxo de pessoas.

Há quem acredite que cidades grandes como Goiânia estão saturadas desse tipo de empreendimento, mas esse é um engano. Na verdade, o importante é oferecer bons preços e diferenciais, como promoções chamativas e cartões de fidelidade. Se você usar a criatividade, é possível se destacar da concorrência e ter uma renda satisfatória.

Consertos, reformas e serviços domésticos

Quando falamos em serviços domésticos, estamos tratando desde o mais básico — troca de lâmpadas, conserto de torneiras, instalação de chuveiros — até serviços mais complexos, como pequenas reformas. Ocorre que, com as mudanças ocorridas no mercado de trabalho e o perfil cada vez mais urbano da população, os serviços domésticos são um setor interessante para empreendedorismo em Goiânia.

Para se destacar nesse setor, é importante investir em dois pilares: o atendimento ao cliente, que deve ser de excelente qualidade; e a qualificação dos colaboradores, afinal, eles precisam prestar um serviço irreparável para conquistar a confiança dos clientes.

Cultura e entretenimento

O setor de cultura e entretenimento da capital de Goiás é um terreno bastante fértil para o empreendedorismo. Tendo em vista o elevado número de habitantes em Goiânia — cerca de 1,5 milhão de pessoas —, a promoção de eventos culturais como shows musicais, peças de teatro e concertos tem o potencial de atrair grandes públicos.

O interessante é que os investimentos na área da cultura e do entretenimento provocam efeitos positivos para diversos outros setores, como a hotelaria e os comércios locais. Desse modo, o empreendedor não apenas gera lucros para si, mas também produz impactos que levantam toda a cidade.

Tecnologia da informação

Goiânia é uma ótima cidade tanto para empreender em negócios mais tradicionais quanto para empreendimentos inovadores na área da tecnologia da informação. Como a capital abriga o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), que ofertam cursos de excelência na área, não faltarão colaboradores qualificados.

O mercado, por sua vez, demanda serviços de desenvolvimento de sites, aplicativos e softwares, assim como soluções de outsourcing, infraestrutura e segurança da informação. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Ninho, o setor movimenta R$ 747 milhões por ano no estado. Ou seja, estamos diante de um bom cenário para investimento.

Curiosidades do empreendedorismo em Goiânia

A capital de Goiás proporciona uma excelente qualidade de vida aos seus moradores e diversas atrações turísticas aos visitantes, e isso se reflete também no mercado consumidor, que tende a se manter aquecido. Não é à toa que a cidade recebeu o 1º Fórum Mundial de Empreendedorismo em 2018, que promoveu uma série de discussões superprodutivas sobre o tema.

A cidade conta, ainda, com uma escola de inovação e empreendedorismo que oferece cursos para capacitar os empreendedores locais, fomentando o ambiente de negócios. Como se não bastasse, em Goiânia está instalado o Mercado Central, local de referência do comércio na capital. Lá, encontramos artesanatos, calçados, alimentos, utilidades domésticas, serviços de consertos de celulares, máquinas e muito mais.

Por tudo isso, fica claro que o empreendedorismo em Goiânia tem muita força, já que a cidade fornece boas oportunidades em várias áreas. Assim, vale a pena colocar a mão na massa e realizar o sonho de investir no próprio negócio.

Agora, que tal conhecer mais sobre essa cidade incrível? Veja quais são os melhores e mais valorizados bairros de Goiânia.


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Mercado e Investimentos