Blog

diminuir o barulho

Veja dicas de como diminuir o barulho de sua residência

por URBS Imobiliária - Publicado em 06 de março de 2020
diminuir o barulho
Tempo de leitura 5 min

Você pode até não perceber, mas o excesso de ruídos é um fator que contribui (e muito!) para o surgimento de diversos problemas de saúde, como é o caso de complicações cardiovasculares ou, até mesmo, hipertensão. Por isso, muitas pessoas estão saindo em busca de alternativas capazes de diminuir o barulho de um imóvel, fazendo com que o lar fique mais tranquilo e sonoramente agradável.

Tal cenário é ainda mais comum entre aqueles que residem em cidades movimentadas, com as janelas posicionadas próximas a grandes avenidas ou centros comerciais. Porém, assim como tudo na vida, tal problema também tem solução, basta investir em alguns truques extremamente eficazes e acessíveis. Investir na vedação, na instalação de portas especiais ou, simplesmente, adicionar mais tapetes e cortinas pesadas nos cômodos são alguns deles.

Por aqui, estamos torcendo para que a sua experiência em um novo lar seja impecável. E para ajudar nessa missão, criamos este post repleto de dicas para quem deseja diminuir o barulho de uma residência e garantir uma acústica livre de incômodos. Vamos lá?

Invista em janelas acústicas para diminuir o barulho

Quando moramos em um condomínio que realiza festas constantes ou, até mesmo, abriga vizinhos barulhentos, conseguimos controlar o barulho por meio de conversas ou reclamações. Mas e nas situações em que o ruído vem da rua — como é possível controlar esse cenário?

Temos a solução: para aqueles que residem em avenidas grandes e movimentadas, a melhor saída é investir no uso de janelas acústicas. Uma vez instaladas no apartamento, elas conseguem impedir a passagem do som, diminuindo os incômodos sonoros em até 50%.

O melhor ainda está por vir. Atualmente, o mercado trabalha com opções para diferentes necessidades — inclusive, existem alguns modelos que podem ser tranquilamente instalados por cima da janela que já existe no imóvel, sendo uma excelente alternativa para os edifícios que não permitem modificações em seus projetos arquitetônicos.

Instale portas reforçadas

O uso de portas reforçadas também é bem-vindo para diminuir o barulho de um ambiente. Normalmente, essas estruturas ajudam a evitar que os ruídos passem de um cômodo para o outro, aumentando, assim, a capacidade acústica do imóvel.

A primeira dica é trocar as portas tradicionais pelos modelos produzidos em madeira maciça. Por serem mais grossas, elas são excelentes para bloquear a passagem de som. Agora, se mesmo investindo nesse truque você não conseguir alcançar um bom resultado, o ideal é utilizar uma folha de MDF para deixar cada porta ainda mais grossa. Para finalizar, aplique alguns calços de borracha perto do batente — materiais que atuam como detalhes extras de vedação.

Dica: só não se esqueça de checar se as dobradiças das portas são resistentes o suficiente para aguentar o novo peso da estrutura. Caso contrário, considere substituí-las ou reforçá-las.

Aposte na vedação

Por falar em vedação, você já considerou investir nesse detalhe para diminuir o barulho da sua casa? Em geral, as pessoas utilizam esse truque com o objetivo de minimizar ruídos de música alta externa ou o som de aviões passando no céu. Isso acontece porque, ao vedar o ambiente, o ar não terá por onde passar e, consequentemente, o ruído também não.

Sendo assim, uma boa pedida é utilizar janelas que com uma vedação reforçada e capazes de bloquear até 30 decibéis. Borrachas de vedação e janelas que apresentem o vidro duplo são as técnicas mais utilizadas para impedir os ruídos. Escolha aquela que melhor se encaixa no seu orçamento e necessidade!

Utilize tecidos encorpados nos ambientes

Os tecidos são excelentes alternativas para absorver o som de um espaço. E não só isso: quanto mais grossa e encorpada for a peça, melhor para diminuir o barulho. Você pode começar, desde já, a abusar dos carpetes ou tapetes, que podem ser posicionados em diferentes pontos do lar, como é o caso dos dormitórios, escritório, sala de estar e por aí em diante.

O mais interessante é que, além de colaborar para combater os ruídos, esses elementos são extremamente eficazes para deixar a casa mais acolhedora, colorida e estilosa. Sem contar que os tapetes ou carpetes ajudam a impedir que o barulho passe para o seu vizinho de baixo, já que eles funcionam como uma espécie de camada isolante no chão. Ou seja, todos saem ganhando!

A mesma dica vale para as cortinas. Como uma maneira de impedir que o som externo entre na sua casa, garanta que o tecido cubra a parede completamente. Caso esteja sofrendo com ruídos muito altos, invista em modelos com forro, com função blackout ou qualquer outro material que seja bastante encorpado.

Em alguns imóveis (normalmente, apartamentos), a janela já pode apresentar uma persiana ou veneziana embutida. Se puder, considere utilizar uma cortina mesmo nessas condições — tal detalhe ajudará a diminuir consideravelmente o som que vem de fora.

Isole as paredes

Aqui vai uma recomendação para quem está com planos de se mudar ou reformar o apartamento — o isolamento das paredes. Em muitas construções novas, é possível encontrar paredes que são construídas em um tipo de alvenaria fina, o que facilita a passagem do som. A solução seria incluir placas de gesso em cada uma delas, com a finalidade de reduzir o barulho que chega de fora ou de um cômodo para o outro.

Está em busca de um resultado ainda mais potente? Considere instalar uma manta acústica no espaço existente entre a parede e o gesso. Esse é um dos métodos mais profissionais e eficazes para contornar o problema.

Por último, não se esqueça: se você é uma pessoa que quer diminuir o barulho do lar, lembre-se de analisar esse detalhe antes mesmo de comprar um novo apartamento. Durante a sua pesquisa, confira se o local dispõe de uma boa acústica, se a sua estrutura é favorável e se há alternativas para possibilitar a redução de ruídos. É um cuidado que fará toda a diferença na sua moradia.

E após conferir todas as dicas sobre o assunto, o que acha de descobrir os diferenciais de um imóvel de alto padrão? É só acompanhar o nosso post!