Blog

dicas de home office

Conheça 8 dicas de home office para ser mais produtivo

por URBS Imobiliária - Publicado em 07 de abril de 2020
dicas de home office
Tempo de leitura 6 min

O trabalho remoto, o famoso home office, já é uma forte tendência e tem conquistado cada vez mais adeptos e entusiastas. Não enfrentar trânsito e definir o horário de expediente são vistos como as maiores vantagens. Porém, essa forma de trabalhar exige mais responsabilidade e disciplina para não cair nas armadilhas da distração e se tornar improdutivo.

Por esse motivo, listamos 8 dicas de home office para otimizar seu desempenho e fazer com que o trabalho em casa realmente seja tão incrível e prazeroso como parece. Acompanhe!

1. Crie um espaço de trabalho

Nada de trabalhar no sofá ou na mesa de jantar. Quando se trabalha em casa, é fundamental ter um espaço próprio. Prefira um lugar silencioso e que seja longe das áreas mais movimentadas da residência.

Se você conseguir separar um cômodo da casa para transformá-lo em home office, ótimo. Assim, basta fechar a porta para obter silêncio e não ser interrompido durante seu expediente. No entanto, se você mora em um apartamento compacto, a solução é montar uma estação de trabalho com uma mesa e uma boa cadeira.

Ter um lugar específico para realizar suas atividades condiciona sua mente a pensar que você está em um ambiente de trabalho, contribuindo para a sua concentração, disciplina e produtividade.

2. Evite distrações

Se a família mora com você, é importante deixar claro que, apesar de estar em casa, você está em horário e local de trabalho. Portanto, eles não devem interromper. Também é bom lembrar que resolver problemas pessoais durante seu expediente está fora de cogitação.

Manter à mão todo o material necessário para as suas tarefas é outro ponto que auxilia a evitar distrações. Se você precisar se deslocar até outro cômodo sempre que precisar buscar uma caneta, folhas para impressão ou qualquer outro item, certamente, encontrará muita coisa que tirará o seu foco do trabalho.

3. Tenha uma agenda

Disciplina é o segredo para ter um bom rendimento trabalhando em home office. Para conseguir isso, tenha uma agenda e liste as tarefas que devem ser feitas naquele dia e cumpra sua meta. Ao elaborá-la, tome o cuidado de pensar em quantas horas pretende trabalhar.

Não inclua atividades a mais do que conseguiria fazer durante o horário estipulado. Também, não deixe seu horário apertado demais. Caso aconteça algum imprevisto ou você se demore um pouco mais em uma tarefa, precisará estender o expediente para cumprir sua meta diária.

4. Crie e mantenha uma rotina

Seguir uma rotina é uma das melhores dicas de home office, pois, assim como ter um local específico, isso também ajuda sua mente a entender que é hora de produzir. Determine horários de início e de término para o seu expediente. Isso vale independentemente do período que você escolher para trabalhar, seja diurno ou noturno.

Por estar em casa, às vezes é difícil iniciar ou encerrar as atividades no horário correto e isso impacta diretamente a produtividade. Manter uma rotina também é importante para que você consiga organizar melhor o seu dia a dia.

5. Prepare-se para o trabalho

Trabalhar em home office é um desafio também para o nosso cérebro. Isso porque ele está acostumado a associar nossa casa com situações de conforto e descanso. Portanto, por mais tentador e confortável que seja, não trabalhe de pijama, pantufas ou trajes desleixados. Não é necessário vestir terno e gravata, mas a roupa deve ser minimamente séria e profissional.

Quando você se arruma para trabalhar, seu cérebro entende que é preciso desligar o modo conforto e ativar o modo foco e produtividade. Assim, seu trabalho fluirá melhor e seu rendimento será superior.

6. Invista em ergonomia

Você passará longas horas em seu home office. Por isso, é fundamental que seu espaço, seja um cômodo, seja uma estação de trabalho, siga os conceitos básicos de ergonomia e funcionalidade. Investir em uma cadeira boa e de modelo de escritório, bem como em uma mesa da altura ideal são atitudes que contribuirão para a sua produtividade e evitarão problemas graves de saúde, como dores nas costas, lombar, nuca, braços, pulsos e pernas.

Sendo assim, ao sentar-se na cadeira, suas coxas devem ficar paralelas ao chão e seus pés devem tocá-lo totalmente. Caso seja necessário, utilize um apoio. Ao digitar, seus pulsos devem ficar retos ou inclinados para baixo.

Por sua vez, o centro do monitor deve estar alinhado com seus olhos para evitar que você fique com a cabeça abaixada ou levantada, aliviando o peso no pescoço. Uma excelente dica é apostar em móveis planejados, pois, como são feitos sob medida, ficarão totalmente adequados às suas necessidades.

7. Mantenha a organização em seu home office

Uma estação de trabalho bagunçada distrai, atrapalha e prejudica tanto o foco quanto a produtividade. A disposição do material de trabalho aumenta o desempenho do profissional, otimiza a gestão de tempo e diminui o estresse. Então, deixe sobre a mesa apenas o necessário, como computador, agenda ou planner, caneta e uma luminária.

O ideal é investir em uma decoração minimalista para o seu home office e não permitir que os itens da casa se misturem com os itens do trabalho. O que não for utilizado com tanta frequência, deve ser guardado em gavetas ou armários, como carregador de celular, documentos, entre outros.

8. Saia de casa

Quando trabalhamos e moramos no mesmo imóvel, é bastante fácil esquecermos de sair e isso é muito prejudicial tanto para a saúde quanto para a produtividade. Quem trabalha fora tem bastante contato social e sai de casa todos os dias. Por isso, saia, faça caminhadas, exercite-se, ou simplesmente dê algumas voltas pelo bairro.

Sempre que for possível, almoce fora (sozinho, com familiares ou com amigos), não abra mão de um happy hour e procure trabalhar em outros lugares, como um café ou espaço de coworking.

Enfim, trabalhar em casa é realmente libertador. Mas, para isso, é preciso manter o foco e a disciplina. Ao seguir as nossas dicas de home office, você estará preparado para ter um bom desempenho e trilhar um caminho de sucesso em sua área.

Para quem já trabalha em casa ou pretende trabalhar, é fundamental morar em um lugar que permita isso e contribua com a qualidade de vida. Então, aproveite a visita no blog e leia nosso post para entender o que é morar bem e quais são seus benefícios!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Dicas