Arquitetura e Decoração

Descubra as principais características da decoração industrial

março 1, 2019
Tempo de leitura 5 min

A decoração industrial surgiu na cidade de Nova York (EUA) por volta dos anos 50. Naquela época os antigos galpões de fábricas e indústrias abandonadas, que antes funcionavam na região foram transformados em apartamentos e lofts modernos como uma alternativa aos altos valores cobrados para imóveis naquela área.

Com o passar dos anos esse estilo foi evoluindo até ganhar popularidade na decoração contemporânea atual. O estilo urbano industrial está cada vez mais em alta — espaços amplos e com caráter rústico que contrasta com elementos sofisticados e mais modernos.

Se você deseja reformar ou decorar a sua casa e adotar um estilo personalizado e despojado, saiba que a decoração industrial pode ser uma ótima escolha. Neste artigo, vamos apresentar as principais características que envolvem a arquitetura e o design desse estilo. Confira!

Quais são as principais características da decoração industrial?

A estética da decoração industrial vai além dos tradicionais conceitos clássicos de acabamento da arquitetura. Esse estilo apresenta independência e flexibilidade combinando elementos típicos de fábricas como tijolos, ferro, concreto tubulação elétrica visível etc.

A novidade está na suavidade nesses acabamentos que trazem um tom de aconchego e bem-estar ao ambiente. A aparente sensação de que você está em uma oficina ou em um galpão é passageira e logo você se sente em casa.

Da mesma forma, ambientes que adotam o estilo industrial são amplos e funcionais. O lado sério, cru e contido de um espaço fabril também combina com um ar vintage e rústico — caso o morador assim o deseje.

O estilo vintage consiste em decorações e móveis coloridos de natural em tom pastel e cores fracas. Por sua vez, o rústico está ligado a um estilo mais rural e minimalista, ligado à natureza — mobiliários antigos e desgastados são a grande aposta.

Confira as principais características que compõem uma decoração no estilo industrial:

  • ambientes amplos;
  • espaços integrados;
  • janelas grandes; 
  • fiação exposta;
  • tubulações elétrica e vigas aparentes; 
  • superfícies desgastadas;
  • concreto à mostra;
  • paredes e demais estruturas sem acabamento; 
  • móveis metálicos;
  • cores em tons terrosos e neutros; 
  • arte urbana grafite.

Quais são as vantagens da decoração industrial?

A decoração industrial, se comparada com as demais, é considerada uma solução prática, simples e moderna para adotar em ambientes. É muito usada em estruturas amplas e antigas onde o teto é alto e, por isso, não precisará ser rebaixado.

Como aplicar a decoração industrial na sua casa?

Confira a seguir os elementos característicos do estilo industrial e se inspire.

Concreto e tijolo

O design do estilo industrial se inspira em construções ainda em fase primária com concreto, tijolo e paredes sem acabamento. A seriedade dessa estrutura é amenizada pelos móveis rústicos — de madeira e tecidos macios — e pela decoração em tons amenos e suaves, o que equilibra o ambiente e traz aconchego.

Espaços amplos

Os espaços amplos lembram as estruturas das indústrias com seus grandes galpões em cores mais neutras. A grande característica desses locais é a ausência de paredes. Essa técnica é produzida para integrar as áreas de convivência, assim, cômodos como sala, cozinha, quarto e copa são integrados e formam um só ambiente.

Iluminação forte

Além dos espaços abertos, a decoração industrial é composta por uma boa iluminação — independente de a luz ser natural ou artificial. Essa característica veio das antigas fábricas que tinham grandes janelas com entrada de luz.

Se porventura a iluminação natural for fraca, uma boa ideia é apostar em luminárias em tons de cobre ou com um acabamento mais rústico, seja no teto ou no chão.

Portas e janelas largas

As largas portas feitas com material metálico e as grandes janelas de vidro são outro elemento muito presente nesse tipo de decoração. Eles dão ainda mais aquele ar de ambiente amplo, além de permitir a passagem da luz natural.

Encanamentos, tubulações e vigas aparentes

Os encanamentos, instalações elétricas, tubulações e vigas aparentes são elementos típicos de um ambiente industrial e despojado. Combinados com tons suaves e acessórios adequados, eles recriam uma atmosfera com ares urbanos e modernos.

Nesse caso, o grande segredo é saber dosar os elementos e equilibrar o impacto visual causado pelos metais expostos. Assim, o ambiente ganha um ar mais alegre e descontraído graças aos seus acessórios. Dessa forma, o estilo cru da decoração industrial — devido aos encanamentos, tubulações e vigas sem acabamento — é suavizado.

Acessórios rudimentares e modernos

O estilo industrial vai bem com vários tipos de acessórios. Para isso, use objetos de metal como lâmpadas, bancos e outros móveis antigos em tons neutros ou pastel com um design e um acabamento mais rústico.

Uma boa ideia é usar papel de parede ou pinturas que recriem o visual de paredes de tijolos, pisos de cimento queimado, concreto e madeira de demolição. Assim, é possível combinar acessórios decorativos com ares mais vibrantes.

Ambiente integrado

Na decoração industrial, os espaços são amplos e os cômodos se fundem em um só, acumulando diversas funções. Dessa maneira, sala e cozinha podem se transformar em um só ambiente, sem divisórias e portas restringindo essas duas áreas.

Outra ideia interessante é que a sala pode se transformar também no quarto. Isso é possível graças à criatividade dos arquitetos e decoradores. É o que chamamos de otimização dos espaços.

Móveis reciclados

O estilo industrial traz um ar mais rudimentar ao ambiente. Nada impede, então, que a sua decoração utilize móveis reciclados. Desse modo, objetos antigos podem ser redesenhados e ganhar uma forma mais moderna, sem perder o ar fabril e rústico original. A criatividade é quem manda.

A decoração industrial vem se popularizando cada vez mais. Esse estilo inovador é a opção ideal para moradores com personalidade forte e que gostam de simplicidade aliada à praticidade. Esse ambiente, ao mesmo tempo em que transmite um ar mais bruto e um toque de modernidade, mantém a sensação de aconchego do lar. Para isso, basta ter disposição para investir no conceito urbano e aproveitas todas as boas ideias.

Você ficou inspirado com as nossas dicas? Então, siga-nos no Facebook e acompanhe todas as publicações em primeira mão!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário