Arquitetura e Decoração

Descubra 7 vantagens de optar por móveis planejados

março 14, 2019
móveis planejados
Tempo de leitura 6 min

Para ambientar um imóvel, você deve ficar ligado em uma série de dicas, tendências e opções existentes no mercado, de forma a encaixar tanto a linguagem de decoração, seu perfil pessoal ou de quem utilizará o espaço, assim como atender a função do ambiente. Uma forma de garantir isso é por meio dos móveis planejados, que por serem feitos para cada cliente e espaço, tornam-se únicos.

Mas afinal, você sabe quais são as principais vantagens dos móveis planejados? Com o intuito de esclarecer esse tema, fizemos este texto especialmente para você. Portanto, iniciaremos o artigo tratando da importância da consideração dos móveis planejados para a ambientação de interiores. Em seguida, listaremos as 7 principais vantagens desses móveis para a decoração. Acompanhe!

Saiba agora a importância dos móveis planejados para ambientação de interiores

A ambientação é tão importante quanto a arquitetura para criar um espaço aconchegante, funcional e diferenciado. Em geral, a decoração deve respeitar as diretrizes impostas pela arquitetura local, explorando os principais pontos e escondendo possíveis defeitos e elementos.

Há várias maneiras de trabalhar a ambientação de interiores, seja por meio do aproveitamento de luz natural, inserção de elementos decorativos e escolha do mobiliário. Para o último caso, há a opção de comprar móveis assinados por designers, de lojas ou mesmo usados. Entretanto, vale a pena destacar aqui os móveis planejados.

Eles são desenhados de forma personalizada, para atender de forma única cada cliente e espaço. Por conta disso, apresentam vários benefícios que móveis prontos não têm.

Confira agora 7 vantagens de móveis planejados

Falando nisso, destacamos as principais vantagens que móveis planejados oferecem tanto para o morador quanto para o imóvel. Acompanhe!

1. Organização

A principal vantagem dos móveis planejados é a organização que ele confere ao ambiente, tornando possível dispor todos os objetos de forma racional e prática. Um bom exemplo disso é a cozinha: nesse ambiente, os móveis planejados são mais famosos e funcionais, pois contribuem para o armazenamento dos utensílios como panela e eletrodomésticos, além de alimentos, entre outros.

O fator positivo é tamanho que armários planejados em uma cozinha podem eliminar a necessidade da despensa e abrir espaço para outros ambientes, gerando economia e menos gastos.

2. Melhores acabamentos

Por ser feito sob medida para cada cliente e para cada situação, o móvel planejado apresenta um melhor acabamento. Além disso, há a possibilidade de personalizar o móvel de acordo com a situação e o perfil do cliente, dando a ele um caráter único. De forma geral, móveis prontos são produzidos em escala industrial, utilizando materiais de padrão industrial e, portanto, qualidade menor.

Com os móveis planejados é possível selecionar os melhores materiais para construir o móvel sob medida, o que o torna melhor que os demais. Além disso, a mão de obra, quase artesanal nesses casos, ajuda a alcançar um resultado único.

3. Custo-benefício

O custo-benefício é uma relação entre preço e qualidade do produto, de forma geral. Muitas pessoas têm receio de comprar móveis planejados pelo preço ser, geralmente, mais alto quando comparado ao de móveis comprados prontos. Entretanto, para se chegar a essa conclusão, não se analisa todas as variáveis que incidem sobre a decisão, como a qualidade dos móveis e a durabilidade, que favorecem os móveis planejados.

4. Visualização prévia do ambiente

Um ponto muito interessante dos móveis planejados é que eles podem ser testados em softwares 3D antes de serem feitos e colocados no local. Esse teste prévio serve tanto para o profissional observar de forma clara possíveis equívocos e falhas de projeto quanto para que o cliente avalie se os móveis estão de acordo com o seu perfil, seu gosto pessoal e com o que ele espera para os móveis planejados.

5. Durabilidade, resistência e flexibilidade

Esses são os fatores que mais pesam para aumentar a relação de custo-benefício dos móveis planejados. A durabilidade é alcançada por conta da adequação dos usos realizados no ambiente, dando um local adequado para cada um deles, como, por exemplo, uma bancada de cozinha planejada.

Já a resistência é alcançada pela inserção de materiais adequados a cada ambiente e uso, eliminando o envelhecimento precoce do elemento. Por fim, os móveis planejados permitem maior flexibilidade do ambiente, proporcionando ao mesmo móvel dois ou mais usos simultâneos.

6. Montagem e desmontagem profissional

Um dos maiores receios das pessoas em relação ao móvel planejado é o medo de perder todo o investimento feito caso um dia precisem mudar de lugar de trabalho ou de moradia. Entretanto, há a possibilidade de desmontar um móvel e montá-lo de novo da mesma forma de antes.

Para que isso ocorra, deve ser exigido desde o primeiro dia para a empresa responsável pela fabricação do móvel, pois ela pensará nas melhores alternativas para viabilizar esse ponto. Essa opção é ideal para quem pretende se mudar ou até mesmo aqueles que gostam de mexer na decoração de tempos em tempos e pretendem vender os móveis após o termino do ciclo.

7. Funcionalidade

Por fim, mas não menos importante, apresentamos a principal vantagem dos móveis planejados: a funcionalidade que ele proporciona ao ambiente. Para que isso ocorra de forma eficiente, o espaço, no que diz respeito à sua arquitetura, também deve apresentar essa característica. Ainda que este quesito seja um ponto fraco do imóvel, os móveis planejados ajudam a amenizar o problema.

Eles podem atuar tanto no sentido de ajudar a racionalizar um espaço pequeno, dando maior amplitude a ele, ou para o contrário, isto é, mascarar espaços que são muito grandes e preenchê-los com móveis, dando mais vida a qualquer cômodo.

Sendo assim, os móveis planejados são uma excelente alternativa para ambientar um espaço. Eles não devem ser encarados como um custo, mas como um investimento, pois no longo prazo eles valem muito mais a pena, por conta da manutenção da qualidade, opções de montagem e desmontagem, entre outros. Que tal contar com móveis planejados e melhorar a qualidade do seu ambiente?

Gostou deste texto? Então deixe um comentário logo abaixo com a sua contribuição ou dúvida sobre o assunto. Teremos o prazer de compartilhar nossas experiências com você!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário