Dicas

Descubra 7 dicas de como valorizar um imóvel

fevereiro 22, 2019
Tempo de leitura 6 min

Negociar um imóvel, seja para vender ou alugar, não é uma tarefa tão simples. É necessário dispor de uma série de estratégias para chamar a atenção do potencial cliente para fechar o negócio. Além das técnicas relacionadas às vendas e ao marketing, é importante tomar medidas para valorizar um imóvel. Mas afinal, você como fazer isso e quais são as medidas necessárias?

Com o intuito de esclarecer essa questão, fizemos este artigo especialmente para você. Dessa forma, iniciaremos falando sobre a importância de valorizar o imóvel para obter sucesso na venda ou aluguel do mesmo em tempo hábil e por um preço justo. Em seguida listaremos as 7 principais dicas para você valorizar um imóvel. Continue lendo e saiba tudo sobre valorização de imóvel!

Qual a importância de valorizar um imóvel?

Você já deve ter ouvido falar na expressão “a primeira impressão é a que fica”. Este ditado popular serve para ilustrar o poder das aparências na vida. Isso vale tanto para pessoas, como para objetos e até mesmo para imóveis. Uma casa bem apresentada, afinal, é capaz de atrair olhares e interesses em fechar negócio. Já imóveis malcuidados são deixados de lado e desvalorizados.

Outro ponto que devemos destacar é a velha máxima da economia de oferta e demanda. Um imóvel atrativo instiga mais interessados, o que garante ao proprietário um maior poder de barganha, tornando possível que ele cobre mais pelo seu patrimônio.

Dessa forma, adotar medidas para valorizar o imóvel não deve ser visto com um mero gasto, mas como um investimento que pode aumentar o valor do seu bem, além de ajudá-lo a encontrar interessados de forma mais rápida e eficiente. A seguir apresentaremos as principais dicas para otimizar o processo.

1. Crie um ambiente aconchegante

É necessário criar no imóvel um espaço aconchegante. Há várias maneiras de fazer isso, e, de alguma forma, todas as dicas seguintes a estas contribuem para alcançar com êxito esse ponto.

Em geral, é importante manter o imóvel sempre bem iluminado e não o deixar vazio. Lembre-se de que imóveis só existem em um contexto de atividade humana, logo, deve-se evitar atmosferas frias e impessoais de propriedades abandonadas.

Podemos estacar que você deve encarar o imóvel como se ele não estivesse vazio, sem vida, para que o interessado o observe e imagine que o espaço já está pronto, só esperando por ele. Isso diminui a distância entre sonho e realidade e aproxima o cliente de fechar o negócio.

2. Pinte o imóvel

Imóveis sem pintura ou com a tinta desgastada ficam com aparência de velhos e descuidados. É necessário, portanto, pintá-los para deixá-los agradáveis e com vida.

Há várias formas de pintar a propriedade, mas o mais recomendado é contratar profissionais para fazer o serviço. A escolha das cores também deve ser feita de forma racional, respeitando o contexto ambiente.

Por exemplo, deve-se evitar cores excêntricas, como o roxo, pois são poucos os clientes que priorizam um imóvel dessa cor. Em geral, dê preferencias para as tonalidades neutras, uma vez que elas pouco interferem negativamente na decisão do cliente.

3. Ilumine o ambiente

A iluminação tem um papel muito importante na valorização do imóvel, pois o deixa mais confortável e com vida. Você já entrou em uma construção e percebeu como os espaços parecem pequenos? Isso ocorre porque a falta de iluminação nessas áreas nos dá essa sensação.

Entretanto, o mesmo ambiente, após receber a iluminação adequada, vai parecer, aos olhos do observador, muito maior. Por conta disso, é muito importante fazer a iluminação adequada do imóvel, a fim de proporcionar ao cliente uma noção mais real e valorizada do tamanho do imóvel.

4. Capriche no anúncio

A propaganda é a alma do negócio. E isso vale também para os casos do ramo imobiliário. Ninguém compra aquilo que não conhece, dessa forma, é extremamente necessário fazer o anúncio do seu imóvel nos mais diferentes meios. Entre eles, podemos citar tanto os tradicionais quanto os mais contemporâneos.

Entre os meios clássicos de divulgação, você tem a opção de anunciar seu imóvel em outdoors, jornais, televisão, panfletagem etc. No caso de estratégias mais recentes, contamos com a internet, tanto em sites próprios para aluguel e venda de imóveis, quanto em redes sociais como o Facebook e o Instagram.

5. Esteja com a documentação em dia

Outro ponto que você não se descuidar é quanto à documentação e regularização do imóvel. Em geral, os clientes procuram agilizar as etapas do negócio, para que ele seja fechado em sua totalidade, porém é preciso muita burocracia e idas e vindas em repartições públicas.

Assim, vale a pena que você resolva essa situação antes mesmo de anunciar o imóvel, deixando-o em dia e legalizado dentro dos parâmetros da sua cidade. Não há problemas quanto aos custos, já que você pode incluí-los no negócio, caso o cliente prefira não os pagar diretamente. Além disso, a documentação é um excelente marketing para você utilizar na hora de divulgar sua propriedade.

6. Mantenha o ambiente sempre limpo

Manter o ambiente organizado e limpo é uma estratégia simples que você deve adotar para valorizar o imóvel e mantê-lo sempre confortável e atrativo. Remova a poeira dos móveis, das portas e limpe o chão sempre que possível.

Como o imóvel provavelmente está inutilizado, sabemos que não é possível limpar com uma frequência tão grande, mas é importante, pelo menos, fazer esse serviço antes da visita de possíveis clientes ao local.

7. Mantenha alguns móveis no imóvel

Como já falamos algumas vezes ao longo deste post, o imóvel não pode ter aparência “morta”. E nada mais sem vida do que uma casa sem nenhum tipo de mobília, não é mesmo? Então, é essencial que sejam colocados alguns móveis no local, tanto para dar ideia de ambientação, como para passar uma atmosfera convidativa ao cliente.

Valorizar um imóvel é uma atividade essencial para quem deseja alugar ou vender uma propriedade por um bom preço e em tempo hábil. Siga as dicas que apresentamos para você e veja os resultados aparecerem logo, logo. Boas negociações!

Agora que você sabe quais estratégias adotar para valorizar um imóvel, curta a página da URBS no Facebook e receba em seu feed mais informações como esta! 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário