Blog

decoração romântica

Conheça as principais características da decoração romântica

por URBS Imobiliária - Publicado em 30 de agosto de 2019
decoração romântica
Tempo de leitura 6 min

Você sonha em ter um lar repleto de tons delicados, móveis antigos e um visual bem campestre? Então, talvez esteja na hora de conhecer mais sobre a decoração romântica. Inspirado nas composições típicas do sul da França, esse décor carrega um toque nobre e pode ser aplicado em qualquer tipo de cômodo — dos dormitórios, passando pela cozinha, até o lavabo.

Mas, para garantir um resultado satisfatório, é importante conhecer a fundo e descobrir quais são as principais características desse conceito. E quer saber mais? Recentemente, esta tem sido uma opção capaz de agradar tanto as mulheres, quanto os homens!

Dito isso, e para ajudar você a investir nessa ideia, criamos um material exclusivo sobre o assunto. Durante a leitura, contaremos um pouco sobre a origem da decoração romântica, além de algumas dicas especiais para repaginar o seu lar. Confira!

Tudo sobre a decoração romântica

O melhor caminho para conseguir reproduzir a decoração romântica em sua casa, é conhecendo o significado desse estilo. Em linhas gerais, podemos dizer que esse conceito carrega fortes referências provençais, mais precisamente, originárias das combinações tradicionais da região sul da França. Para se ter uma ideia, esse tipo de decoração foi criada pelos camponeses franceses que, há muitos anos, sonhavam em ter o mesmo padrão de vida dos nobres.

Como as suas moradias eram bem simples e pautadas por objetos rústicos, essas pessoas começaram a adicionar elementos requintados em todos os ambientes. E o resultado dessa mistura? Móveis repletos de curvas, objetos bem ornamentados e cores suaves, típicas do campo. Interessante!

Atualmente, podemos dividir a decoração romântica em duas categorias. A primeira, é a clássica — composta por objetos antigos, ou que sejam capazes de nos lembrar de épocas passadas. Já a segunda, é a contemporânea, que apresenta uma paleta de cores mais intensa e traz uma mobília cheia de características atuais. Esse é o caso das linhas retas, acabamentos metálicos e estampas com tema floral.

Independentemente do tipo de decoração romântica que você escolher, há alguns elementos que não podem faltar nos espaços. São eles:

  • móveis com visual antigo: estilo provençal, vitoriano ou inglês georgiano;
  • estampas: florais, xadrez e listradas;
  • cortinas: devem ser leves e fluídas;
  • itens decorativos: lustres, pendentes, baús e espelhos;
  • vasos: as flores são típicas do campo e devem marcar presença nessa decoração. Elas podem surgir em pequenos arranjos ou nas próprias estampas.

Para homens e mulheres

Em um primeiro momento, muitas pessoas acreditam que a decoração romântica é restrita ao universo feminino. Mas acredite: com pequenos ajustes, é possível adaptar esse visual para ambientes masculinos, criando assim, espaços acolhedores e capazes de transmitir total sensação de tranquilidade e bem-estar.

Ambientes que combinam com essa proposta

Gostou da proposta do estilo romântico? Ótima notícia! Para que você fique ainda mais por dentro do tema, vamos mostrar em quais cômodos essa decoração é bem-vinda. Veja:

Dormitórios

Os quartos são os ambientes que melhor recebem esse tipo de combinação. Nesses espaços, você pode abusar de adornos com um toque provençal, como mosqueteiros, cabeceiras de cama bem ornamentadas e tonalidades suaves.

Caso o dormitório em questão seja infantil, melhor ainda. Tais ambientes ficam lindos quando compostos por estampas florais, ilustrações de animais no campo e itens de decoração lúdicos. Gaiolas de pássaros, sinos e vasinhos de flores são alguns deles.

Sala de estar

Depois dos quartos, é possível levar a decoração romântica para a sala de estar. Para isso, basta incluir uma mobília com acabamento em pátina e estofados florais ou xadrez — como aqueles encontrados em sofás, poltronas e cadeiras. Fora isso, há ainda outros objetos que merecem a sua atenção. São eles:

  • lustres de cristais;
  • estantes com muitas curvas;
  • almofadas, espelhos grandes;
  • abajures, luminárias e pendentes.

Cozinha

Se você imaginava que a cozinha não recebe bem esse estilo de décor, está na hora de rever os seus conceitos. Tanto em cozinhas, quanto em áreas gourmet, a combinação romântica cai muito bem. Aqui, a recomendação é usar e abusar de elementos com metal envelhecido, cobre, mobília em madeira, revestimento aparente e muita iluminação natural.

Banheiro ou lavabo

O estilo romântico também pode surgir, tranquilamente, em banheiros ou lavabos. Como? Simples: priorizando móveis claros, espelhos ornamentados e repletos de detalhes, pequenos quadros com molduras de madeira, papel de parede floral ou revestimentos em tons pastel, além de muito vidro, mármore ou granito. Se o espaço permitir, ainda é possível substituir o tradicional chuveiro por uma banheira com toque vintage. FIca incrível!

Dicas para decorar um cômodo no estilo romântico

Agora que você já está por dentro da decoração romântica, separamos mais algumas dicas de ouro e que farão toda a diferença no resultado da sua combinação.

Invista na iluminação natural

Para ser considerado romântico, um espaço precisa, obrigatoriamente, apresentar uma boa iluminação natural. É importante que todos os cômodos da casa sejam bem clarinhos, com o auxílio de janelas amplas e cortinas esvoaçantes.

Quanto à luz artificial, a dica é investir em lâmpadas de baixa intensidade, que devem marcar presença em lustres poderosos e com muitos cristais. Caso queira intensificar essa proposta, também é válido utilizar candelabros, arandelas e as tradicionais velas, que são ótimas para manter o cômodo bem aconchegante e com um clima intimista.

Escolha as cores certas

Em toda e qualquer decoração, as cores são extremamente importantes. Com elas, temos a oportunidade de transmitir um pouco da nossa personalidade e, inclusive, valorizar certos detalhes do ambiente.

Por conta disso, é fundamental ter cuidado durante a escolha das tonalidades que ajudarão a compor o visual de um cômodo. Para seguir a proposta romântica, a sugestão é apostar em um pano de fundo neutro, sendo o branco e o off-white os mais indicados. Ainda é possível utilizar outras cores belíssimas e igualmente interessantes, como:

  • o salmão;
  • o cinza claro;
  • o nude;
  • o lavanda;
  • o rosa bebê;
  • o violeta.

Seguindo essas recomendações, não tem erro: a sua decoração romântica ficará graciosa, harmônica e transbordando estilo!

E aí, acredita que, após a leitura, vai ser mais fácil deixar os seus cômodos mais delicados e charmosos? Então, aproveite o momento e compartilhe o post nas suas redes sociais!