Blog

Saiba como fazer uma decoração de varanda impecável!

por URBS Imobiliária - Publicado em 21 de maio de 2019
Tempo de leitura 6 min

Morar em um apartamento com varanda é sinônimo de bem-estar e qualidade de vida. Afinal, trata-se de um ótimo ambiente para receber os amigos e familiares para passar bons momentos, atualizar as conversas, realizar celebrações diversas e também para relaxar sozinho. Mas, para isso, é importante pensar na decoração de varanda.

É preciso que o espaço seja decorado da forma correta, a fim de torná-lo receptivo e funcional para o conforto dos moradores e convidados. Portanto, acompanhe as nossas dicas e transforme a varanda no seu cantinho preferido do lar!

Analise o espaço disponível

O primeiro passo é analisar o lugar para começar o planejamento da decoração. Veja o que o espaço pode comportar.

A partir dessa observação será possível escolher o tamanho adequado e quantidade de móveis, a possibilidade de instalação de uma churrasqueira, fogão, pia, por exemplo. Ainda, se é melhor optar por um armário ou nichos e prateleiras, que ocupam menos espaço e permitem que o ambiente continue funcional.

Defina o estilo da decoração de varanda

Há um grande leque de opções de temas para decorar a varanda do seu apartamento. Focar em uma linha decorativa é essencial para deixar o ambiente harmônico e também para direcionar a escolha dos elementos.

Se a sua varanda tem uma churrasqueira ou forno a lenha, aposte em uma linha rústica ou voltada ao estilo industrial. Nesse caso, o ideal é setorizar a varanda. Isto é, dividir o espaço para finalidades diferentes: preparar alimentos, armazenar utensílios, servir refeições e bebidas, entre outras.

Crie um espaço gourmet

A varanda gourmet é uma tendência bastante forte nos apartamentos. Trata-se de um espaço muito agradável e prático para preparar as refeições enquanto socializa com os convidados. Se não houver churrasqueira, comprar uma portátil é uma ótima forma de garantir o churrasco com as pessoas queridas. Elas não ocupam muito espaço e são facilmente guardadas quando não forem utilizadas.

Também é importante ter uma mesa e cadeiras ou bancos, para que todos possam se acomodar com conforto durante a refeição. Uma bancada tipo ilha é uma solução fantástica para dividir o espaço e servir como apoio para petiscos, preparar os alimentos ou mesmo como mesa principal.

Aposte em móveis planejados

Quando a varanda não é tão ampla, é necessário utilizar meios de otimizar o espaço disponível e aproveitar cada cantinho. Para isso, o ideal é investir em móveis planejados. Eles são elaborados especialmente para cada ambiente, de modo a conferir beleza, organização e praticidade ao local. Ainda, são feitos para atender com perfeição às necessidades dos moradores, aliando diversas funcionalidades ao local.

Ou seja, será um ambiente incrível para preparar refeições em uma reunião familiar, para receber os amigos, relaxar aproveitando o ar fresco, para um jantar a dois e para realizar vários tipos de comemorações. Móveis multifuncionais também são excelentes para a decoração da varanda, pois ajudam a compor o ambiente de forma estratégica.

Um bom exemplo de móvel multifuncional é uma bancada para preparar alimentos que tenha gavetas ou portas para armazenar utensílios de cozinha. Ou, ainda, mesas dobráveis ou reguláveis e bancos estilo baú, que servem tanto para acomodar seus convidados como para guardar itens.

Use plantas para compor a decoração de varanda

As plantas acrescentam frescor e vitalidade em qualquer espaço. Sendo assim, combinam perfeitamente em qualquer decoração de varanda. Aproveite essa parte de área externa para fazer um jardim vertical em uma das paredes.

Ele pode conter apenas folhagens e flores ou funcionar como uma pequena horta com temperos como salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim, coentro, hortelã e pimenta.

Dessa forma, você sempre terá condimentos frescos para preparar as refeições nas reuniões com familiares e amigos. Caso não haja espaço suficiente, você pode colocar vasos grandes nos cantos, utilizar vasos pendentes ou pequenos arranjos em nichos. Basta usar a criatividade!

Preze pelo conforto

Sofás e poltronas aconchegantes criam o ambiente perfeito para receber convidados ou para relaxar sozinho após um dia agitado. Caso não tenha espaço suficiente para colocar esses móveis, decore com almofadas, pufes e futtons sobre um tapete no piso. Eles são elementos atemporais e criam um ar despojado, intimista, convidativo e são muito confortáveis.

Espreguiçadeiras dobráveis e redes de balanço são ótimas opções, pois podem ser guardadas quando não estiverem em uso, liberando espaço sempre que necessário. No entanto, é importante optar por materiais impermeáveis porque ficarão expostos às variações climáticas. Isso permitirá que seus móveis, estofamento e almofadas durem muito tempo e estejam sempre bonitos e prontos para acomodar as pessoas.

Amplie um dos cômodos

De modo geral, as construções mais novas contam com apartamentos compactos. Sendo assim, muitas pessoas desejam ampliar o espaço. Uma das formas é utilizar a varanda como uma extensão do cômodo ao lado, seja a cozinha, seja a sala de estar. Para garantir a integração, o ideal é utilizar o mesmo material para o piso e seguir a mesma linha decorativa.

Se o cômodo ao lado for a cozinha, você pode transformar a varanda em uma sala de jantar. Dependendo do layout do apartamento, do seu objetivo e necessidades, é possível fazer da varanda um novo cômodo ou utilizá-la para ampliar um já existente.

Utilize a iluminação para enriquecer a decoração de varanda

Por ser uma área externa, muitas vezes a iluminação da varanda não recebe tanta atenção. Porém, para aproveitar o espaço à noite e destacar o estilo decorativo escolhido, deve atentar para esse detalhe. Não deixe de utilizar pendentes no teto, arandelas nas paredes laterais ou luminárias de chão. Assim, suas confraternizações, reuniões e celebrações não serão comprometidas e o ambiente será ainda mais valorizado com os itens de iluminação.

Agora que você já leu nossas dicas para decoração de varanda em apartamento, basta decidir como será a sua. Lembre-se que ela é fundamental para criar um ambiente receptivo e relaxante. O planejamento desse espaço é tão importante quanto o de um cômodo interno.

Gostou deste artigo? Que tal se inspirar ainda mais? Então, não deixe de ler nosso post sobre as últimas tendências de decoração. Boa leitura!