Arquitetura e Decoração

5 dicas de decoração com pallet para você utilizar em casa

junho 7, 2019
decoração com pallet
Tempo de leitura 6 min

Quem gosta de manter o lar sempre bem organizado e alinhado às tendências de design, com certeza, já ouviu falar na decoração com pallets. Atualmente, esse assunto está muito em alta, tanto entre os consumidores quanto no meio profissional, sendo uma excelente opção para quem busca alternativas sustentáveis e, ao mesmo tempo, bastante estilosas para repaginar o visual de um ambiente.

A partir desse material extremamente versátil é possível criar os mais diversos móveis e, até mesmo, elementos decorativos para proporcionar mais praticidade e conforto no dia a dia. Estantes, sofás, poltronas, mesas de centro e hortinhas verticais são os principais exemplos disso.

Mas afinal, como colocar essa ideia em prática para fazer com que qualquer cômodo fique mais interessante? É justamente esse assunto que abordaremos neste post. Acompanhe a leitura, conheça mais sobre esse material incrível e deixe o seu lar de cara nova, gastando pouco!

Tudo sobre os pallets

Pensar e agir de modo sustentável já é uma realidade em nossa sociedade. Hoje, muitas pessoas já têm u a consciência ambiental e, sempre que possível, preferem utilizar materiais que causem menores impactos ao meio ambiente.

Felizmente, no ramo do design e arquitetura, esse assunto virou uma tendência com a ajuda dos pallets. Na língua portuguesa, a palavra é conhecida como “palete”, sendo, basicamente, um estrado de madeira que era utilizado, a princípio, somente nas fábricas para ajudar na movimentação de cargas.

Acontece que, nos últimos anos, essa estrutura saiu da indústria, portos e depósitos e passou a marcar presença em nossas casas — seja na construção de móveis, seja como itens decorativos. A grande vantagem, é que os pallets são produzidos a partir da madeira Pinus, uma espécie provinda de florestas plantadas especialmente para serem utilizadas, não prejudicando o meio ambiente.

Outro ponto interessante é que, por serem utilizados em depósitos, é possível adquirir esse produto por um preço bem acessível, ainda mais quando comparado ao valor dos móveis vendidos em lojas especializadas.

5 dicas para investir na decoração com pallets

Criar uma decoração com pallets é mais fácil do que parece. Tudo o que você precisa é entender as necessidades do ambiente e, claro, ter um pouco de criatividade. Contudo, antes de colocar a mão na massa, é importante tomar alguns cuidados com essa estrutura.

O primeiro deles é verificar a procedência dos pallets, já que há chances de o material ter sido utilizado no transporte de produtos prejudiciais à saúde, como é o caso dos agrotóxicos. Também é interessante tratar a madeira contra pragas e insetos. Esse procedimento pode ser realizado de maneira química, utilizando impermeabilizantes ecológicos e que não apresentem elementos tóxicos em suas composições.

Tenha cuidado: caso o material não seja tratado da maneira correta, ele apresentará um alto risco de absorver a umidade, empenando ou apodrecendo com o passar do tempo. Depois que os seus pallets estiverem prontos para uso, é possível utilizá-los em diferentes ambientes. A seguir, listamos algumas ideias bacanas e que, sem dúvida, ajudarão a repaginar o seu lar. Veja:

1. Utilize pallets para criar floreiras e hortas vegetais

Geralmente, quem mora em apartamento ou casas pequenas vive em busca de soluções para criar hortas ou cultivar flores sem ocupar muito espaço. E uma alternativa bem legal de solucionar esse problema é aproveitando os pallets para criar jardins ou hortinhas verticais.

Isso mesmo! Atualmente, esse tipo de estrutura está fazendo o maior sucesso, já que tem uma metragem reduzida, conta com divisórias e pode ser instalada de forma suspensa nas paredes. Caso você deseje fazer com que o material fique ainda mais gracioso, utilize tintas e sprays, que são excelentes para adicionar um pouco de vida e cor no espaço. Fica lindo!

2. Faça puffs, sofás e poltronas com pallets

Procurando uma solução charmosa e econômica para a sua sala de estar? Então, considere criar sofás, puffs e poltronas utilizando o bom e velho pallet. Nesse caso, a estrutura de madeira será usada como base do móvel, e o conforto ficará por conta das almofadas, que deverão ser posicionadas na superfície.

Por serem extremamente versáteis, os pallets podem ser adaptados de acordo com as necessidades do seu cômodo, criando móveis com variação de tamanhos, formatos e cores. Dica bônus: aqui, é fundamental destacar que a altura máxima para montar um assento com esse tipo de material é de 48 centímetros (já com o estofado).

3. Transforme os pallets em mesas de centro

Para as pessoas que estão precisando de uma boa — e estilosa — mesinha de centro, os pallets são excelentes alternativas. Com um toque rústico e cheio de personalidade, essas estruturas podem fazer parte da composição de salas de estar, áreas gourmets ou, inclusive, de um belo jardim.

Para isso, será preciso adicionar um tampo de vidro na superfície e rodízios na parte inferior da peça. Esses detalhes ajudarão você a montar uma mesa de centro original, prática e bem acessível. Vale a pena!

4. Monte uma bela prateleira com pallets

Está precisando de mais móveis para organizar os seus pertences? Pois saiba, desde já, que a decoração com pallets pode ser uma excelente saída! A partir desse material, você conseguirá criar prateleiras e estantes de diferentes formas e tamanhos. Para as pessoas apaixonadas por um visual rústico, a recomendação é deixar a estrutura em sua cor natural ou um pouco mais escurecida.

Por outro lado, se você preferir um estilo de decoração clean e moderno, está liberado pintar a madeira de branco, cinza ou off-white. Essa é uma dica fantástica e que pode ser aplicada na sala de estar, no escritório, nos dormitórios, no lavabo, na cozinha ou na varanda.

5. Crie uma sapateira com pallets

Se existe um item do vestuário capaz de ocupar espaço em nossa casa, é o sapato. Em muitos casos, as pessoas não conseguem organizar os seus calçados nos armários e acabam deixando os pares espalhados por diferentes cômodos. Uma bagunça só!

Mas, para reverter o quadro, basta utilizar os pallets e criar uma sapateira pra lá de eficiente. Esse procedimento pode ser realizado de diferentes formas. Confira as nossas sugestões:

  • empilhe os pallets na altura desejada e inclua gavetas no meio da estrutura;
  • corte os pallets, pinte de diferentes cores e pendure pequenas peças de madeira nas paredes do quarto;
  • monte uma sapateira com pallets e deixe apoiada na parede, de preferência no hall de entrada.

Viu só? Criar uma decoração com pallets é simples e a proposta pode ser aplicada em qualquer cômodo do seu lar. Acredite: com criatividade, é possível transformar o seu ambiente sem muito esforço!

Agora que você já se aprofundou no assunto, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber outros conteúdos valiosos em primeira mão!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário