Blog

decoração boho

Decoração boho: saiba o que é e como usar na sua casa

por URBS Imobiliária - Publicado em 16 de maio de 2019
decoração boho
Tempo de leitura 6 min

Quando o assunto é design de interiores, a decoração boho mostra o potencial da moda de se associar ao décor. Esse estilo único que inspira criações do universo fashion é também muito interessante para o planejamento de ambientes internos de residências.

Se você está buscando ideias de projetos modernos para sua casa, com personalidade e que transmitam elegância e aconchego, fugindo dos modelos tradicionais, então você deveria conhecer ideias da tendência boho.

Neste artigo, você vai conhecer melhor as principais características desse estilo e aprender como usá-lo na sua casa. Acompanhe a leitura!

O que é a decoração boho?

A palavra boho é derivada do termo inglês Bohemian Chic. Trata-se do estilo estético boêmio contemporâneo, originado na década de 2000, que tem a atitude, a liberdade e a naturalidade como conceitos básicos. Os seus principais elementos vêm de influências de moda hippie, étnica, country, industrial, rústica e oriental, tudo associado a um leve toque romântico e vintage.

Essa mistura de concepções e estilos revolucionou o campo da decoração. A tendência boho marca a mistura de estilos exóticos e incomuns, escapando dos formatos convencionais. E o resultado é um ambiente despojado, ousado, livre e alegre, com artigos estampados e grande variedade de cores.

Como fazer uma decoração boho?

O estilo boho é bastante democrático e livre. Isso significa que é possível adaptar o ambiente com versatilidade. Uma ideia que reflete bem esse padrão é a combinação harmônica entre variados tecidos, estampas, arranjos, cores e texturas.

Os designers também apostam na mistura de materiais diferentes, com foco nos detalhes. É o caso de um móvel feito de madeira que contenha elementos de vidro.

Além disso, é possível personalizar o ambiente de acordo com a sua preferência. Para isso, a dica é usar peças artesanais, presentes, itens de brechó e até mesmo garimpos de viagens.

O que não pode faltar no estilo de decoração boho?

Como esse estilo vai além dos padrões preestabelecidos, um dos seus princípios norteadores é a inovação. Confira, a seguir, os elementos que cumprem esse papel e ajudam a compor com excelência a decoração boho.

Móveis

Os móveis são itens que podem dizer muito sobre a atmosfera de um ambiente — e não poderia ser diferente no caso da decoração boho. Um dos conceitos dessa vertente é estimular o reaproveitamento da mobília, escolha que confere uma aparência mais minimalista e rústica para o meio.

Essa tendência adota sofás, pufes e poltronas amplas e confortáveis com aspecto antigo e formatos arredondados e mais descontraídos. As peças podem ser revestidas com telas e tecidos macios e coloridos, dando um ar alegre e proporcionando equilíbrio ao espaço.

Além disso, estantes, raques e mesas completam o ambiente e também seguem o mesmo padrão. Os cortes retos e extremamente formais são dispensáveis, uma vez que o intuito é passar um ar de relaxamento, informalidade e desinibição. Por isso, abuse de elementos que trazem conforto, como assentos aconchegantes.

Cores

As cores que remetem ao estilo boho são principalmente preto, marrom, bege, verde-oliva e cáqui. Elas também podem ser associadas com tonalidades alegres e que apresentam mais vida, como cores primárias, prata, ouro, mostarda, roxo, rosa e violeta.

De maneira geral, esse tipo de figurino costuma utilizar três e quatro tons diferentes com o intuito de criar composições simples, mas que exalam criatividade e descontração.

Acessórios

A mistura de itens que remetem a diversas influências compõe o estilo boho — a fusão de artigos que lembram elementos rústicos, hippies e retrôs dá o toque a esse padrão. Estamos nos referindo a, por exemplo, pufes e almofadas de pedrarias, peças antigas e rústicas, vasos de barro antigos, peças adquiridas em brechó, tecidos indianos, peças tie-dye.

Pode ser que alguns itens não se encaixem de maneira individual na decoração. Contudo, quando as diferentes peças forem organizadas no ambiente como um todo, o resultado inesperado é uma aparência harmoniosa, criativa e desembaraçada.

Por isso, abuse de artigos para compor a estética do seu ambiente — quadros, estofarias antigas, objetos de artesanato, souvenires, porta-retratos, porcelanas, panos, tapetes, cobertores, cortinas, velas, itens exotéricos, fotos, entre outros acessórios. A ideia é contar a sua historia por meio da decoração!

Como incrementar o estilo boho?

O segredo para esse tipo de decoração é a fluidez gerada pela combinação de elementos únicos. Confira algumas dicas de como aplicar essa tendência com precisão em seus ambientes.

Comece pelos tons sóbrios

Antes de qualquer coisa, dê início à montagem da decoração optando por uma pegada mais neutra. Mas isso não significa deixar o espaço com ar sem graça, ok?

Aproveite a parede branca ou bege e vá lançando peças no ambiente, por exemplo. Essa dica ajuda a fazer com que os objetos que serão adicionados posteriormente combinem com os que já estão fazendo parte da decoração atual. Um sofá em tonalidade sóbria deve ser incluído primeiramente e, depois, priorizam-se outros elementos, como almofadas, acessórios de brechó, peças feitas de madeira e por aí vai.

Use cores da mesma família

O ideal é manter consistência entre tonalidades. Se você preferir um clima mais alegre e desinibido, pode escolher cores parecidas, com o intuito de promover harmonia. Tons terrosos ajudam a trazer um estilo rústico e com referências folk. Por exemplo, variações de verdes e azuis são boas pedidas.

Contudo, é preciso ter cuidado para as nuances não briguem” entre si ou para que uma não se destaque mais do que as demais. O ideal é manter a harmonia e os padrões similares.

Abuse das estampas

A mistura de estampas é incrível: pode incluir elementos florais, hippies, românticos, orientais, indianos e até arabescos. Não há limites para a criatividade. Mesmo que a estampa do seu cobertor tenha um estilo romântico, isso não impede que você decore o restante com almofadas que remetem a um modelo étnico, por exemplo.

A decoração boho é uma tendência que vem fazendo muito sucesso pelo mundo afora há um bom tempo e tem tudo para seguir em alta. Afinal, ela permite a combinação de diversos estilos, possibilitando liberdade e muita versatilidade. E para que seja possível montar um espaço coerente, observe que a escolha da casa ou do apartamento também é um fato que determina a expressão do seu estilo. Por isso, o espaço deve ser bem pesquisado antes de você partir para as próximas etapas.

Gostou das dicas deste post e quer descobrir ainda mais conteúdos especializados para planejar os seus ambientes? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe materiais exclusivos na sua timeline!