Cuidados essenciais para evitar dor de cabeça com o imóvel alugado
Mora de aluguel ou está pensando em alugar? Os cuidados vão além da escolha da localização, tamanho e valor. Confira dicas importantes para evitar dor de cabeça com o imóvel alugado.
- Estar atento a vistoria inicial do imóvel
Essa é a hora em que quem vai alugar precisa ficar atento a possíveis defeitos estruturais que devem ser sanados pelo locador no momento de sua entrada no imóvel ou até mesmo considerações sobre o estado do imóvel. O inquilino recebe um termo de retificação com 2 campos para preenchimento, sendo:
- Retificações: Neste campo deve descrever apenas os itens que estiverem divergentes ou não discriminados no relatório de vistoria de entrada detalhando por ambientes para análise e parecer do profissional de vistoria. Exemplo: Ambiente 1. (Sala), Descrição: Manchas na pintura e Foto: Tirar foto e renomear com nome e numeração do item.
- Reparos Estruturais: Neste campo deve descrever as solicitações de reparos estruturais no imóvel, ou seja, itens que você gostaria que fossem reparados que impedem o uso. Exemplo: Ambiente 2. (Cozinha), Descrição: Vazamento na torneira e Foto: Tirar foto e renomear com nome e numeração do item.
- Usar materiais adequados na limpeza
Durante o período em que está usando o imóvel, o locatário é o responsável pela manutenção básica deste espaço e por isso na hora de cuidar do imóvel precisa ficar atento com produtos que usa para limpar, piso, paredes e portas, sob o risco de danificar e depois ter que arcar com a troca ou reparo de algum item. Por exemplo, certos produtos não podem ser usados em determinados pisos, pois podem causar manchas, como os porcelanatos, que são mais delicados;
- Cuidado com portas e armários de madeira
Ainda na hora da limpeza é preciso ficar atento com as portas e armários, pois quando em contato frequente com água se danificam fácil, e aí pode ser outro prejuízo que poderá ser cobrado do inquilino.
- Manter as contas em dia
Assim como o locador precisa estar com as contas de água, energia, gás, condomínio, IPTU em dia, para que o locatário entre no imóvel sem maiores problemas, quem aluga também precisa estar assíduo com as contas, que ao final do contrato devem ser todas apresentadas.