Blog

crowdfunding imobiliário

Crowdfunding imobiliário: entenda como investir nesse tipo de negócio

por URBS Imobiliária - Publicado em 15 de maio de 2020
crowdfunding imobiliário
Tempo de leitura 5 min

Se você já ouvir falar em financiamento coletivo e nunca imaginou que ele pudesse se relacionar com o mercado de imóveis, precisa se informar sobre o assunto. O fato é que o crowdfunding imobiliário tem dado bastante certo no país, com vários investidores de pequeno e médio porte obtendo bons ganhos com ele. A projeção para os próximos anos é das melhores e você pode aproveitar as oportunidades que essa alternativa oferece.

Para você entender melhor do que estamos falando, produzimos este conteúdo detalhando como essa modalidade de financiamento coletivo funciona e por que tem dado tão certo. Se quiser ficar por dentro, continue a leitura e aprenda com as informações a seguir.

O que é o crowdfunding imobiliário?

O crowdfunding (ou financiamento coletivo, em bom português) é um agrupamento de pessoas que colaboram financeiramente ou de outras formas para a viabilização de determinado projeto. Geralmente é voltado para projetos de tecnologia e iniciativas socioculturais como peças de teatro, gravação de discos de música ou até mesmo a construção de centros comunitários independentes.

Por sua praticidade e eficiência, ele tem sido muito usado para as mais diversas finalidades. E como o mercado imobiliário é uma peça importante na economia brasileira e de outros países, essa modalidade de financiamento também vem sendo aplicada para empreendimentos de imóveis.

Dessa maneira, algo que antes era restrito a pessoas com grande capital se torna acessível a um número maior de investidores que, com quantias de R$ 1 mil, por exemplo, conseguem participar de incorporações mais robustas e obter ganhos interessantes com isso.

Esse fator tem movido uma quantia considerável de fundos nos últimos anos e, por esse mesmo motivo, se torna algo bem proveitoso para quem quer fazer investimentos em projetos maiores apesar de não dispor de grandes recursos para tal.

Como funciona e como investir nesse tipo de negócio?

A principal plataforma de crowdfunding imobiliário disponível no Brasil hoje é o URBE.ME. Por meio de um cadastro totalmente online, rápido e simples, o investidor pode começar a contribuir com lançamentos e empreendimentos diversos e obter retorno dentro do prazo estipulado no contrato.

O investimento ocorre assim: cada colaborador vira um cotista daquele projeto no qual está investindo e que segue o percentual do Valor Geral de Venda (VGV) com ganhos firmados no contrato de mútuo. Geralmente, a plataforma de crowdfunding imobiliário prevê retornos que vão de 13% a 16% ao ano, dependendo das condições de cada projeto apoiado.

Além do mais, por contrato, é garantido que haja o retorno de 100% a 120% atrelado ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI) do valor investido, o que é bem interessante para quem colabora com cada iniciativa. Ao final do prazo de retorno (de 18 a 46 meses, em média) e de acordo com as particularidades de cada projeto, o investidor recebe todo o montante que foi alocado naquele lançamento.

Outro ponto que merece ser destacado é o funcionamento da plataforma online, que é bastante funcional e transparente. Há mais segurança para as partes envolvidas porque, após fazer a transferência monetária para o projeto, o investidor tem acesso a uma interface que demonstra de forma clara:

  • o andamento da obra;
  • quanto a incorporadora já recebeu pela venda das unidades;
  • gráficos que relatam o desempenho daquele empreendimento.

Quais as principais vantagens do crowdfunding imobiliário?

Agora que já explicamos o que é crowdfunding imobiliário, como funciona e o que fazer para investir nesse tipo de negócio, vamos listar alguns pontos positivos dessa modalidade. Siga com a leitura e confira!

Maior acesso a quem tem menos poder aquisitivo

Bom, como dissemos, o crowdfunding imobiliário permite que mais pessoas participem como investidoras de grandes empreendimentos. Essa é uma vantagem e tanto, concorda? Afinal de contas, até pouco tempo atrás, tal possibilidade era restrita àqueles que dispunham de um grande capital para isso.

Mais praticidade para investir no mercado imobiliário

Esse tipo de negócio facilita a vida de quem quer investir no setor de imóveis. Com um cadastro 100% online e que dispensa certidões e uma série de documentos envolvidos em uma transação imobiliária no formato tradicional, já é possível colaborar com incorporações diversas e obter os ganhos desejados com essa alternativa. A ausência de burocracia já é um fator encorajador nesse processo.

Ótimo retorno financeiro para os investidores

Além dos resultados que são obtidos como cotista, o investidor tem a garantia de retorno via as premissas do contrato no qual obtém de 100% a 120% do valor investido atrelado ao CDI. Não é todo tipo de investimento que proporciona tais vantagens financeiras, e esse é um aspecto que se destaca nessa modalidade de financiamento coletivo.

Transparência em todo o processo

A transparência ocorre, em primeiro lugar, por ser online e permitir um acompanhamento preciso de como está o desenvolvimento daquele projeto e quais as projeções de crescimento dele a longo prazo estipulado. O segundo ponto é a facilidade de se associar a essas incorporações e de acessar todas as informações de que precisa em um clique. Com esse investimento descomplicado e acertado, você economiza tempo e dinheiro.

Boas oportunidades no ramo imobiliário

Essa modalidade abre muitas portas no que diz respeito a investimentos imobiliários. Por mais que o mercado de imóveis seja promissor e com diversas vantagens, nem todo mundo tem a quantia necessária para participar dos empreendimentos de que gostaria. E, mesmo fora desse nicho, quando se acessa outras formas de investimento, elas não costumam ter aspectos tão vantajosos como o crowdfunding imobiliário.

Como o mercado tem se adaptado na velocidade das mudanças do mundo atual, quase todas influenciadas pelos recursos digitais, você ganha mais opções ao buscar formas de investir com base nos seus interesses. Ou seja, ninguém precisa mais ficar preso a modelos tradicionais de investimento nem a maneiras antigas de negociar no mercado de imóveis. Os ganhos que você vem vislumbrando nesse nicho nunca estiveram tão acessíveis.

E então, gostou de saber como investir no crowdfunding imobiliários? Aproveite e siga os nossos perfis nas redes sociais para continuar por dentro dos melhores conteúdos sobre o mercado de imóveis no Brasil. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Mercado e Investimentos