Blog

cozinha americana

Cozinha Americana e conceito aberto: conheça essas tendências

por URBS Imobiliária - Publicado em 18 de janeiro de 2019
cozinha americana
Tempo de leitura 6 min

Se você costuma observar projetos arquitetônicos com frequência, deve estar por dentro das tendências da cozinha americana e do conceito aberto. Esses projetos promovem integrações de ambientes e garantem o melhor aproveitamento dos espaços da residência.

Você conhece essas propostas? Quer saber por que estão em alta e quais são os seus benefícios? Está com dúvidas sobre como harmonizar essas tendências no seu imóvel? Então, este post foi feito para você! Continue a leitura e saiba tudo sobre cozinha americana e a proposta arquitetônica de conceito aberto.

O que é uma cozinha americana?

Você já deve ter observado, pelo menos em filmes, a famosa cozinha americana. Sua principal estrutura é o balcão de alvenaria onde fica a pia e a mesa de preparo dos alimentos. Nesse formato de projeto, quem está na cozinha tem a visualização da sala de jantar e, muitas vezes, da sala de estar da casa também.

Normalmente, o balcão conta com uma superfície de pedra e, em alguns casos, ele também é usado para refeições rápidas, com o apoio de bancos mais altos para os moradores e convidados.

Por que a proposta está em alta?

É um tipo de projeto que favorece até mesmo os apartamentos menores, possibilitando a melhor integração dos ambientes. É uma cozinha prática e ao mesmo tempo moderna, como exige o dia a dia da maioria os brasileiros.

Quem está no comando da cozinha pode muito bem se comunicar com as outras pessoas no local, enquanto elas estão dispostas nos outros ambientes. Ideal para as famílias que querem passar mais tempo de convívio, por exemplo.

O que é o conceito aberto?

Algumas pessoas consideram o conceito aberto uma espécie de evolução da cozinha americana. Ou seja, no lugar do balcão de alvenaria clássico que separa a cozinha de outros cômodos da sala (normalmente a sala de jantar ou de estar), o conceito aberto traz uma ilha. Nela estão a pia, o fogão e muitas vezes os armários da cozinha. O resultado é uma sala de jantar agregada aos demais espaços (cozinha e sala de estar).

O ambiente só é demarcado conforme a disposição dos móveis. Por exemplo, o seu sofá pode ser o responsável por “separar” o ambiente da sala de estar da área da cozinha ou de refeição. No conceito aberto, sempre é possível visualizar o espaço de uma maneira geral e integrada, como um todo.

O conceito aberto também pode ser aplicado a diferentes cômodos, como no caso de um quarto com escritório ou de sala de estar com escritório. E até o mais conhecido: cozinha com área de serviço.

Por que essa ideia está em alta?

São diversas as razões que fazem o conceito aberto uma opção “tendência” nos projetos arquitetônicos. Como na proposta da cozinha americana, trata-se, principalmente, de uma maneira de aumentar a socialização, mas com um conceito que abraça outros cômodos.

Por exemplo, quem está na sala de jantar pode interagir com as pessoas que estão na sala de estar ou salão de jogos. Uma dinâmica interessante em festas ou eventos, sem que seja necessário que o anfitrião se desloque a todo momento para dar atenção às visitas.

Essa forma de conectar os ambientes também possibilita a ampliação de espaços menores. Afinal, casas e apartamentos pequenos também podem se beneficiar da tendência do conceito aberto. O resultado é um ambiente amplo, mais iluminado e até mesmo mais arejado.

Quais as tendências para esse ano?

Por caírem no gosto das pessoas, as tendências impulsionam modificações ao longo do tempo. Por isso, é hora de deixar os projetos menos engessados e usar a criatividade para obter ambientes modernos, funcionais e mais bonitos.

As cozinhas americanas planejadas, por exemplo, estão em alta. Os móveis planejados se adaptam ao espaço que você tem, garantindo o melhor aproveitamento até daqueles “cantinhos” que pareciam que ficariam inutilizados ou esquecidos.

O conceito aberto traz a tendência principal da chamada “cozinha gourmet”. Ou seja, a cozinha é deslocada de seu setor habitual e se localiza para a área social da casa, muitas vezes tendo comunicação até mesmo com a varanda e os espaços de lazer.

Isso garante uma abertura para elementos interessantes, como uma churrasqueira ou forno de pizza.

Quais os benefícios de usá-los no seu imóvel?

Os projetos tanto de cozinha americana quanto de conceito aberto costumam ser bastante funcionais. A sensação de amplitude se destaca e faz com que os ambientes pareçam realmente maiores.

O aproveitamento da luz ambiente é melhor, já que as barreiras das paredes não estão presentes, assim como acontece com o favorecimento da ventilação natural. A área de circulação para as pessoas, sejam elas moradores ou visitantes, é bem maior.

Como harmonizá-los no seu imóvel?

As desvantagens dessas tendências estão na diminuição da privacidade e na escassez de isolamento acústico. É importante dar atenção a esses pontos para harmonizar uma cozinha americana ou a tendência do conceito aberto no seu imóvel.

Alguns elementos e peças podem ser fundamentais para que os ambientes fiquem harmoniosos e, de fato, funcionais. Algumas vezes, a troca de materiais será um imperativo. É interessante seguir as orientações de um profissional para que os resultados nos cômodos sejam otimizados e as desvantagens sejam supridas sem problemas.

Que cuidados devem ser tomados?

Para que os ambientes sejam bem aproveitados, alguns cuidados se mostram essenciais. Por exemplo, em casos de quebra de paredes para a integração dos cômodos, é primordial verificar se a ação não trará riscos às construções. Algumas paredes e estruturas não podem ser derrubadas, sobretudo em apartamentos, pois estão relacionadas às bases de sustentação do edifício.

Os projetos devem se concentrar na relação das pessoas com os ambientes. Para isso, os arquitetos precisam saber qual a finalidade principal do cômodo em questão. Por exemplo, se estamos falando de uma cozinha americana, é importante saber quem pretende cozinhar, se existem crianças na casa, como é o acesso delas à cozinha, entre outros pontos.

Tudo pode ser personalizado de acordo com os moradores, especialmente no caso de móveis planejados. Aspectos como a necessidade de espaço e a estatura das pessoas têm influência direta no projeto, uma vez que é importante garantir que os ambientes sejam ergonômicos e atendam às demandas da família do contratante.

Por isso a importância de confiar os projetos a profissionais conceituados.

A cozinha americana e o conceito aberto são soluções dinâmicas que podem transformar o visual e a funcionalidade dos cômodos da sua casa! Normalmente, o que se espera é mais praticidade, integração e otimização de espaço.

Gostou de conhecer essas tendências arquitetônicas? Então, continue se informando e leia sobre as últimas tendências de decoração para ficar de olho!