Dicas

Conheça 8 fatores que valorizam um imóvel

maio 24, 2019
fatores que valorizam um imóvel
Tempo de leitura 6 min

O investimento na compra da casa própria ou no aluguel é uma conquista muito importante na vida de toda pessoa. Afinal, foram anos se preparando para este momento.

Nesse cenário, é essencial saber como fazer um bom negócio. Por isso, o interessado deve conhecer a situação do mercado e os fatores que valorizam um imóvel — e influenciam no seu preço. Tais elementos têm a capacidade de fazer com que esse bem sofra valorização ou desvalorização em curto, médio e longo prazo.

Neste artigo, vamos apresentar os elementos que devem ser avaliados e levados em consideração antes de comprar um imóvel para que ele se valorize cada vez mais com o tempo. Confira!

1. Localização

A localização do imóvel é, talvez, o elemento mais importante na hora de definir o seu valor de venda ou aluguel — e que exerce influência direta para a apreciação do imóvel.

Nesse sentido, as residências que estão situadas em áreas nobres de alto padrão tendem a ser mais procuradas por pessoas interessadas em adquirir um imóvel. Além disso, as construções que estão próximas à região litorânea também são mais valorizadas do que aquelas construídas mais para o interior.

2. Proximidade a regiões com potencial de urbanização

As cidades já estão saturadas de construções. Diante dessa situação, é muito comum nos depararmos com condomínios sendo erguidos praticamente às margens dos grandes centros urbanos. É um processo natural, afinal, é a região para onde elas devem realmente crescer.

Assim, conforme o crescimento nessas regiões periféricas vai aumentando, elas ganham mais atenção e cuidados da prefeitura, que passa a investir em obras de infraestrutura, saneamento básico e urbanização — asfalto, iluminação nas ruas, coleta de lixo, placas de sinalização, linhas de ônibus e até metrô.

Como resultado dessa assistência pública, a região passa a ser mais valorizada. Em decorrência desse processo, vão surgindo novos moradores e o comércio local vai ganhando força.

E o melhor de tudo é que é possível estudar o mercado e prever essa situação com antecedência. Logo, se o interessado na compra adquirir o imóvel antes da sua valorização, ele certamente fará um negócio bastante lucrativo.

3. Centros comerciais próximos

Quanto mais próximo a estabelecimentos comerciais, mais valorizado o imóvel será. Isso porque a variedade desses negócios proporciona praticidade, conforto e otimiza a rotina dos moradores — shopping, supermercados, consultórios médicos, restaurantes, farmácias etc.

Além disso, a região próxima a esses centros de comércio traz mais segurança para os moradores que transitam pela área. Nesse sentido, a existência desses centros comerciais é fundamental para qualquer área urbana, e influencia diretamente na decisão de compra das pessoas interessadas em adquirir o bem.

4. Prédios governamentais nas proximidades

A escolha de prédios para representar os órgãos governamentais consiste em um processo cuidadoso e que passa por um planejamento prévio, que avalia uma série de aspectos antes de conceder o aval final de funcionamento.

Desse modo, uma construção dessa importância representa a existência de interesse na região e traz segurança, uma vez que conta com serviços de vigilância e monitoramento constante. Além disso, os funcionários públicos desses órgãos poderão preferir residir em locais próximos ao seu serviço, contribuindo, assim, para a valorização dos imóveis da área.

5.  Vagas de garagem

Atualmente a maioria dos moradores possui automóvel. O carro deixou de ser um item de luxo para se tornar uma verdadeira necessidade. Contudo, assim como qualquer patrimônio, o veículo deve ser sempre bem cuidado.

Por isso, um imóvel que disponibiliza vaga de garagem coberta já ganha um diferencial para a sua valorização. Essa preocupação busca proteger as estruturas do veículo e prolongar o seu valor no mercado — manter a conservação da pintura, do painel e preservar o estofamento dos bancos contra os danos causados pelos raios solares, além de evitar que ele se deteriore em casos de enchentes e alagamentos nas ruas.

6.  Espaço para lazer

A preocupação com a mente e o corpo saudáveis tem feito com que cada vez mais as pessoas busquem maneiras de se divertir e praticar exercícios físicos. Isso faz com que os moderadores prefiram locais com academias, quadras de esportes, pista de corrida, salões de jogos etc. Desse modo, um imóvel com uma área de lazer diversificada e com uma boa estrutura tende a ser bastante procurado.

7.  Acessibilidade

Os bairros que são facilmente acessíveis por meio de automóveis ou que recebem uma frota efetiva de transporte público tendem a ser mais atraentes para os futuros moradores. Afinal, regiões distantes exigem um maior tempo de deslocamento e necessitam de um meio de locomoção eficiente.

Ninguém quer perder horas do dia preso ao trânsito e em engarrafamentos. Por isso, antes de tomar a decisão final sobre a negociação, pesquise melhor as rotas e a proximidade das vias de acesso rápido — que podem encurtar distâncias.

Uma boa ideia é pesquisar a intenção do poder público em desenvolver futuros projetos e investimentos em obras e transporte público para a área. Esse fato ajuda a valorizar ainda mais os imóveis localizados na região.

8. Segurança

Infelizmente, nosso país é assolado por altos índices de criminalidade. Para contornar ou tentar minimizar essa situação preocupante, os imóveis que oferecem segurança diferenciada ganham vantagem e acabam sendo mais valorizados — câmeras de vigilância 24 horas, alarmes, cerca elétrica etc. Esses aparatos ajudam a coibir e evitar que criminosos cometam delitos.

Além disso, contar com o apoio de uma portaria inteligente faz toda a diferença. Esse sistema automatizado controla em tempo real a entrada e a saída de pessoas e veículos da casa ou do apartamento — por acionamento eletrônico de portões, comunicação interna e integrada com todos os moradores, sistemas de identificação de placas e pessoas a distância etc.

Se você quer fechar um negócio de sucesso, então deve saber que esses são os maiores exemplos de fatores que valorizam um imóvel e o tornam mais atrativo perante o mercado, sendo determinantes no momento de fixar um preço atraente para o comprador. Nesse cenário, inclusive, nada é mais coerente do que contar com a ajuda de uma imobiliária para que todo o levantamento seja feito e a melhor opção possa ser escolhida.

Quer saber como encontrar uma imobiliária eficiente e de confiança para encarar o desafio? Então, confira este artigo e descubra!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário