Blog

apartamento na planta

Confira as 6 vantagens de comprar um apartamento na planta

por URBS Imobiliária - Publicado em 23 de janeiro de 2019
apartamento na planta
Tempo de leitura 6 min

A conquista da casa própria é um momento muito importante e também muito aguardado na vida de qualquer pessoa. Investir em uma propriedade que você pode chamar de sua é uma oportunidade incrível de se livrar do aluguel e ter um lugar só seu.

Contudo, para que isso se concretize e tudo saia conforme o esperado é muito importante estar atento ao mercado imobiliário. Existem diversas opções disponíveis no mercado e a compra de um apartamento na planta pode ser a melhor escolha para o momento.

Pensando nisso, reunimos, neste post, quais são as maiores vantagens de comprar um apartamento na planta. Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura!

1. Valorização do imóvel

A compra de um apartamento na planta tem tudo para ser um negócio próspero. Isso porque a tendência de ele sofrer uma valorização maior do que o imóvel já construído ou usado é maior. Isso pode acontecer por alguns motivos. Os gastos com a manutenção da propriedade de um apartamento já edificado, decorrentes do seu tempo de uso, podem ser grandes e pesar no bolso do proprietário.

Além disso, o déficit habitacional do Brasil e o crescimento acelerado da população proporcionam uma demanda maior na busca por imóveis. A consequência natural desse fenômeno é a valorização dos bens construídos na planta e o aumento do seu valor.

Da mesma forma, a valorização de um imóvel pode acontecer de diversas formas, até mesmo em bairros impensados. Essa situação pode acontecer principalmente em decorrência da construção de um novo empreendimento próximo à região, como um centro comercial ou quando o Poder Público decide construir uma rodovia, uma estação de trem ou de metrô perto do local.

2. Instalações modernas

Outra grande vantagem que costuma agradar bastante os compradores é o fato de que um apartamento na planta tem instalações modernas, uma vez que acabou de ser construído. Dessa forma e de uma maneira geral, não é preciso se preocupar com o estado de conservação da rede elétrica e hidráulica, a situação das vigas, a fachada e demais elementos. Você só vai ter que se preocupar com ajustes no acabamento após anos ou décadas.

Nesse sentido, o ideal é solicitar à construtora o memorial descritivo do imóvel. Esse documento descreve, em detalhes, os elementos utilizados na obra — área, materiais usados na construção, revestimento, acabamento etc. Ele ajuda a manter a segurança da negociação e evita frustrações ou decepções após o apartamento ter sido finalizado.

3. Preço acessível e condições de pagamento atrativas

Geralmente, o apartamento na planta costuma ser negociado no mercado com um preço mais em conta, se comparado com o valor de um imóvel já construído e pronto para morar.

O setor imobiliário está crescendo bastante nos últimos anos e passando por uma onda de muita produtividade. Dessa forma, as empresas construtoras estão mais flexíveis e abertas a negociar diretamente as propostas com os compradores e oferecer vantagens e facilidades no momento da compra. Isso quer dizer que há menos burocracia e maior poder de barganha e negociação para o consumidor.

As opções de pagamento podem ser atrativas, como parcelamento da entrada e taxas de juros menores, um maior número de parcelas, financiamento em um banco confiável etc.

4. Possibilidade de personalização

A possibilidade de personalização significa que há uma maior flexibilização e integração dos espaços para atender melhor ao estilo e ritmo de vida das pessoas.

Dessa forma, pode-se adaptar a construção do apartamento levando em conta as preferências e necessidades do cliente, mas claro que isso deve ser feito considerando os estudos de viabilidade e condições estipuladas pela construtora.

Assim, é possível decorar e adaptar o imóvel conforme o gosto do comprador. Assim, o acabamento da parede, estilo do piso e azulejos, vaga na garagem e varanda podem ser escolhidos pelo cliente.

5. Maior segurança com a documentação

Um bem que já está em uso pode ter informações incompletas ou equivocadas em seu registro, além de outros problemas em sua matrícula que podem acarretar atrasos na negociação e dores de cabeça no futuro.

Por outro lado, os documentos de um imóvel na planta dizem respeito a um contrato de promessa de compra e venda, com uma matrícula completamente nova. Dessa forma, as etapas a serem tratadas não envolverão terceiros, apenas o comprador e a empresa construtora, o que diminui consideravelmente as chances de ocorrência de problemas.

6. Retorno garantido a médio e longo prazo

Optar por um imóvel novo e moderno é uma forma de adquirir um patrimônio e de investir em um bem rentável e com altas chances de retorno financeiro a médio e longo prazo. Como já foi mencionado anteriormente, esse tipo de imóvel não sofre uma desvalorização brusca e repentina.

Dessa forma, torna-se uma alternativa ideal para quem quer investir e ter a certeza de que o seu capital está sendo bem direcionado. Uma opção é realizar a compra e, após um tempo, com o imóvel mais valorizado, fazer a venda ou, então, apostar na locação como forma de adquirir um rendimento extra no fim do mês.

Essa é uma grande preocupação das pessoas, até porque cenários de instabilidade econômica não são raros de acontecer. Por isso, é importante avaliar bem a situação do mercado e os seus objetivos, a fim de não sofrer com investimentos feitos por impulso.

A compra de um apartamento na planta é um investimento muito promissor e com uma alta taxa de liquidez perante o mercado imobiliário. É um negócio seguro e não costuma apresentar grandes complicações nem sofrer muito com as oscilações decorrentes da economia. Mas apesar de tudo, é importante ter atenção ao que estiver estabelecido no contrato.

Uma boa sugestão é contar com a ajuda de uma empresa especialista no ramo imobiliário e que pode auxiliar nessa tarefa.

Ficou interessado em comprar um apartamento na planta, mas ainda tem algumas dúvidas? Nós podemos ajudá-lo! A URBS é uma empresa com 42 anos de mercado, focada na compra, venda e aluguel de imóveis de alto padrão em Goiás. Portanto, não espere mais! Entre em contato conosco! Nós podemos ajudá-lo!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Dicas