Blog

condomínios horizontais

Condomínios horizontais: o que são e por que investir?

por URBS Imobiliária - Publicado em 14 de outubro de 2019
condomínios horizontais
Tempo de leitura 6 min

Quando se fala em condomínio, é comum que as pessoas associem aos prédios e apartamentos, que formam um conjunto vertical. Porém, também existem condomínios horizontais.

Eles são formados por casas, padronizadas ou não, que contam com facilidades como portaria, espaços comuns e outros benefícios. Esses empreendimentos estão em crescimento no Brasil e se tornaram uma ótima opção de investimento, já que muitas pessoas desejam as comodidades e o espaço que as casas proporcionam.

Neste post, explicamos quais são os benefícios que os condomínios horizontais proporcionam e por que essa é uma ótima opção de investimento. Confira!

Segurança nos condomínios horizontais

A segurança é um dos grandes benefícios de morar em apartamento e com os condomínios horizontais isso não é diferente. Eles contam com uma variedade de serviços importantes para a proteção dos imóveis e dos moradores, por exemplo:

  • portaria e controle de acesso de pessoas;
  • câmeras de vigilância;
  • alarmes;
  • portões eletrônicos;
  • muros e cercas;
  • vigilantes.

Com equipamentos modernos e uma equipe capacitada, a vizinhança conta com segurança em tempo integral, sem que o morador precise se preocupar com a contratação de diversos serviços individuais.

Aqui, é fundamental destacar que a segurança é um dos principais fatores avaliados pelas pessoas ao comprar ou alugar um imóvel e, por isso, também influencia no seu valor de mercado. Portanto, ao investir nesse tipo de imóvel, você garante um retorno melhor.

Diversidade de espaços de lazer

Os condomínios horizontais também contam com amplas áreas de lazer, com diversas opções de diversão para toda a família. Entre as opções mais comuns de ambientes, podemos citar:

  • salão de festa;
  • playground;
  • espaço gourmet;
  • piscina;
  • quadras esportivas;
  • área verde;
  • espaço fitness.

Além disso, as casas nesses condomínios também oferecem áreas privativas mais amplas, quando comparadas aos apartamentos, trazendo mais conforto para quem deseja aproveitar os momentos de lazer e recepcionar os amigos sem utilizar os espaços comuns.

As famílias que têm crianças aproveitam ainda mais benefícios: os espaços do condomínio contam com medidas para que todos possam brincar com a segurança necessária fora de casa.

Com rotinas cada vez mais atribuladas, esses espaços nos condomínios são diferenciais importantes para as famílias. Ou seja, essa é uma ótima oportunidade, já que haverá maior procura por pessoas interessadas em alugar ou comprar uma casa.

Possibilidade de convívio social

Muitas vezes, ao morar em uma casa, as pessoas acabam mais isoladas em suas rotinas, sem muita integração com os vizinhos. Por outro lado, os condomínios oferecem oportunidades de conhecer novas pessoas e aumentar o convívio social praticamente em casa.

É comum ter a oportunidade de conversar com os vizinhos e conhecer outras pessoas enquanto circula pelas áreas comuns ou aproveita as comodidades oferecidas. Porém, como há regras sobre reservas de determinados espaços, isso não impede que os moradores façam confraternizações e recepcionem outras pessoas com mais privacidade.

Isso também é importante para desenvolver o senso de comunidade, qualidade fundamental para adultos e crianças. O uso das áreas de convivência e as regras do condomínio ajudam a cultivar o respeito e a harmonia na vizinha. Por isso, muitas pessoas procuram por essas opções na hora de procurar um imóvel para morar.

Privacidade para os moradores

A privacidade é fundamental para grande parte das pessoas e é uma das principais desvantagens dos apartamentos. A proximidade com os vizinhos pode ser bastante incômoda, principalmente em relação aos barulhos e encontros recorrentes nos corredores e áreas de acesso.

Nos condomínios horizontais as casas ficam lado a lado e, em alguns casos, não dividem paredes com os vizinhos. Isso aumenta a sensação de privacidade e de autonomia dos moradores, tornando o espaço mais reservado.

Além disso, o controle de entrada realizado é uma medida essencial: como só pessoas autorizadas têm acesso, a portaria consegue evitar o acesso de estranhos, como vendedores ambulantes, entregadores de panfletos e outras visitas inesperadas.

Mais qualidade de vida

A qualidade de vida é uma preocupação de várias pessoas, então, é importante que a residência proporcione isso. Afinal, é o local em que a família passa a maior parte do seu tempo, tirando os períodos de trabalho e estudo.

Os espaços comuns ajudam a manter uma boa vida social, aproveitar momentos de diversão e deixar a saúde em dia com exercícios físicos constantes. Por outro lado, a segurança também traz mais tranquilidade, reduzindo as preocupações da rotina.

Quem busca renda investindo em imóveis deve buscar opções que agradem o público em potencial e, em relação à qualidade de vida, os condomínios horizontais são uma ótima solução, pois oferecem um custo-benefício excelente, atraindo o interesse de muitas pessoas.

Isso acontece porque, de modo geral, ele une os principais benefícios de dois tipos de imóveis. Um espaço individual amplo e com mais privacidade, como as casas, mas com toda a segurança e comodidade oferecida pelos apartamentos.

Alto potencial de valorização

Sem dúvidas, é uma ótima opção de investimento para quem quer garantir a valorização do imóvel e obter mais rendimentos ao vender ou alugar o bem. Os benefícios oferecidos pelos condomínios são um diferencial, já que proporcionam mais comodidade e segurança para os moradores.

Isso reflete no valor do aluguel e da venda, mesmo que o morador ainda tenha que arcar com a taxa condominial. Considerando todos os espaços e serviços oferecidos e as despesas disso em uma contratação individual, o custo do condomínio é bastante vantajoso, atraindo potenciais compradores ou inquilinos.

Esses imóveis também contam com um risco menor de desvalorização, tendo em vista que as medidas de segurança e conservação são constantes. A falta de conservação, insegurança do local e a degradação do ambiente são fatores que reduzem o valor do imóvel, mas são evitados devido às normas condominiais.

Com todos os benefícios que os condomínios horizontais proporcionam para os moradores, são uma ótima opção de investimento. Além de terem uma grande procura, facilitando a negociação do imóvel para aluguel ou venda após a compra, o potencial de valorização é alto, garantindo ótimos rendimentos.

Gostou deste conteúdo? Se você quer mais dicas sobre o assunto, aprenda agora como funciona o mercado de imóveis de luxo e os benefícios de investir!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Mercado e Investimentos