Blog

condomínios-clube

O que são e quais as vantagens dos condomínios-clube?

por URBS Imobiliária - Publicado em 28 de janeiro de 2019
condomínios-clube
Tempo de leitura 6 min

A crescente onda de violência que assusta as cidades e o desejo por uma vida mais sossegada e com mais segurança tem feito com que muitas pessoas optem por morar em conjuntos residenciais conhecidos como condomínios-clube.

As exigências dos compradores estão cada vez mais complexas. Nesse cenário, o mercado de construção e imobiliárias encontrou, nesses condomínios residenciais com estrutura de clube, a solução para as necessidades e desejos de boa parte dos consumidores.

Essa tendência imobiliária vem ganhando cada vez mais popularidade, principalmente devido à praticidade e facilidade que eles trazem para a rotina dos moradores. Já imaginou usufruir de uma grande área de lazer e espaço para convivência sem ter que sair do seu condomínio?

Quer saber mais sobre como funcionam os condomínios-clube? Então, continue a leitura!

O que são os condomínios-clube?

Condomínio-clube é um conjunto residencial abrangente que oferece diversos serviços de conveniência, atividades de lazer e opções de entretenimento aos moradores. No mesmo sentido, essas construções possuem mercados, lojas, escolas, quadras para esporte, academia e uma série de estabelecimentos que proporcionam conforto e praticidade, reduzindo a necessidade de ir à rua para executar as tarefas cotidianas.

Afinal, quem não deseja ter tudo aquilo que precisa disponível a poucos metros de casa? Ir à academia, salão de beleza, fazer compras, acompanhar os filhos até a escola; tudo isso se torna muito mais fácil morando nesse tipo de ambiente.

A sua infraestrutura é tão desenvolvida que eles podem alojar até mesmo grandes centros comerciais. Isso é uma grande vantagem, uma vez que o trânsito nas grandes cidades é um empecilho e desanima muitas pessoas no momento de cumprir suas tarefas.

Qual é o objetivo dessa estrutura?

Os condomínios-clube trazem praticidade, conforto e segurança, características que muitas vezes faltam nas grandes cidades. Eles surgiram como uma alternativa diante do aumento da violência e do aumento do número de atividades no dia a dia, como trabalho, supermercado, academia, consulta com médicos, psicólogos etc.

O objetivo dessa estrutura é reunir em um só espaço várias opções de lazer, entretenimento e serviços, de forma que os moradores possam economizar tempo, evitando grandes deslocamentos e, ao mesmo tempo, aumentando a qualidade de vida.

Quais são suas vantagens dos condomínios-clube?

Vamos apresentar, a seguir, algumas vantagens desse tipo de conjunto residencial. Confira.

Mais opções de lazer e entretenimento

Um condomínio-clube apresenta uma grande variedade de atividades destinadas ao lazer, tanto para os adultos quanto para as crianças, o que proporciona maior interação social e a possibilidade de fazer muitas amizades.

Taxas condominiais são mais baixas

Os condomínios-clube são enormes estruturas que chegam a ter entre 500 a 700 unidades, às vezes até mais. Dessa forma, com mais apartamentos, as despesas com condomínio e manutenção são divididas entre todos os moradores e, portanto, pesa menos no bolso. Os valores costumam ser menores, se formos comparar com prédios pequenos que têm em média, 15 a 20 apartamentos e nem oferecem área de lazer.

Segurança e menos preocupação com a violência

Esses conjuntos residenciais oferecem sistemas de segurança mais avançados, com câmeras de monitoramento e vigilantes que trabalham 24 horas por dia. Essa cautela é muito importante, pois previne a ação de criminosos que se aproveitam da falta de vigilância para invadir e assaltar apartamentos.

Da mesma forma, como eles têm grandes estruturas, os moradores passam mais tempo fazendo suas atividades dentro do próprio condomínio do que na rua, em locais públicos, o que reduz as chances de sofrerem algum tipo de violência.

Valorização do imóvel

As grandes estruturas de lazer e os serviços oferecidos nos condomínios-clube contribuem para a valorização do imóvel. Como a maioria das pessoas quer simplificar a rotina, ter tudo perto é um diferencial que ajuda a aumentar a demanda por esse tipo de construção residencial.

Contudo, existem outros fatores que determinam a possibilidade de valorização desse tipo de empreendimento imobiliário, tais como o bairro onde ele foi construído, o estacionamento, a situação de conservação de suas estruturas, a administração do condomínio etc.

Isso significa que é importante verificar o imóvel como um todo, uma vez que ele pode ter uma área de lazer grande, mas o espaço pode estar malconservado e em processo de deterioração, o que é um ponto negativo.

Mais economia

A variedade de opções de lazer traz economias, pois muitos programas em família e passeios podem ser feitos sem sair do condomínio e sem gastar dinheiro. Nesse mesmo sentido, também podem ser dispensadas as mensalidades com academia, transporte, esportes e outros elementos, uma vez que tudo isso passa a ser oferecido pelo próprio condomínio.

Socialização com outros moradores

A interação entre os vizinhos se torna mais concreta graças aos espaços de lazer e socialização desses condomínios. Mesmo que os apartamentos garantam a privacidade do morador e proporcionem viver de modo reservado, a existência de ambientes em comum proporciona a chance de conhecer melhor os vizinhos e interagir com eles.

Isso pode acontecer nas atividades do dia a dia, como no treino da academia, andando de bicicleta, jogando uma partida de futebol, churrascos e demais atividades de lazer. Isso aumenta o contato humano e as relações sociais.

Não há preocupação com a manutenção

Áreas de lazer como piscinas, quadras de esportes e academia exigem manutenção com bastante frequência. Existem muitos cuidados que precisam ser levados em consideração para manter a estrutura desses espaços, tais como:

  • controle da qualidade da água;
  • acionamento da bomba e do filtro em períodos sem movimentação;
  • limpeza das áreas;
  • contratação de jardineiro e paisagista para cuidar do jardim;
  • manutenção da poda das árvores e da grama aparada etc.

Nesses casos, é a própria administração do condomínio-clube que fica responsável por essas questões envolvendo a manutenção das estruturas e demais assuntos relacionados.

Os condomínios-clube são a grande tendência no mercado imobiliário. Esses conjuntos residenciais foram projetados para proporcionar tudo aquilo que os moradores precisam sem a necessidade de sair de casa, evitando, assim, deslocamentos e otimizando o tempo. E o melhor de tudo é que eles conseguem reunir segurança e qualidade de vida na cidade grande. Isso significa que eles fornecem toda a estrutura necessária para garantir um ambiente de agradável e confortável.

Morar em uma localização privilegiada e ter qualidade de vida é um desejo muito comum entre as pessoas. Saiba como é possível morar bem!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Mercado e Investimentos