Blog

como montar um closet

Confira como montar um closet ideal para você

por URBS Imobiliária - Publicado em 06 de maio de 2020
como montar um closet
Tempo de leitura 6 min

Saber como montar um closet é o sonho de muitas pessoas, afinal, deixar todos os seus itens de vestuário em um só lugar, de forma organizada e funcional é bastante prático. São diversos estilos e tamanhos diferentes, que oferecem inúmeras possibilidades organizacionais, o tipo de closet escolhido dependerá de sua rotina, seu estilo de vida e do volume de objetos que você tem para guardar.

Eles podem ser apresentados com uma construção mais simples ou com marcenaria sofisticada. Isso mesmo, você não precisa gastar uma fortuna para ter um closet bonito, prático e arrumado.

Sendo assim, continue acompanhando este post para entender como montar o seu closet dos sonhos. Confira, a seguir!

Crie o projeto

Primeiro de tudo, você precisa medir seu espaço e saber exatamente do que precisa. Pegue um pedaço de papel e anote as medidas do espaço no qual deseja montar o closet, verifique todas as suas peças e classifique-as por tipo, tamanho, cores, tecidos, o que você achar melhor, mas organize a ideia antes de colocá-la em prática. Lembre-se de que o intuito dos closets é de ser um tipo de guarda-roupa aberto, então, deixar tudo desordenado não deixa o espaço bonito.

Escolha bons materiais, pesquise os melhores fornecedores, defina preços e invista em itens de qualidade para o seu projeto, lembre-se de que é um espaço único para atender às suas necessidades e tornar suas escolhas mais práticas quando se trata de se vestir.

Caso você tenha um pouco mais de verba, invista em marcenaria de MDF ou MDP e portas de vidro. Mas, se o orçamento é limitado, vale muito a pena criar um projeto completo feito com pallets e canos de PVC.

Separe os itens

Depois de separar tudo, é hora de decidir o que entra e o que sai do armário. Esse é o momento de escolher os itens de doação, separar as roupas dos acessórios e sapatos e decidir onde cada peça será armazenada. Depois de tudo isso, você precisa verificar a quantidade de cabides, caixas organizadoras, nichos, ganchos e outros itens que ajudarão você a configurar o espaço.

Defina a iluminação

A iluminação é essencial na montagem do closet. A lâmpada usada deve ter cores bem definidas, para que os tons reais das peças não sejam ofuscados. Dessa maneira, o indicado é usar e abusar de spots, lustres e, se possível, iluminação natural. As janelas, além de oferecer luz natural durante boa parte do dia, facilita a ventilação, algo indispensável para um closet, a fim de proteger as roupas do mofo.

Utilize espelhos

Mais uma etapa do processo de montar um closet é a escolha dos espelhos. Por mais que você esteja criando um modelo reduzido e minimalista, ter um espelho para verificar o visual é indispensável.

Então, esse é um item no qual você terá que gastar um pouquinho mais, afinal, precisará de um espelho grande o suficiente para que você consiga se visualizar por completo. Além disso, os espelhos criam um efeito de profundidade em espaços menores e seu closet parecerá muito maior do que realmente é.

Pense nas subdivisões

Evite ter muitas gavetas em seu closet. Muitos nichos, a princípio, pode dar uma ideia de organização, mas só faz você perder espaço com divisões desnecessárias. Deixe espaços abertos e separe apenas as gavetas e os sapatos. As gavetas podem ser rasas para lingeries e mais profundas para outras peças mais resistentes.

Também tome cuidado para não criar espaços pequenos demais e nem grandes demais. Veja as seguintes orientações:

  • para joias ou lingeries, são suficientes gavetas com 10 cm a 15 cm de profundidade. No caso das camisas, bermudas e shorts, inclua gavetas com medidas entre 17 cm e 20 cm. As jaquetas de couro, blusas de lã e outras peças mais pesadas devem ser armazenadas em gavetas de 35 cm ou mais;
  • os cabides precisam ter, em média, 60 cm de profundidade para que as peças mais delicadas e com mangas compridas não fiquem amassadas. A altura do cabideiro varia de 80 cm a 140 cm para separar camisas, calças e vestidos, tanto curtos quanto compridos;
  • para as prateleiras, elas podem ter uma largura entre 20 cm e 45 cm, de acordo com a funcionalidade.

Inclua sapateiras

As sapateiras devem estar bem separadas das roupas. Crie um espaço com muitas prateleiras, do topo ao chão. Considere a altura do salto alto e não os coloque muito fundo, pois alguns pares acabam desaparecendo e ficam esquecidos, sem uso.

Tente tornar todos os pares o mais visível possível. Quanto às sacolas de sapato, não as deixe penduradas, pois isso pode arruinar suas alças, que se esfregam contra o local onde são penduradas. Coloque-as nas prateleiras para que possam descansar e aguardar o uso.

Pense nos acessórios

Se você é do tipo que possui muitos óculos, relógios, joias e bijuterias, crie um espaço reservado para acessórios. Pode ser uma gaveta coberta de veludo ou qualquer outro tecido delicado que não estrague os itens. Separe os óculos, os relógios e as joias por tipo, dos mais simples aos mais sofisticados, e aqueles que podem ser usados ​​diariamente ou em festas.

Adicione mobília de apoio

Não adianta encher o closet de prateleiras. Um closet perfeito também possui espelho e móveis para que você possa se sentar, apoiar as roupas que estiver escolhendo e tornar o ambiente mais confortável. Coloque uma mesa central e um ou dois pufes, dependendo se o armário for único ou duplo. Esse móvel foi concebido para permitir que você se sente enquanto calce os sapatos ou até converse com alguém enquanto faz suas escolhas diárias.

Viu só como montar um closet não é tão difícil? Mesmo se você tiver um orçamento limitado, as opções são diversas — como os pallets citados inicialmente — e as dicas que citamos aqui se aplicam da mesma maneira. Por fim, uma última sugestão: mantenha seu closet sempre arrumado.

Mesmo que em um dia de festa ou com pressa você tire tudo do lugar e a sala pareça uma praça de guerra, devolva o mais rápido possível todos os itens ao local de origem, mantendo o armazenamento por cores, tecidos ou tipos de roupas, a depender da sua escolha.

Gostou das nossas dicas? Então, deixe um comentário abaixo nos contando sobre como seria o seu closet dos sonhos!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Dicas