Blog

como funciona a consultoria imobiliária

Sabe como funciona a consultoria imobiliária?

por URBS Imobiliária - Publicado em 20 de setembro de 2019
como funciona a consultoria imobiliária
Tempo de leitura 6 min

Ainda que a consultoria imobiliária tenha ligação com o trabalho do corretor de imóveis, essas atividades profissionais são duas coisas distintas e que precisam ser esclarecidas para quem aproveitar o máximo que se pode ter ao recorrer a uma imobiliária para ajudar na venda, compra ou aluguel de imóveis.

Por isso, entenda desde já que o consultor imobiliário é, geralmente, alguém da área jurídica, especializada na área de transação de imóveis e com ampla experiência nesse ramo.

Diferentemente do corretor, que necessita estar inscrito no Conselho Regional dos Corretos de Imóveis (CRECI), o consultor é graduado ou até mesmo pós-graduado, que regerá o serviço prestado pela imobiliária em um nível mais personalizado e detalhado, focado nas demandas do cliente.

Se quer entender mais a fundo como funciona a consultoria imobiliária, continue lendo e aprenda com as informações a seguir.

Como funciona a consultoria imobiliária e quais suas vantagens?

Geralmente, os serviços prestados por um corretor vinculado a uma imobiliária já são os suficientes para quem não tem exigências muito específicas em torno de um imóvel. Porém, para quem quer acertar e encontrar aquilo que realmente necessita, a consultoria imobiliária se torna um diferencial e tanto.

O motivo disso é que você terá um profissional dedicado a estudar o mercado para você, averiguar as melhores oportunidades de venda, compra e aluguel, trazer total segurança às negociações pelo know how que possui na área legal e fazer uma análise completa de quando é o momento de agir e realizar determinada transação que você vem cogitando.

Abaixo, vamos explorar, em detalhes, as principais vantagens envolvidas nisso. Confira!

Negociação sem complicações e erros contratuais

Ao contar com uma imobiliária, você evita cair em relações de confiança que podem decepcionar no final. Infelizmente, é isso o que pode acontecer quando se negocia diretamente com o vendedor ou comprador.

Profissionais treinados, formados e habilitados para trazer toda a segurança no momento de negociar e evitar erros contratuais trazem muito mais tranquilidade quando você está fazendo um investimento de alto custo como a compra ou venda de um imóvel. Mesmo o aluguel, se mal acordado, pode trazer muita dor de cabeça.

O consultor imobiliário, em seu processo de triagem, poderá até mesmo selecionar aqueles vendedores e compradores de maior confiança e que se encaixam no perfil do imóvel que você busca ou está vendendo. Isso agiliza ainda mais toda essa jornada, até a conclusão de uma negociação.

Vale lembrar que os honorários só são pagos no momento do pós-venda, o que significa que você não terá que desembolsar nada antes disso e ainda assim poderá contar com esse serviço de excelência. Um benefício e tanto, não é mesmo?

Segurança de rentabilidade

Quando se compra, vende ou aluga apenas guiado por intuição, a chance de erro é muito grande. O motivo disso é que finanças devem ser administradas de forma racional, pois não é necessariamente a empolgação por algo que fará isso dar certo, como pode acontecer em outras áreas da vida.

Conforme dissemos em outro ponto deste post, os consultores imobiliários são profissionais preparados para estudar o mercado e ter uma visão mais ampla sobre quando é o momento de investir a fim de acertar. Com uma relação mais personalizada com o cliente, consegue ser muito mais específico em suas ações e atender à demanda de forma eficiente.

Cumprimento das exigências legais

Em meio às diversas burocracias que fazem parte de uma transação imobiliária — e esse é certamente um dos principais motivos pelos quais você deve contar com especialistas da área — é muito fácil cair em situações adversas agindo por conta própria. O consultor imobiliário, por ser alguém da área jurídica e com grande know how sobre o mercado de imóveis, trará a certeza de que todas as exigências legais serão cumpridas.

Por exemplo, quando você conta com os serviços de uma imobiliária, existe um documento chamado Instrumento Particular de Contrato de Compra e Venda. É por meio dele que toda a mediação entre as partes será garantida por vias legais e a redação correta desse documento é essencial para que isso ocorra de forma segura para todos os envolvidos.

Interação entre as partes

Como o trabalho de um consultor, seja em que área for, é mais de coordenação do que de operação, esse profissional estará sempre em diálogo com os corretores, a fim de saber como anda o mercado e o tipo de imóvel que está buscando para um determinado cliente. Esse trabalho integrado gera resultados incríveis e esse é, certamente, um dos grandes diferenciais de se contar com um corretor imobiliário.

Além do mais, essa singularidade entre o que o corretor e o consultor fazem é que permite que cada um deles foque em funções específicas do serviço prestado ao cliente, fazendo com que os desdobramentos sejam muito mais significativos. Aproveite dessa facilidade que as imobiliárias oferecem para ir avançar em suas estratégias!

Divulgação em mídias especializadas e de forma estratégica

Você pode, sim, contar com divulgações mais genéricas de seus imóveis em sites imobiliários. Porém, o que o consultor imobiliário faz é elevar isso a um outro nível e agir de forma sábia e estratégica no meio online. A forma como ele faz isso é escolhendo os melhores sites, horários e dias para divulgar, além de redigir um texto que chamará a atenção no ambiente virtual. Cada detalhe conta e não é à toa que o marketing digital vem sendo tão falado nos últimos anos.

Isso só comprova mais uma vez que contar com esse profissional permite resultados que, agindo sozinho, dificilmente se atinge. Aproveite dessa facilidade que as imobiliárias oferecem para poder conquistar tudo o que você vem buscando no mercado de imóveis.

Agora que tem as informações certas, conte com a consultoria da URBS e esteja tranquilo ao ter os melhores profissionais do ramo prontos para atenderem à sua demanda e fazerem com que suas transações imobiliárias sejam um sucesso!

Se gostou de saber como funciona a consultoria imobiliária, aproveite para entender qual o papel do corretor de imóveis e assim ter ainda mais clareza sobre todo esse processo.


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Mercado e Investimentos