Blog

como faço para avaliar um imóvel

Como faço para avaliar um imóvel antes de comprar? Nós te ajudamos!

por URBS Imobiliária - Publicado em 09 de outubro de 2019
como faço para avaliar um imóvel
Tempo de leitura 6 min

Ao procurar uma nova residência para comprar, é comum se perguntar: afinal, como faço para avaliar um imóvel? Saber algumas técnicas e pontos a se considerar nessa hora é fundamental para definir um preço justo.

O valor de um imóvel varia de acordo com algumas características e é fundamental saber quando ele está em consonância com outros preços praticados no mercado para não fazer um mau negócio.

Como há várias dúvidas para definir o valor do imóvel, neste texto, mostraremos o que você deve considerar ao avaliar. Acompanhe e aprenda!

Localização

A localização é um dos primeiros pontos a serem avaliados em um imóvel, afinal, ela pode influenciar o valor de bens com características e tamanhos semelhantes. Aqui é importante conhecer a cidade, pois cada uma tem bairros mais visados e de alto padrão — que valorizam o imóvel — e aqueles mais populares, que tendem a ter casas e apartamentos com valores menores.

A distância entre a localização do imóvel e o centro da cidade, onde há mais comércio, também é um fator que modifica o valor do bem. Mas é necessário entender o que a família prefere, como um bairro mais afastado e tranquilo ou um local com mais facilidades e mais movimentado.

Em cidades maiores, o valor do imóvel pode variar mesmo dentro do mesmo bairro, pois existem ruas mais tranquilas e com áreas com melhor manutenção — com um metro quadrado mais caro — e outras mais movimentadas e com moradias mais baratas e populares.

Tamanho

Quando alguém quer saber como avaliar um imóvel, é comum pensar que, com relação ao tamanho, imóveis maiores sempre valerão mais do que os menores, correto? Apesar de ser um fator muito importante, lembre-se de que todos os pontos devem ser analisados em conjunto para ter uma boa avaliação do seu valor.

Portanto, o tamanho é um fator muito importante: veja a quantidade de cômodos, espaço interno de cada divisão, área total do terreno e como tudo está distribuído dentro da construção.

É importante comparar os imóveis, afinal, não há um padrão para a precificação, e anotar com detalhes como é cada um, a fim de ter uma ideia do valor médio em relação ao tamanho da construção.

Tipo de imóvel

Considere também os tipos: casa, apartamento, condomínio ou na planta. Essa diferenciação ajudará a encontrar um preço médio de mercado e a avaliar o custo-benefício da aquisição. Os apartamentos costumam ser mais baratos, porém, é preciso avaliar outros fatores para definir um valor ideal, pois aqueles com um tamanho maior e boa estrutura serão bem valorizados.

As casas têm um valor mais elevado, mas isso também dependerá do terreno e da localização, afinal, em bairros menos seguros, esses imóveis sofrem desvalorização por fornecerem menos segurança.

Os imóveis em condomínio são mais difíceis de avaliar, pois dependerá de como é a estrutura de todo o empreendimento e outros pontos que falaremos a seguir. Geralmente, eles são mais valorizados que as casas.

Já os imóveis na planta costumam ter um valor menor, porque o comprador terá que esperar todo o tempo de construção e finalização da obra para poder se mudar. Não se esqueça que é fundamental avaliar bem a construtora, para garantir que o imóvel será entregue de acordo com o memorial descritivo e no prazo correto.

Estrutura

A estrutura do bem é outro ponto importante para saber como fazer para avaliar um imóvel. Deve-se considerar algumas características de cada tipo de bem: apartamento, casa ou imóvel em condomínio.

Na casa, veja o tamanho do terreno, área para festas, se há churrasqueira, espaço para piscina e outras características que são importantes para os moradores.

Já no apartamento, você deve avaliar bem o tamanho, vagas de garagem e acessibilidade, quais são as áreas comuns e as facilidades que o próprio edifício oferece, como salão de festas, playground etc.

A casa em condomínio é uma boa opção para quem deseja segurança e privacidade. Veja se a diferença do valor para os outros imóveis é revertida para as facilidades que oferece. Você deve considerar a estrutura geral do condomínio, áreas de lazer, condições da manutenção e outros pontos importantes, como serviços especializados.

Qualidade dos acabamentos

É preciso considerar no momento de avaliar um imóvel algo que é bem visível para os moradores: a qualidade dos acabamentos. Cada um utilizará materiais específicos na construção e eles podem influenciar o valor total do bem, podendo desvalorizá-lo ou mesmo aumentar o seu preço.

O acabamento costuma ser um dos maiores custos da construção, por isso, para economizar dinheiro, muitas construtoras reduzem a qualidade dos materiais e diminuem o preço de venda. Fique atento aos pisos, azulejos, pedras, gesso, espelhos de tomada, portas e outros detalhes. Quando são utilizados materiais de qualidade e a manutenção está em dia, o imóvel costuma ser mais valorizado.

Conservação

A conservação do imóvel também é um fator muito importante ao fazer a avaliação do valor, tendo em vista que isso pode influenciar tanto os novos quanto os usados. Geralmente, os mais antigos precisam de reparos e custos com manutenção, mas lembre-se: isso não é uma regra. Existem propriedades novas que não foram bem cuidadas e precisarão de reformas.

Nessa hora, uma vistoria prévia com a ajuda de profissionais do ramo é muito importante para definir se serão necessárias reformas ou a troca de equipamentos, principalmente na parte elétrica e hidráulica.

Diferentemente do acabamento, ao analisar a conservação, os problemas não são tão visíveis. Por exemplo: a fiação e a instalação elétrica estarem inadequadas ou com problemas, pode haver vazamentos e infiltrações que comprometem toda a estrutura do imóvel etc.

Assim, para saber como fazer para avaliar um imóvel, você deve considerar todos esses pontos e compará-los com as opções de diferentes localidades. Não se esqueça de que é fundamental contar com uma imobiliária com experiência na região para fazer a avaliação correta de cada propriedade.

Este post ajudou você a avaliar um imóvel antes de comprar? Então, siga-nos nas redes sociais — estamos no Facebook e Instagram — para acompanhar todas as nossas atualizações!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Mercado e Investimentos