Blog

O que levar em consideração ao escolher uma imobiliária?

O que levar em consideração ao escolher uma imobiliária?

por URBS Imobiliária - Publicado em 07 de janeiro de 2019
O que levar em consideração ao escolher uma imobiliária?
Tempo de leitura 6 min

Assim como qualquer investimento, no mercado imobiliário qualquer decisão requer muita atenção para quem deseja expandir seu patrimônio com segurança e eficiência. Quando se pensa em escolher uma imobiliária, você está de frente a um dos principais fatores de influência no sucesso da sua aplicação de capital.

Esse fator está diretamente ligado à sensibilidade enfrentada pela construção civil nos últimos anos. Nesse contexto, a imobiliária atua diretamente na gestão dos seus investimentos, oferecendo suporte para tomada de decisões, além de intermediar o processo de venda do imóvel — no caso, processo que envolve você e o futuro proprietário. Mesmo com toda essa importância, nem sempre é fácil fazer a escolha certa.

Por isso, neste post, levantamos as principais práticas a serem consideradas por quem enfrenta esse momento. Se você é uma dessas pessoas, continue a leitura deste artigo feito especialmente para você!

O que é preciso para escolher uma imobiliária?

Durante a fase de estudos dos diferentes tipos de investimentos, percebemos o quão cauteloso é o mercado imobiliário. São inúmeros os fatores ligados ao sucesso e entre eles está a imobiliária em que você vai vender seu imóvel. Afinal, é ela quem ofertará seu produto para possíveis compradores.

Para não cair em mãos duvidosas, é preciso constatar aquela que mais satisfaça as suas demandas e auxiliará em todo suporte necessário da venda. Abaixo trouxemos as dicas que são primordiais para você alcançar excelentes resultados.

Verificar a reputação da imobiliária

Certamente você não vai pedir um lanche em um local mal avaliado, certo? O mesmo vale para imobiliárias. Devemos estar atentos ao seu histórico no mercado, com o intuito de evitar alguma dor de cabeça futura.

Isso deve ser feito de maneira detalhada, identificando quais problemas a empresa já enfrentou e qual é a frequência deles. Utilize a internet como aliada e procure em sites de avaliação os comentários sobre ela.

Verificar no Procon o número de reclamações também é fundamental. Além disso, o tempo de funcionamento também quer dizer muita coisa. Caso ela esteja em atividade a um longo tempo, pode ser que seja de alta qualidade no ramo em que atua.

Se identificar reclamações nesses sites, veja quantas das notificações foram respondidas e solucionadas. Quando esse tipo de empresa dá retorno ao seus consumidores, isso mostra como ela enxerga os feedbacks e se preocupa com o público.

Solicitar referências de clientes antigos

Todo tipo de informação é de alta relevância quando estamos estudando em quem confiar a venda do seu imóvel. Conversar com clientes, principalmente os mais antigos, pode ajudar consideravelmente. Se você tiver pré-disposição para ouvir diversas histórias, invista nessa pesquisa para conhecer sobre suas opções.

Quem já se relacionou com a imobiliária sabe dizer perfeitamente o que foi positivo e negativo — como problemas de relacionamento, falta de confiabilidade e até mesmo prejuízos financeiros.

Identificar o registro no CRECI

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Goiás (CRECI-GO) é o órgão que atua diretamente na fiscalização das atividades das imobiliárias e seus corretores.

Para identificar se todos envolvidos estão devidamente registrados, basta pesquisar pelo número de registro e avaliar a credibilidade deles. Nesse momento, pode-se estudar também as reclamações recebidas, denúncias no passado ou qualquer outro conflito judicial.

Conferir os imóveis oferecidos

Um dos principais motivos para recorrer às imobiliárias é o seu poder de alcance nas vendas. Para gerar esse resultado, é fundamental que ela tenha uma branda cartela de empreendimentos à venda. Se a quantidade de oferta for baixa e a empresa tiver um bom tempo de existência, é preciso ficar atento a ela.

Conhecer o escritório da imobiliária

Sabe a expressão “a primeira impressão é a que fica?” No mundo de investimentos imobiliários, ela faz muito sentido. O bom clima organizacional da empresa que você escolheu pode dizer muito sobre o processo que ela irá encarar para realizar a venda do seu imóvel.

Se o empreendimento for muito desorganizado, é melhor reconsiderar a escolha. Afinal, se ele não consegue cuidar do próprio local e vender seu “peixe”, o que dizer do restante? O atendimento, o profissionalismo e a comunicação estão entre os atributos a serem verificados na visita.

Avaliar os diferentes canais de atendimento

A comunicação deve ser feita em mão dupla, ou seja, da mesma forma que a imobiliária chega aos seus possíveis compradores, ela deve dar oportunidade para que eles tenham contato. Identifique, portanto, em quais canais de comunicação ela está atuando.

O mesmo vale para a comunicação presencial: se a recepção é calorosa, a conversa dos corretores é educada e cativante, isso mostra como os possíveis compradores do seu imóvel serão tratados.

Como a imobiliária faz a ponte jurídica entre você e o comprador, é muito importante analisar também a existência de um suporte jurídico para clientes e, caso exista, como ele feito.

Estudar o profissionalismo e transparência da imobiliária

Por fim e não menos importante, é preciso estar atento à transparência da empresa no mercado em que atua. O site da imobiliária é uma das principais formas de se obter tal informação. Se ele for claro e bem produzido, as informações sobre o imóvel serão de fácil acesso aos compradores. E caso possua conteúdo extra, principalmente de nutrição, quer dizer que ela se preocupa com o que é importante para o público-alvo.

No entanto, não somente a lista de casas ou apartamentos deverá constar na página, mas é preciso que haja informações sobre a própria imobiliária. Itens como missão, valores e objetivos têm muito a dizer sobre com quem estamos lidando.

Como você pode perceber, escolher uma imobiliária que ofereça todo suporte para maximizar o retorno do investimento feito está na lista dos itens que mais merecem a sua atenção. Qualquer escolha errônea pode levar a prejuízos que demandarão grande tempo para recuperar o valor perdido.

Então, compreendeu quais são os aspectos a serem avaliados na hora de escolher uma imobiliária? Ainda tem alguma dúvida? A URBS é uma imobiliária que atua há 42 anos no mercado imobiliário. Portanto, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo agora mesmo!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Dicas