Dicas

Como devo escolher o melhor bairro para morar?

novembro 20, 2018
Tempo de leitura 6 min

Decidir o lugar ideal para morar bem não é uma tarefa tão simples. Afinal, é preciso considerar uma série de aspectos, tais como a planta do imóvel, segurança, comodidade, custos e benefícios. Portanto, escolher o melhor bairro é um fator de extrema importância na tomada de decisão.

Isso porque o local onde as pessoas vivem impacta diretamente a qualidade de vida. Por esse motivo, separamos os principais pontos que devem ser observados para que você escolha a melhor região para viver. Acompanhe!

Observe a infraestrutura

É preciso analisar bem toda a infraestrutura do bairro para fazer uma boa escolha. Assim, observe as características da iluminação pública, vias de acesso, calçamento, sistema de recolhimento de lixo, saneamento e abastecimento de água. Ainda, procure saber se há problemas de alagamento em períodos de chuva intensa e se consegue chegar facilmente a outros pontos da cidade.

O transporte público deve ser eficiente na região mesmo que você tenha carro próprio. Isso porque outras pessoas podem depender dele, como prestadores de serviços, empregados domésticos, visitantes, outros membros da família etc. Além disso, informe-se sobre os atendimentos de serviços como internet, telefonia e TV a cabo porque algumas empresas têm limitações territoriais.

Prefira um bairro autossuficiente

O melhor bairro para morar deve ser autossuficiente. Ou seja, deve oferecer serviços a um passo de sua casa. Então, ao procurar um novo lugar para morar, avalie se há supermercados, farmácias, padarias, restaurantes, academias e outros pontos comerciais nas redondezas. Afinal, ter que se deslocar a grandes distâncias sempre que precisar de algo simples é um grande transtorno, não é mesmo?

Então, pense no que você precisa, quais são suas necessidades e o que traria mais comodidade à sua vida. Considere a proximidade com seu local de trabalho ou estudos e lugares que você costuma ou gostaria de frequentar. Além disso, um bairro autossuficiente é bastante valorizado. Sendo assim, é uma excelente opção tanto para morar quanto para investir em imóveis.

Conheça bem a vizinhança

A vizinhança também é um aspecto importante a ser observado na hora de escolher o melhor bairro para viver. Do mesmo modo que bons vizinhos tornam a região um lugar agradável para morar, os ruins podem causar transtornos insustentáveis no dia a dia.

Mas leve em consideração também os trabalhadores e clientes dos estabelecimentos comerciais que ficam na área. Alguns ambientes como fábricas, bares ou casas noturnas tendem a gerar bastante barulho e movimentação. Por esse motivo, não são considerados bons locais para quem prefere tranquilidade.

Repare na conservação dos imóveis

O conjunto das edificações de um bairro define a qualidade de vida no local e diz muito a respeito dos moradores. Também, as construções malconservadas valem menos que as que são bem cuidadas. Dessa forma, a região fica menos valorizada e, como consequência, não há tanto investimento no lugar.

Isso porque empreendedores dão preferência aos melhores lugares para abrigar suas companhias. O mesmo ocorre com quem deseja alugar ou comprar um imóvel. Ainda, vale ressaltar que a conservação dos edifícios reflete na infraestrutura da região. Além disso, terrenos baldios com entulhos, obras e prédios abandonados comprometem também a segurança do bairro e de seus moradores.

Preze pela segurança

Atualmente, devido ao aumento da violência, a segurança se tornou um fator que deve ser considerado como imprescindível. Além da iluminação pública, procure saber se há policiamento na região e câmeras de segurança públicas e privadas. Quanto mais itens de segurança, melhor será o bairro.

Pesquise sobre o índice de criminalidade na região, existência de delegacias e associações de moradores. Essas informações podem ser conseguidas na internet e também com os moradores. Com base nesses dados será possível saber se o local oferece a segurança que você deseja.

Pense a longo prazo

Mudar-se para outro bairro deve ser pensado como um investimento também a médio e longo prazo. Por esse motivo, deve-se atentar em como a região deve se desenvolver nos próximos anos. Sendo assim, dê preferência às regiões com comunidades organizadas de moradores, tendência de valorização dos imóveis, comércio em expansão e projetos de melhorias na infraestrutura.

Ainda, é fundamental refletir sobre quais serão suas prioridades no futuro e ponderar se o local corresponderá às expectativas. Logo, pense se o local é ideal para, por exemplo, constituir família, fazer novos cursos superiores, empreendedorismo local e pontos de lazer para o dia a dia.

Não se esqueça do lazer e da sua vida social

Todo mundo merece e deseja ter bons momentos de lazer, descanso e também cultura, concorda? Por isso, procure por bairros que tenham proximidade ou facilidade de acesso a parques, museus, teatros, cinemas, clubes, shoppings ou outros locais onde você gosta de passar horas agradáveis, fazer passeios sozinho e acompanhado.

Muitas pessoas gostariam de frequentar mais vezes lugares assim. No entanto, devido à grande distância ou dificuldade de acesso, desistem da ida e, assim, perdem oportunidades incríveis.

Faça visitas ao local em horários alternados

As características de um bairro mudam muito durante o dia ou a noite e, até mesmo, durante a semana ou em finais de semana. Por isso, visite o local em diferentes dias e horários. Assim, será possível analisar melhor como é o movimento, a iluminação, o trânsito e outros quesitos essenciais.

Ao observar o ambiente em diferentes circunstâncias pode-se ter certeza se corresponde às expectativas. Isso evitará surpresas desagradáveis e arrependimentos tardios sobre a escolha do lugar.

Conte com uma boa imobiliária

Mesmo seguindo as dicas acima, pode não ser tão simples encontrar o melhor lugar para viver. Principalmente se a intenção é mudar de bairro ou até de cidade. Nesses casos, o ideal é contar com uma boa imobiliária. Esclareça aos profissionais quais são suas prioridades, necessidades e desejos.

Assim, o corretor indicará opções que estejam de acordo com o seu perfil e com o que procura. Aliás, por ser uma escolha importante e que não é simples de voltar atrás, é fundamental contar com toda a ajuda possível, principalmente de quem tem conhecimento de mercado.

É preciso analisar em detalhes os diversos pontos que envolvem a escolha do melhor bairro para morar. Por isso, é importante não ter pressa e averiguar cada detalhe para que não restem dúvidas. Afinal, o lugar precisa ser o ideal para que você tenha uma boa qualidade de vida e para que possa desfrutar de momentos bastante agradáveis.

Se você gostou deste post e quer saber mais sobre o assunto, assine nossa newsletter. Desse modo, você receberá as melhores publicações sobre o tema direto em sua caixa de entrada!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/blogurbscom/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743