Arquitetura e Decoração

Como decorar um apartamento alugado? Confira nossas 5 dicas

abril 15, 2019
como decorar um apartamento alugado
Tempo de leitura 6 min

Morar em um apartamento alugado garante muitas vantagens, como a flexibilidade de poder mudar devido às suas atuais necessidades, além de um menor custo com o imóvel — gastos com manutenção da propriedade, por exemplo. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, especialmente quando se trata de adaptar o imóvel e decorá-lo de acordo com o seu perfil.

É preciso entender quais são as regras do condomínio, bem como as questões estruturais do prédio. Em alguns locais, existe a proibição quanto a diversas intervenções, como quebra de paredes, pintura, troca de azulejo, entre outras questões que limitam a adaptação de um novo lar.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você fique por dentro de 5 dicas práticas de como decorar um apartamento alugado. Ficou com curiosidade? Continue a leitura e se inspire!

1. Utilize pisos vinílicos

Os pisos vinílicos são de fácil instalação. Geralmente, vêm em placas, réguas ou mantas, sendo ideais para quem deseja uma reforma rápida, sem estresse e muita poeira. Entre as suas vantagens, a conservação da temperatura do ambiente pode se destacar como uma das principais. Além disso, o seu material contribui para que ele “abafe” os ruídos no andar de baixo: se o vizinho for aquele mais irritado, você não terá esse problema!

As estampas são as mais diversas possíveis, então você poderá escolher aquela que mais tiver “a sua cara”, seja a colorida, seja a mais discreta. Se você já tiver todos os móveis, é possível ainda escolher por aquele acabamento que vai combinar com a decoração já existente.

Por fim, esse tipo de piso é à base de um material antialérgico e bem resistente às manchas. Se você for daqueles mais adeptos a uma faxina de deixar tudo brilhando, basta utilizar tecido com água e sabão neutro.

2. Opte por papel de parede

O papel de parede é uma outra opção simples e que vai dar uma vida a mais para a sua decoração, sem mexer necessariamente na estrutura do apartamento. Mas é preciso saber fazer a escolha certa para que você consiga aliar algo esteticamente bonito e que combine com os seus itens.

Para isso, o ideal é não economizar na qualidade, tudo bem? Faça uma pesquisa sobre os melhores produtos existentes no mercado. Assim, as chances de o revestimento “enrugar” e não ficar com a aparência pretendida são pequenas. Optar por um material que não seja assim tão bom pode ocasionar, ainda, desgaste da parede no momento da retirada. Isso pode gerar um prejuízo financeiro, pois a responsabilidade de consertar os estragos da locação é do inquilino.

Escolha por aquela estampa que vai dar ao ambiente o clima pretendido. No quarto, por exemplo, o ideal é que seja de conforto e aconchego, para que você possa descansar depois de um dia corrido. A sala permite algo mais alegre, mas que combine com as cores já existentes.

3. Personalize o azulejo

Você adorou todo o apartamento, mas o azulejo não foi bem aquilo que sempre desejou? Em imóveis alugados, isso é mais comum do que se imagina! No entanto, o que pouca gente sabe é que existe a possibilidade de estampar também os azulejos. É como se fosse um “papel de parede” para a cozinha ou o banheiro, em que você aplica aquele modelo que mais combina com a decoração do apartamento.

É preciso observar a escolha do material. Não pode ser um papel de parede comum, pois os revestimentos para azulejos precisam ser resistentes à umidade.

4. Utilize a parede lousa

Se o seu condomínio permitir a pintura em alguns ambientes, a parede lousa é uma ótima alternativa para você deixar o local estiloso e de acordo com as tendências. Mas se não for permitido que mexa nas cores, não se preocupe! Existe uma solução que vai deixar seus cômodos com a mesma aparência de uma lousa.

Em apartamentos com regras mais específicas, é possível optar pelo papel contact. É um método rápido, prático e que não vai fazer nenhuma sujeira em seu lar. Basta ter as medidas do local desejado e comprar o material de acordo com esses valores. Para instalar, é preciso passar um pano úmido e começar de cima para baixo. Com o objetivo de evitar o surgimento de bolhas, é necessário passar o pano úmido à medida em que se aplica o material.

Se você não tiver experiência com essas aplicações e as regras permitirem a pintura — lembre-se de que, ao final do contrato, o inquilino precisa deixar o apartamento da mesma forma que o encontrou —, existem tintas específicas para isso. É preciso que sejam escolhidas as foscas, que apresentam tonalidades mais escuras. Assim, há a chance de o giz aparecer.

5. Utilize nichos e prateleiras

Sabe aqueles materiais de decoração que você tem e não sabe onde colocá-los? Os nichos e prateleiras são as melhores alternativas! Darão um charme e tanto para o ambiente, além de serem bastante funcionais, uma vez que deixarão todo o cômodo mais organizado.

Uma dica para que fique personalizado e com muito estilo, é utilizar esse tipo de objeto em diferentes acabamentos. É possível colocar, em sua parede, aqueles feitos de mármore ao lado dos elaborados com madeira. Essa técnica permite que a sua sala, por exemplo, tenha equilíbrio e fique agradável esteticamente.

Além disso, nichos e prateleiras não precisam necessariamente ser utilizados como suporte para um objeto que você já tem e não sabe onde guardá-lo. É possível comprar vasos e outras composições de decoração que vão destacar o seu cômodo. Para isso, aposte também nos adornos que combinem com as suas escolhas.

Tudo isso contribui para que o espaço fique menos monótono, com mais personalidade, sem deixar de lado uma decoração completamente atual e que tenha seu perfil.

Neste conteúdo, você pôde entender como decorar um apartamento alugado de maneira prática, eficiente e, na maioria das vezes, sem necessitar de obras. Com as regras impostas por proprietários e condomínios, é preciso cada vez mais pensar em soluções criativas que deixarão o seu apartamento de acordo com aquilo que sempre desejou.

Gostou deste conteúdo e quer aprofundar seus conhecimentos sobre as cores que estarão em alta para o ano de 2019? Continue no blog e se inspire com as nossas dicas para este ano! Assim, você conseguirá escolher o material desejado sem sair de moda.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário