Blog

colocar imóvel para alugar na imobiliária

8 vantagens de colocar imóvel para alugar na imobiliária!

por URBS Imobiliária - Publicado em 16 de setembro de 2019
colocar imóvel para alugar na imobiliária
Tempo de leitura 6 min

O investimento em imóveis é uma excelente forma de ter mais rentabilidade. No entanto, tratar a locação diretamente com o inquilino traz uma série de riscos, como a não garantia de recebimento e o não pagamento de impostos e taxas de condomínio. Por esse motivo, colocar imóvel para alugar na imobiliária é a melhor alternativa.

Quando uma empresa especializada faz a intermediação do negócio, você tanto poupa tempo e trabalho como tem mais comodidade e segurança para o recebimento dos aluguéis e para a manutenção do seu imóvel. Então, neste post, listamos as principais vantagens de contar com o apoio e os serviços de uma imobiliária. Acompanhe!

1. Conhecimento de mercado

Os corretores têm experiência e conhecimento do mercado imobiliário. Logo, são capazes de analisar todas as características de uma propriedade para determinarem com isenção o valor real do imóvel e o preço adequado para a locação.

Cobrar um preço muito acima da média faz com que seja difícil encontrar um inquilino. Por sua vez, cobrar a menos prejudica a rentabilidade do proprietário, que poderia lucrar mais com o valor adequado da locação.

As imobiliárias são obrigadas, por lei, a fornecerem todas as informações solicitadas pelo cliente. Desse modo, há mais segurança na transação.

2. Elaboração de um contrato sem falhas

O setor imobiliário tem uma legislação bastante específica e pode parecer complexa para quem não tem familiaridade com o assunto. É preciso que o contrato contenha informações essenciais para evitar possíveis conflitos entre locador e locatário, tais como: valor mensal, reajustes aplicados, pagamento de tributos, sanções em caso de impedimento, entre outros.

Assim, muitas imobiliárias contam com um setor jurídico responsável por elaborar um contrato. Isso assegura a validade do documento perante a lei, e o respaldo, caso seja necessário. Além de esclarecer quais os direitos e deveres de cada parte, também garante que eles sejam atendidos.

3. Mais facilidade para alugar

A divulgação é a chave para encontrar pessoas interessadas em sua propriedade. Ao colocar imóvel para alugar na imobiliária, a empresa se encarrega dessa parte. Ela publica o espaço em sites específicos, com fotos apropriadas e com toda a descrição necessária para conquistar inquilinos.

Os profissionais do setor têm um grande diferencial, que é o conhecimento técnico da divulgação. Ainda, recorrem a diversos tipos de anúncio, tanto online quanto offline. Ao utilizar estratégias eficientes de propaganda, há maior visibilidade e maior alcance para o público.

4. Certeza do recebimento

Um dos grandes riscos que uma pessoa corre quando disponibiliza um imóvel para locação é a inadimplência. Ninguém deseja ter prejuízo em transações que devem servir como investimento lucrativo, não é mesmo? Por isso, a Lei do Inquilinato prevê diversas formas de garantias locatícias.

Vale lembrar que é preciso escolher somente um dos tipos para constar no contrato de locação. Conheça as opções:

  • depósito caução;
  • seguro fiança;
  • fiador;
  • carta de fiança;
  • título de capitalização.

O principal objetivo dessa proteção é garantir ao proprietário que ele receberá os valores dos aluguéis corretamente. Para o inquilino, serve para provar que ele tem condições financeiras de arcar com o compromisso assumido. Ou seja, garante a transparência e a obediência ao contrato para ambas as partes.

5. Prevenção contra ações judiciais

Caso o inquilino não arque com o pagamento de taxas condominiais ou IPTU, será cobrado do proprietário. Muitas vezes, uma ação judicial é movida para isso.

Ao contar com os serviços de uma imobiliária, esses valores são cobrados por meio de boletos e a empresa se encarrega do pagamento. Isto é, as despesas são cobradas pela imobiliária, que retém o carnê e cobra junto com o aluguel.

Dessa maneira, evita-se não apenas esse tipo de inadimplência, mas também eventuais ações na justiça e todos os transtornos gerados em sua decorrência.

6. Realização de vistorias

Vistoriar um imóvel antes da entrega das chaves para o inquilino e após sua saída é uma tarefa extremamente importante, capaz de prevenir prejuízos e sérios problemas. Logo, deixar tal responsabilidade por conta de profissionais habilitados é muito mais conveniente e seguro.

Esse procedimento certifica e registra em contrato as condições dos bens que compõem o imóvel, como pisos, revestimentos, portas, janelas, instalações hidráulica e elétrica etc.. Assim, ao final do contrato, será possível verificar se o imóvel se encontra nas mesmas condições em que foi entregue.

Esse é um meio de assegurar que seu imóvel estará conservado ou, caso contrário, que seja entregue a você da mesma forma como foi disponibilizado ao locatário.

7. Facilidade no pagamento

O pagamento mensal do aluguel é uma das partes que mais gera conflitos e desgastes entre locador e inquilino. Por vezes, há problemas com relação à data para que isso seja feito. Ou, ainda, o locatário não encontra o proprietário para realizar a prestação devida.

Contudo, uma imobiliária oferece mais facilidade de pagamento ao inquilino. Ao administrar seu bem, ela oferece diversas formas de pagamento ao locatário, recebe o valor, faz o repasse a você, cobra e busca acordos em casos de inadimplência. A empresa também acompanha o pagamento dos encargos relacionados à locação.

8. Mais economia

Há quem pense que terá mais despesas se colocar imóvel para alugar na imobiliária. No entanto, como vimos, trata-se de uma transação que envolve uma série de detalhes. Qualquer erro no contrato pode gerar grandes prejuízos. Ações judiciais, não pagamento do aluguel, danos no imóvel, impostos, taxas e encargos são apenas alguns dos possíveis problemas de optar por alugar seu imóvel diretamente para o inquilino.

Já se convenceu de que colocar imóvel para alugar na imobiliária é o melhor a fazer? Pois agora é o momento de procurar uma que seja de confiança para ter um processo seguro. Nesse sentido, é fundamental verificar pontos como o registro no CRECI, a reputação da empresa e as referências. Nós da URBS Imobiliária atendemos aos requisitos e podemos ajudar você com profissionalismo, capacidade e eficiência para administrar seu imóvel e fazer sua rentabilidade aumentar.

Quer entender melhor como obter mais lucros com investimento imobiliário? Então, aproveite a visita ao blog e aprenda como fazer a gestão de aluguéis para gerar lucratividade.


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Mercado e Investimentos