Dicas

Casa ou apartamento: qual dos dois escolher para viver bem?

novembro 30, 2018
Tempo de leitura 6 min

É comum que o processo de alugar ou comprar um imóvel gere muitas dúvidas. Afinal de contas, são vários fatores para analisar de acordo com o perfil e as necessidades da família. A boa notícia é que o mercado conta com empreendimentos de todos os tipos, o que amplia possibilidades, garante decisões certeiras e evita arrependimentos.

Os questionamentos mais recorrentes entre as pessoas têm relação com a escolha de casa ou apartamento. Se você também não sabe qual é o modelo ideal, fique conosco. Vamos apresentar os prós e contras de cada opção para orientar a procura pela moradia perfeita. Aproveite!

Quais são as principais características das casas?

Grande ou pequena, nova ou antiga, térrea ou sobrado: existem vários modelos de casas para escolher. Mas será que você conhece os pontos positivos e negativos que podem orientar esse processo? Fique de olho nas próximas características e saiba o que encontrará nesse tipo de construção.

Liberdade maior

Um dos grandes pontos a favor está na independência desse tipo de imóvel. Tal condição traz mais liberdade para adequar os espaços internos e externos às preferências dos moradores. Como não tem conexão com outras propriedades, a casa pode ser personalizada a partir de reformas pontuais, ampliações de cômodos e até mesmo adição de novos ambientes, sem problemas.

Mais privacidade

Esse é outro ponto valorizado por pessoas que não querem lidar com a intromissão de vizinhos a todo momento. A privacidade aumenta pelo fato de os ambientes das casas ficarem a uma distância relativamente grande das propriedades mais próximas.

Dessa forma, é possível desfrutar de dias mais tranquilos, longe do barulho gerado em outras construções. Além disso, a família não precisa se preocupar se estará incomodando os vizinhos durante um encontro de amigos, por exemplo.

Áreas amplas

Mesmo que pequenas, as casas costumam ter áreas internas e externas mais amplas quando comparadas aos apartamentos. Isso é um diferencial para quem prioriza ambientes mais aconchegantes para garantir conforto e receber bem.

Muitas casas também trazem mais espaço na garagem e contam com os tradicionais quintais abertos. São locais privados onde os proprietários podem cultivar plantas (hortaliças ou espécies ornamentais), instalar mobiliário e equipamentos, além de criar animais de estimação.

Menos segurança

Segurança é um dos principais fatores avaliados na escolha entre casa ou apartamento. Ela tende a ser menor em construções individuais justamente pelo fato de manter os moradores próximos das áreas externas e, portanto, mais suscetíveis à ação de pessoas mal-intencionadas. Além disso, é preciso considerar que os gastos com recursos e sistemas para manter uma casa segura são altos.

Custo com manutenção

Uma casa exige cuidados especiais ao longo de sua vida útil para que garanta ótimas condições de habitação aos moradores. Os trabalhos necessários para fazer reparos e limpar áreas variam conforme a configuração, tamanho e espaços disponíveis na propriedade. De tempos em tempos é preciso contratar serviços de profissionais especializados e isso gera custos.

Quais são as principais características dos apartamentos?

Comuns tanto em cidades do interior quanto em grandes metrópoles, os apartamentos vêm ganhando a atenção de famílias com diferentes perfis. Assim como as casas, também têm vantagens e desvantagens que podem fazer a diferença na escolha da moradia. Veja o que esse tipo de empreendimento oferece.

Mais praticidade

Os projetos de edifícios verticais costumam ser pensados para abrigar o máximo de unidades sem comprometer a funcionalidade. O resultado aparece na forma de residências com plantas simples e otimizadas.

Mesmo em modelos com ambientes compactos, é possível desfrutar de mais praticidade no próprio lar. Apartamentos são fáceis de limpar e os cuidados com as áreas de uso comum costumam ficar sob responsabilidade de uma equipe profissional.

Segurança reforçada

Todas as unidades residenciais em apartamentos ficam protegidas dentro de um grande edifício, o que dificulta o acesso às ruas. Esse tipo de empreendimento também costuma ter um quadro de funcionários para realizar serviços exclusivos de proteção ao patrimônio. Nesse caso, os custos relacionados a trabalhos de vigilância e manutenção de sistemas são divididos entre os moradores do prédio.

Lazer variado

Comuns em prédios mais modernos e condomínios de luxo, as áreas de lazer se tornam grandes diferenciais para as famílias que vivem em apartamentos. É possível encontrar vários empreendimentos equipados com quadras poliesportivas, academia, piscina, sauna, área gourmet, playground e espaços verdes.

Ter lazer à disposição no próprio edifício traz comodidade e permite reduzir custos com deslocamentos até parques, praças, shoppings e outros estabelecimentos que oferecem opções de diversão e entretenimento.

Ruídos da vizinhança

Um aspecto negativo de morar em apartamento está no fato de precisar conviver com o barulho das pessoas que moram nas unidades localizadas ao lado, acima ou abaixo da residência. Ruídos de vários tipos se tornam inevitáveis, afinal de contas, as moradias são separadas apenas por paredes e ficam muito próximas.

Normas de condomínio

Compartilhar ambientes e seguir normas faz parte da rotina de quem mora em apartamento. Porém, esse modo de viver não costuma ser fácil para algumas pessoas, especialmente quando há vizinhos que não cumprem as regras definidas pelo condomínio. Em todo caso, é preciso paciência para respeitar as decisões do conjunto de moradores, já que o interesse do todo virá sempre em primeiro lugar.

É melhor morar em casa ou apartamento?

A resposta para essa pergunta é fácil e depende do seu interesse. Portanto, reflita sobre os prós e contras que listamos para encontrar o tipo de moradia que realmente atende suas expectativas. Se possível, converse com toda a família para definir prioridades e itens que podem ser deixados de lado.

Após a decisão, é crucial entrar em contato com uma imobiliária de confiança. Dessa forma, terá o apoio de uma equipe de profissionais capacitados para ouvir seus pedidos e apontar imóveis que se encaixam naquilo que procura.

Viu só como é possível morar bem em casa ou apartamento? Agora ficou fácil escolher um modelo que tem a ver com o seu perfil e que será capaz de atender as necessidades mais urgentes.

Se gostou deste artigo, assine a nossa newsletter! Temos várias publicações para enviar a você e que podem auxiliar em processos decisivos que envolvam importantes investimentos.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/blogurbscom/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743